-
ERRADO
O MODELO BUROCRÁTICO , RACIONAL , TEM COMO CARACTERÍSTICA PRINCIPAL O USO DE VÁRIAS NORMAS , LEIS , PROCEDIMENTOS E TAMBÉM ,DENTRO DA ADM MECANICISTA , DA CENTRALIZAÇÃO DO SERVIÇO SEM DEIXAR MARGEM DE ATUAÇÃO DELEGATÓRIA .
AS REGRAS NÃO SÃO LIMITADAS , MAS SIM USADAS COM FREQUÊNCIA E DE MANEIRA ILIMITADA .
-
O poder racional legal surgiu com o modelo burocrático e veio justamente fazer o contrário do que diz a questão. Como forma de combater a corrupção e o nepotismo do modelo patrimonialista, o poder racional legal criou várias normas e regras legais.
-
CARÁTER LEGAL DAS NORMAS E REGULAMENTOS =>A burocracia é uma organização ligada por normas e regulamentos previamente estabelecidos por escrito. É uma organização baseada em um tipo de legislação própria (como a Constituição para o Estado, os estatutos para a empresa privada, etc.). É justamente esse formato que define antecipadamente como a organização burocrática deverá funcionar.
Essas normas e regulamentos são escritos. São exaustivos porque procuram cobrir todas as áreas/ações da empresa, prever todas as ocorrências e conseguir enquadrá-las em um esquema previamente definido e capaz de regular tudo o que ocorre dentro da empresa. As normas e regulamentos são racionais porque são coerentes com os objetivos. A burocracia é uma estrutura social racionalmente organizada. As normas e regulamentos são legais porque conferem às pessoas investidas da autoridade um poder coercitivo sobre seus subordinados e também os meios capazes de impor a disciplina. As normas e regulamentos são escritos para assegurar interpretação unívoca e sistemática. Assim, economizam esforços e possibilitam a padronização dentro da organização.
-
O modelo de Administração burocrático foi idealizado por Max Weber, sociólogo alemão. A burocracia, de acordo com Weber, seria uma forma de dominação.Weber descreve os tipos puros de dominação com base na vigência de sua legitimidade, que pode ser, primordialmente:
a) Dominação Racional(Legal): baseada na crença, na legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação;
b) Dominação Tradicional: baseada na crença cotidiana, na santidade das tradições desde sempre e na legitimidade daqueles que, em virtude dessas tradições, representam a autoridade;
c)Dominação Carismática: baseada na veneração extracotidiana da santidade, do poder heróico ou do caráter de uma pessoas e das ordens por esta reveladas ou criadas.
-
podia cair uma assim na prova rsrsrsrsrsrsrsrs, gente esse tipo de questão não dá para errar!!!
Características do modelo racional-legal :
pessoas obedecem regras e estatutos
divisão do trabalho
especialização
hierarquia
regras escritas
formalização das comunicações
competência técnica ( seleção e promoção)
-
ERRADO
A Dominação Racional-Legal tem sua legitimidade na lei, o estatuto criado com base na razão. Obedece-se às regras e não à pessoa. Segundo Weber, “obedece-se à ordem impessoal, objetiva e legalmente estatuída e aos superiores por ela determinados, em virtude da legalidade formal de suas disposições e dentro do âmbito de vigência destas”.
Fiquem com Deus e bons estudos.
-
Como já foi dito a questão erra ao falar "limitar o número de regras e normas", uma outra questão poderia ajudar a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2013 - MPU - Técnico Administrativo Disciplina: Administração Geral | Assuntos: Abordagem Burocrática; Segundo a concepção burocrática de administração pública, o modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção no serviço público é por meio do controle rígido dos processos e procedimentos.
GABARITO: CERTA.
-
Não se fala em limitação de normas ou regras nesse tipo modelo, muito pelo contrário,aqui, seguem rigidamente TODAS as normas,sem limitação.
-
O modelo racional-legal tem como característica ENRIJECER o número de regras e normas.
-
Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a idéia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional-legal.
-
-
ERRADO
(Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: TCE-PE Prova: Conhecimentos Básicos - Cargo 4).
No Estado burocrático, o poder racional-legal e os mecanismos de controle administrativo são utilizados para combater e evitar a corrupção e o nepotismo.(CERTO)
----------- ------------
(Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: TCE-PE Prova: Conhecimentos Básicos - Cargo 5)
O poder racional-legal, representado por princípios como impessoalidade e formalismo, é característico de um Estado que segue um modelo burocrático.(CERTO)
-
Muito pelo contrário! O modelo racional-legal é típico de rigidez e apego ao formalismo e às normas.
Esse modelo é baseado na dominação racional-legal descrita por Weber, idealizador do modelo de gestão burocrática.
A dominação legal (sociedade legal) refere-se à submissão coletiva a um conjunto de regras formalmente definidas e aceitas por todos os integrantes. Essas regras determinam a que e a quem se deve obedecer. Essa opção é a que descreve corretamente a concepção weberiana de autoridade burocrática.
-
ERRADO
-
ERRADO
Racional-legal= modelo burocrático
Limitar o nº de regras = desburocratização >> pós-burocrático