SóProvas


ID
780373
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os itens seguintes, a respeito da administração pública e das convergências entre a gestão pública e a gestão privada.

As organizações públicas, em sua gestão, devem utilizar estratégias de segmentação do mercado iguais às adotadas pelas organizações privadas, estabelecendo diferenças específicas de tratamento para os grupos diferenciados de cidadãos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    AS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS DEVEM USAR DE ESTRATÉGIAS  PARECIDAS , MAS NÃO IGUAIS ÀS  USADAS PELAS ADM PRIVADA . 

    NÃO PODE EXISTIR DIFERENÇAS DE TRATAMENTO ENTRE OS CIDADÃOS , POIS A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA VISA ATENDER À COLETIVIDADE DE FORMA IGUAL , SEM DISTINÇÕES DE CLASSES .
  • Conforme o Instrumento Para Avaliação da Gestão Pública – Ciclo 2008-2009 (Brasil, 2009), ... 

    “diversas características inerentes à natureza pública diferenciam as organizações da administração pública das organizações da iniciativa privada. Destacamos algumas que são relevantes:
     
                                                                                  (...)

    • A administração pública não pode fazer acepção de pessoas, deve tratar a todos igualmente e com qualidade. O tratamento diferenciado restringe-se apenas aos casos previstos em lei. Por outro lado, as organizações privadas utilizam estratégias de segmentação de “mercado”, estabelecendo diferenciais de tratamento para clientes preferenciais."
    abs
                                                                                 
  • Olá galera,

    Podemos citar, neste caso específico, o princípio da isonomia/impessoalidade. Princípio este que rege toda a administração pública.

    Sucesso,
  • O Modelo de Excelência em Gestão Pública foi concebido a partir da premissa de que é preciso ser excelente sem deixar de ser público. Tal modelo deve estar alicerçado em fundamentos próprios da natureza pública das organizações e em fundamentos próprios da gestão de excelência contemporânea. Juntos, esses fundamentos definem o que se entende hoje por excelência em gestão pública.
    Os primeiros fundamentos são constitucionais, encontram-se no Artigo 37 da Constituição Federal: a gestão pública para ser excelente tem que ser legal, impessoal, moral, pública e eficiente.
     
    - Legalidade: estrita obediência a lei; nenhum resultado poderá ser considerado bom, nenhuma gestão poderá ser reconhecida como de excelência à revelia da lei.
    - Moralidade: pautar a gestão pública por um código moral. Não se trata de ética (no sentido de princípios individuais, de foro íntimo), mas de princípios morais de aceitação pública.
    - Impessoalidade: não fazer acepção de pessoas. O tratamento diferenciado restringe-se apenas aos casos previstos em lei. A cortesia, a rapidez no atendimento, a confiabilidade e o conforto são valores de um serviço público de qualidade e devem ser agregados a todos os usuários indistintamente. Em se tratando de organização pública todos os seus usuários são preferenciais, são pessoas muito importantes.
    - Publicidade: ser transparente, dar publicidade aos dados e fatos. Essa é uma forma eficaz de indução do controle social.
    - Eficiência: fazer o que precisa ser feito com o máximo de qualidade ao menor custo possível. Não se trata de redução de custo a qualquer custo, mas de buscar a melhor relação entre qualidade do serviço e a qualidade do gasto.
  • QUESTÃO DO CESPE - PROVA PARA ANALISTA JUDICIÁRIO - ANO 2012

    "Na gestão de organizações privadas, utilizam-se estratégias de segmentação do mercado, definindo-se diferenciais de tratamento para grupos. Na gestão pública, por outro lado, não se deve, por uma questão de isonomia, discriminar grupos de pessoas. Os casos de tratamento diferenciado, nas organizações públicas, devem-se restringir aos previstos em lei. " ESSA QUESTÃO FOI DADA COMO CERTA.

    Sendo assim, a questão acima está ERRADA.

  • ERRADO

    Adm. Pública NÃO se utiliza de segmentação de mercado nem tratamento diferenciado para grupos e cidadãos.

    Adm. Privada SIM!

  • estabelecendo diferenças específicas de tratamento para os grupos diferenciados de cidadãos. Isso ta correto. O que deixa a questão errada é afirmar que devem usar estrategias iguais.

  • GABARITO: ERRADO

     

    Os casos de tratamento diferenciado, nas organizações públicas, devem-se restringir aos previstos em lei. 

  • O problema maior da questão foi utilizar a palavra DEVEM... será utilizado se for conveniente para a Adm. Pública e se estiver dentro da legalidade, impessoalidade etc. 

  • Por que raios esses professores de Adm publica só sabem gravar vídeos? mas que inferno...

  • JÁ DIZIA O EXCELENTE PROFESSOR RODRIGO RENNÓ : 

    As organizações PRIVADAS utilizam estratégias de segmentação de “mercado”, estabelecendo diferenciais de tratamento para clientes preferenciais.

     

    Na Adm Pública > O tratamento diferenciado restringe-se apenas aos casos previstos em lei.

     

    VAMO ESTUDAR GALERA , PQ SEM DINHEIRO NA CARTEIRA TÁ FODA .. KKK 

  • As organizações públicas, em sua gestão, devem utilizar estratégias de segmentação do mercado iguais às adotadas pelas organizações privadas, estabelecendo diferenças específicas de tratamento para os grupos diferenciados de cidadãos.

    Concordo, com os comentarios, mas a palavra chave deve mesmo ser DEVE, ou seja dever nao e PODER !

    Quando uso o verbo DEVER ele e mais taxativo e obrigatorio, se usar PODER dou a frase uma alternativa.

  • ERRADO

     

    Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: TRE-RJ Prova: Analista Judiciário - Área Judiciária

     

    Na gestão de organizações privadas, utilizam-se estratégias de segmentação do mercado, definindo-se diferenciais de tratamento para grupos. Na gestão pública, por outro lado, não se deve, por uma questão de isonomia, discriminar grupos de pessoas. Os casos de tratamento diferenciado, nas organizações públicas, devem-se restringir aos previstos em lei.  CORRETO

     

  • ERRADO

     

    Adm. pública = Deve tratar todos de forma igual, observadas as exceções previstas em lei (princípio da isonomia).

     

    Organizações privadas = Têm segmentação de mercado, podem estar voltadas para diferentes grupos.

     

     

    FONTE: Aulas do profº José Wesley.

  •  Na gestão pública, não se deve, por uma questão de isonomia, discriminar grupos de pessoas. Os casos de tratamento diferenciado devem-se restringir aos previstos em lei.

     

    CASA DO CONCURSEIRO.

  • CONVERGÊNCIAS E DIFERENÇAS ENTRE A GESTÃO PÚBLICA E A GESTÃO PRIVADA

    A Administração quanto ao gênero é igual, mas a Administração Pública diferencia-se da administração privada com relação à espécie. Nas comparações entre a Administração Pública e a administração privada certamente existem mais convergências do que diferenças. Por exemplo: todas as entidades privadas ou públicas utilizarão técnicas administrativas como o planejamento, a organização, a direção e o controle, assim como as técnicas relacionadas à motivação e avaliação de resultados. A divisão do trabalho também utilizará técnicas semelhantes, e haverá funções idênticas como a orçamentária/financeira, a contábil, a de recursos humanos etc.

    - Tanto a Administração Pública quanto a privada sofrem influência do ambiente no qual atuam: fatores políticos, sociais, econômicos e tecnológicos. Por fim, tanto a administração pública como a privada terão dificuldades na utilização de ferramentas, técnicas e tecnologias modernas, na realização de mudanças e na implementação das decisões e ações necessárias ao alcance dos objetivos. Vejamos quais são as características fundamentais utilizadas nas comparações, que diferenciam a Administração Pública da administração privada:

    • O Governo/Administração Pública tem como objetivo maior proporcionar o bem estar à coletividade enquanto a iniciativa privada tem como objetivo primordial o lucro financeiro.

    • A Administração Pública deve ser transparente (divulgar objetivos, ações e resultados) e tratar as pessoas/cidadãos com equidade (diferencia apenas casos previstos em lei) na gestão privada a transparência não é obrigatória e às pessoas têm tratamento diferenciado de acordo com os interesses corporativos.

    • O Governo existe para servir aos interesses gerais da sociedade a empresa privada serve aos interesses de um indivíduo ou grupo.

    • Em face da soberania do Governo e da universalidade das ações, cabe aos governos solucionar os conflitos de interesses particulares, com vista a alcançar o máximo de bem-estar geral a administração privada preocupa-se com o seu bem-estar e como resolver os seus problemas.

    • A administração pública não pode fazer acepção de pessoas, deve tratar a todos igualmente e com qualidade. O tratamento diferenciado restringe-se apenas aos casos previstos em lei. Por outro lado, as organizações privadas utilizam estratégias de segmentação de “mercado”, estabelecendo diferenciais de tratamento para clientes preferenciais.

  • Administração Pública: 
    ... 
    - Deve tratar a todos igualmente e com qualidade. O tratamento diferenciado restringe-se apenas aos casos previstos em lei; 
    - Visa gerar VALOR PARA A SOCIEDADE e garantir o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, sem perder de vista a obrigação de utilizar os recursos de forma eficiente; 
    ... 
    Administração privada: 
    ... 
    - Utiliza a estratégia de SEGMENTAÇÃO DE MERCADO, estabelecendo diferenciais de tratamento para clientes especiais; 
    - Busca o VALOR FINANCEIRO como forma de garantir a SUSTENTABILIDADE DO NEGÓCIO 
    ... 
    MOREIRA, Elisabete de Abreu e Lima. Administração geral e pública. Salvador: Juspodivm, 2018, p. 98-99.

  • Gabarito: ERRADO, mas atenção.

     

    Deve existir igualdade entre as empresas da iniciativa privada e as empresas públicas e sociedades de economia mista, sob pena de se criar um mercado artificial, onde a eficiência econômica e o desempenho sejam apenas armas de uma retórica onde a efetividade da Constituição Federal mostre-se inócuo.

     

    Assim, quando o legislador afasta as empresas públicas e as sociedades de economia mista que não prestem serviços públicos stricto senso do regime próprio das demais empresas privadas, age em descompasso com a Constituição Federal.

  • ERROS;

    As organizações públicas, em sua gestão, devem utilizar estratégias de segmentação do mercado iguais às adotadas pelas organizações privadas, NÃO PODE,ISSO É DA GESTÃO PRIVADA.

    estabelecendo diferenças específicas de tratamento para os grupos diferenciados de cidadãos. SÓ SE A LEI PERMITIR.

     

    A GESTÃO PÚBLICA NÃO PODE E NEM DEVE FAZER A SEGMENTAÇÃO DE MERCADO.ISSO É UMA CARACTÉRISTICA DA  GESTÃO PRIVADA. TEMOS NA ADM PÚBLICA O PRINCÍPIO DA ISONOMIA.O GESTOR SÓ PODE TRATAR DE MODO DIFERENCIADO ALGUMAS PESSOAS QUE SE ENQUADRA DE ACORDO COM A LEI.

  • As organizações públicas devem utilizar estratégias de segmentação do mercado semelhantes às adotadas pelas organizações privadas, sem estabelecer diferenças de tratamento para os grupos diferenciados de cidadãos.

  • ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:


    - Deve TRATAR A TODOS IGUALMENTE E COM QUALIDADE. O TRATAMENTO DIFERENCIADO restringe-se APENAS aos CASOS PREVISTOS EM LEI;


    - Visa gerar VALOR PARA A SOCIEDADE e garantir o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, sem perder de vista a obrigação de utilizar os recursos de forma eficiente;

     

    ADMINISTRAÇÃO PRIVADA:


    - Utiliza a estratégia de SEGMENTAÇÃO DE MERCADO, estabelecendo diferenciais de tratamento para clientes especiais;


    - Busca o VALOR FINANCEIRO como forma de garantir a SUSTENTABILIDADE DO NEGÓCIO

     

    MOREIRA, Elisabete de Abreu e Lima. Administração geral e pública. Salvador: Juspodivm, 2018, p. 98-99.


  • e a impessoalidade fica aonde?

  • Tratamento igual para todos na ADM pública

  • Organizações públicas= Interesse social, sempre.

    Gabarito, errado.

    TJAM2019

  • ERRADO

  • ERRADO

    A administração pública não pode fazer acepção de pessoas, deve tratar a todos igualmente e com qualidade. O tratamento diferenciado restringe-se apenas aos casos previstos em lei. Por outro lado, as organizações privadas utilizam estratégias de segmentação de mercado, estabelecendo diferenciais de tratamento para clientes preferenciais. 

    Fonte: Prof. Rafael Barbosa

  • GABARITO DA QUESTÃO ESTÁ ERRADO

    Vamos para mais um exemplo:

    Q259366 - Ano: 2012 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TRE-RJ Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Analista Judiciário - Área Judiciária

    Na gestão de organizações privadas, utilizam-se estratégias de segmentação do mercado, definindo-se diferenciais de tratamento para grupos. Na gestão pública, por outro lado, não se deve, por uma questão de isonomia, discriminar grupos de pessoas. Os casos de tratamento diferenciado, nas organizações públicas, devem-se restringir aos previstos em lei.

    GAB C