SóProvas


ID
780370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca de noções de administração pública, julgue os itens a seguir.

A estrutura funcional é a mais adequada para uma organização pública que tenha um quadro de profissionais com pouca especialização na área técnica e grande variedade de produtos ou serviços.

Alternativas
Comentários
  • “A organização funcional é o tipo de estrutura organizacional que aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções.”

    Fonte: Introdução à Teoria Geral da Administração
    Autor: Idalberto Chiavenato
  • ITEM ERRADO
    A estrutura funcional foca a especialização. Um quadro com poucas pessoas especializadas não é um ambiente propício a esse tipo de estrutura.

    A estrutura funcional é um tipo de estrutura organizacional em que o critério utilizado na departamentalização é o da divisão por funções ou áreas do conhecimento como sejam (função financeira, aprovisionamentos, comercial e marketing, recursos humanos, produção, etc.). Esta forma de estrutura apresenta como principais vantagens o facto de proporcionar  a especialização dos trabalhadores por áreas do conhecimento, além de permitir a fixação de padrões de desempenho e facilitar o recrutamento, a selecção e a formação de novos trabalhadores. Quanto às desvantagens, este tipo de estrutura continua, tal como na estrutura hierárquica simples, a apresentar alguma rigidez estrutural e excessiva dependência do topo da hierarquia.


    http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/estrutura_funcional.htm
  • Representa o tipo oposto à estrutura linear. Em vez de basear-se na autoridade linear, única e exclusiva, a estrutura funcional baseia-se na autoridade do especialista que tem o conhecimento técnico, mas não o comando e a decisão. Não há unidade de comando. Cada chefe se dedica a uma especialidade e cada pessoa pode subordinar-se simultaneamente a vários chefes, dentro da especialidade de cada um.
    Este tipo de estrutura é o mais comum nas organizações e é a mais indicada em casos de estabilidade e de poucas mudanças, que requeiram desempenho continuado em que as atividades das áreas sejam bastante repetitivas e especializadas onde permaneçam inalterados por longo tempo.
  • ITEM ERRADO

    É a estrutura divisional que é a mais adequada para uma organização pública que tenha um quadro de profissionais com pouca especialização na área técnica e grande variedade de produtos ou serviços.
    A estrutura funcional é recomendada por especialização por funções, para um quadro de profissionais com muita espescialização técnica
    .
  • A mais indicada nessa situação seria a estrutura linear.

    Estrutura Linear: autoridade unica, centralização da decisão, formato piramidal e comunicação formal linear. Indicada para pequenas empresas e sutuações estáveis.
    Estrutura Funcional: autoridade diluida, comunicação direta, descentralização, variedade de comando.

  • QUESTÃO ERRADA.

    ESTRUTURA DIVISIONAL (ESTRUTURA FUNCIONAL POR PRODUTO OU SERVIÇO)

    É a organização que cria departamentos que são formados por um agrupamento de divisões separadas que são auto-suficientes para produzir um produto ou serviço ou parte dele, de acordo com os resultados organizacionais.

    A estrutura divisional é a mais indicada em organizações que produzem diferentes produtos ou serviços para diferentes mercados e clientes, pois cada divisão focaliza um mercado ou cliente independente.

  • diferente da estrutura funcional que busca a especialização continuamente, as estruturas Linear e Divisional têm uma grande desvantagem que é a falta de incentivo ou preocupação com especialização.
  • Departamentalização Funcional

    Para ambientes estáveis(pouco flexível);

    Agrupa especialistas sob uma chefia comum;

    Permite economia de escala;

    Reduz cooperação interdepartamental;

    Foca nas especialidades em detrimento dos objetivos globais da organização.

  • Na verdade a estrutura funcional é mais adequada para um quadro de profissionais com maior especialização na área técnica. Tal fato se mostra nas organizações onde, por exemplo, os diretores de departamentos possuem especialização, MBA, pós-graduação, que os habilitam a exercer funções técnicas como encarregado do setor financeiro que busca especialização na área de finanças e assim por diante.

    Gabarito Errado.


  • ERRADA!


    Na estrutura Funcional, a necessidade básica é a especialização.

    Esse fator já derruba a questão.



    "Lute diariamente contra a preguiça, não deixe que ela obstrua seus estudos"

  • A estrutura funcional é a mais adequada para uma organização pública que tenha um quadro de profissionais com pouca especialização na área técnica e grande variedade de produtos ou serviços. (ERRADO)

     

    A estrutura funcional é a mais adequada para uma organização pública que tenha um quadro de profissionais ESPECIALIZADOS na área técnica e grande variedade de produtos ou serviços. (CORRETO)

     

    É o tipo de estrutura que se aplica o PRINCÍPIO DA ESPECIALIZAÇÃO.

    Para que esta estrutura seja montada é necessário uma equipe de especialistas entrosada e uma consistente liderança. 

  • ERRADA - FUNCIONAL - ESPECIALIZAÇAO

  • O ideal neste caso onde há baixa especialidade e alta variedade de produtos e serviços, é a adoção de uma estrutura deparmantalizada por produtos e serviços.

  • Estrutura funcional - ênfase na especialiZação, ocorre a descentralização funcional.

  • Grande variedade de produtos = isso está mais para departamentalização por produtos. Acho que a banca quis misturar os conceitos para confundir.

  • Estrutura funcional é criada partir da especialização.

  • Exatamente ao contrário do que afirma a assertiva acima. A estrutura funcional (departamentalização funcional) os profissionais são especialistas em uma função especifica.

  • A abordagem divisional deve ser adotada em grandes empresas, compostas por divisões que atuam como unidades estratégicas de negócios, focadas nos resultados alcançados e na missão organizacional. Cada divisão se volta para determinado produto, serviço, projeto, reunindo pessoas, processos e tecnologias com responsabilidades sobre os resultados e sobre os processos finalísticos, de forma permanente.

    (Adm Geral e Pública para Concursos, Elisabete de Abreu, 3ª ed. pág. 465)

  • a divisional seria a mais adequada pra esse caso, já que ela é indicada para gerir organizações com grande linha de produtos ou serviços, departamentalizando assim as áreas por produto ou serviços