SóProvas


ID
780844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à seguridade social no Brasil.

A saúde da família, considerada um conjunto de ações vinculadas à atenção básica, direcionadas para distintos grupos populacionais, constitui a principal estratégia de atenção à saúde no país.

Alternativas
Comentários
  • A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. É desenvolvida por meio do exercício de práticas gerenciais e sanitárias democráticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe, dirigidas a populações de territórios bem delimitados, pelas quais assume a responsabilidade sanitária, considerando a dinamicidade existente no território em que vivem essas populações. Utiliza tecnologias de elevada complexidade e baixa densidade, que devem resolver os problemas de saúde de maior frequência e relevância em seu território. É o contato preferencial dos usuários com os sistemas de saúde. Orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade e da coordenação do cuidado, do vínculo e continuidade, da integralidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social. A Atenção Básica considera o sujeito em sua singularidade, na complexidade, na integralidade e na inserção sociocultural e busca a promoção de sua saúde, a prevenção e tratamento de doenças e a redução de danos ou de sofrimentos que possam comprometer suas possibilidades de viver de modo saudável.

    A Atenção Básica tem a Saúde da Família como estratégia prioritária para sua organização de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde (Brasil, 2006a).

  • A atenção básica no Brasil possui como estratégia principal a saúde da família, conforme a Portaria GM n. 648 de 28 de março de 2006 do Ministério da Saúde. A atenção primária na saúde (APS) vêm sendo construída há décadas no Brasil, mas é a partir da constituição do SUS (Sistema Único de Saúde) em 1988 e a descentralização dos serviços para os municípios que ela passa a ser melhor estruturada. A Estratégia Saúde da Família objetiva ser a APS, a "porta de entrada" para o sistema de saúde e propõe um território adscrito, equipes mínimas para realizar a promoção e a proteção da saúde visando minimizar o agravo das condições de saúde.


    RESPOSTA: CERTO