SóProvas


ID
780193
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da legislação, dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue o item a seguir.

Os documentos de arquivo são produzidos e(ou) recebidos para o atendimento de objetivos culturais e históricos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado

    Ø      Arquivo é o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas atividades, arquivados e conservados por si e seus sucessores para efeitos futuros. (Solon Buck – Arquivista norte-americano).
  • ERRADO 

    OS DOCTºS DE ARQUIVO NÃO SÃO PRODUZIDOS PARA O ATENDIMENTO DE OBJETIVOS CULTURAIS E HISTÓRICOS , VISTO QUE TODO DOCUMENTO PASSA PELA FASE CORRENTE ANTES DE SE TORNAR SÍMBOLO CULTURAL OU DOCTº HISTÓRICO .

    VIRAR CULTURAL OU HISTÓRICO É CONSEQUÊNCIA E NÃO FINALIDADE !

  • Errado
    É comum encontrar um grande número de questões que tentam confundir o candidato afirmando que acervo arquivístico, bibliográfico e museológico sejam basicamente a mesma coisa, o que é errado, veja o que é comum e diferente entre estes.    
              OBJETIVOS COMUNS
    Guardar documentos
    Preservar documentos
    Dar acesso aos documentos 
              BIBLIOTECA E MUSEU
    OBJETIVOS: Objetivos culturais.
    ORIGEM: Provém de várias fontes (colecionadores, doações, compra), existem vários exemplares, unidades isoladas.
    AVALIAR: Caráter revogável, questão de conveniência e não de preservação.
    CLASSIFICAR: Métodos determinados previamente.
    DESCRIÇÃO: Unidades discriminadas.
               ARQUIVO
    OBJETIVOS: Objetivos funcionais.
    ORIGEM: Provém somente das atividades públicas ou privadas.
    AVALIAR: Há um número de cópias restritas, conjunto (refere-se a uma atividade), caráter irrevogável, normalmente encontram-se em uma única via.
    CLASSIFICAR: Métodos variáveis de acordo com o órgão.
    DESCRIÇÃO: Conjunto de documentos.     

    Deus nos ilumine...
  • Errada - Documentos de arquivo são produzidos e recebidos para atender um fim funcional/administrativo ou jurídico, enquanto os documentos de bibliotecas têm como objetivo um fim cultural ou histórico.
    1. A biblioteca é órgão colecionador (reúne artificialmente o material que vai surgindo e interessando à sua especialidade), em cujo acervo as unidades estão reunidas pelo conteúdo (assunto); que os objetivos dessa coleção são culturais, técnicos e científicos; e que seus fornecedores são múltiplos.
    Biblioteca: Objetivo – instruir e educar.

    O arquivo é receptor (recolhe naturalmente o que produz a administração pública ou privada à qual serve) e em seu acervo os conjuntos documentais estão reunidos segundo sua origem (princípio da proveniência) e função, isto é, suas divisões correspondem ao organograma da respectiva administração; que os objetivos primários do arquivo são jurídicos, funcionais e administrativos (podemos incluir legais, também) e que os fins secundários serão culturais e de pesquisa histórica, quando estiver ultrapassado o prazo de validade jurídica dos documentos (ou seja, quando cessarem as razões para que foram criados); e que a fonte geradora é única, ou seja, é a administração ou é a pessoa à qual o arquivo é ligado.

    Arquivo: Objetivo – provar e testemunhar.
  • Função do Arquivo:disponibilizar o acesso à informação;
     
    Finalidade:primeira finalidade é administrativa(servir à administração no apoio à tomada de decisão e garantia de direitos e deveres;segunda finalidade é histórica(servir de base para o conhecimento da história).





    Professora Daliane Silvério/Grupo Impacto


  • Um documento nunca é produzido com finalidade histórica (valor secundário). Ele é produzido para suprir/atender alguma finalidade administrativa (valor primário), e só depois de ter cumprido essa missão administrativa pode (não é sempre) adquirir, por alguma razão, valor secundário e nesse caso será definitivamente arquivado.
  • A biblioteca conserva documentos com finalidades educativas e culturais
  • A biblioteca é a onde os documentos são conservados para fins culturais e históricos, como também é um orgão colecionador e seu público é formado pelo pesquisador, estudantes e o cidadão comum, possuindo por tanto, um maior número de consulentes, com os mas variados perfís.

     

    OBJETIVO: INSTRUIR, EDUCAR;

    PROCESSAMENTO TÉCNICO: TOMBAMENTO, CLASSSIFICAÇÃO, CATALOGAÇÃO.

  • Os documentos de arquivo são produzidos ou recebidos como consequência natural de atividades administrativas, com objetivos funcionais e administrativos.

    Os documentos recebidos com objetivos culturais, educativos, históricos e informativos são os de bibliotecas e museus. Há de se considerar que existem documentos históricos nos arquivos, contudo eles não foram produzidos com esta finalidade, mas se tornaram importantes considerando as circunstâncias de sua produção.

    Portanto o item está incorreto.
  • Os documentos de arquivo são produzidos e(ou) recebidos para o atendimento de objetivos administrativos.
     

  • Objetivos culturais não.

  • Arquivo consiste no conjunto de documentos produzidos e recebidos, por instituições públicas, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos. (Lei 8.159 de 1991, art. 2º.).

  • O ARQUIVO guarda documentos com finalidades funcionais, em que os documentos são acumulados de forma orgânica e natural. Sua função é testemunhar, provar; e, seu principal público são os administradores.

    A BIBLIOTECA conserva documentos com finalidades educativas e culturais, em que seus documentos são colecionados e seu público é formado por pesquisadores, estudantes e cidadãos comuns. Sua função é instruir, educar.

    Fonte: Ponto dos Concursos; Professor Mayko Gomes