SóProvas


ID
780946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que concerne a dimensão investigativa, processos de
planejamento e de intervenção profissional, julgue o item a seguir.

São documentos resultantes da planificação o plano — documento que detalha a política, as diretrizes, metas e medidas instrumentais —, o programa — que sistematiza e estabelece o traçado prévio da operação de um conjunto de ações — e o projeto — instrumental mais próximo da execução.

Alternativas
Comentários
  • PLANO – É o documento mais abrangente e geral, que contém estudos, análises situacionais ou diagnósticos necessários à identificação dos pontos a serem atacados, dos programas e projetos necessários, dos objetivos, estratégias e metas de um governo, de um Ministério, de uma Secretaria ou de uma Unidade.

     PROGRAMA – É o documento que indica um conjunto de projetos cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior de uma política pública. 

    PROJETO - É a menor unidade do processo de planejamento. Trata-se de um instrumento técnico-administrativo de execução de empreendimentos específicos, direcionados para as mais variadas atividades interventivas e de pesquisa no espaço público e no espaço privado. 

  • Acredito que o conceito de plano e programa estão invertidos. O programa é o documento que detalha por setor a política, diretrizes, metas e medidas instrumentais. O conceito de projeto está correto.

  • O Programa que detalha a política, as diretrizes,  metas e setoriza o plano. O plano é mais genérico( contém estudos e análises situacionais.  No Plano não se sistematiza metas e objetivos. (W. Gontran).


  • A priorização plasmada em um modelo que relaciona meios e fins, concatenando-os temporalmente, denomina-se plano”. O plano fornece um referencial teórico e político, as grandes estratégias e diretrizes que permitirão a elaboração de programas e projetos específicos, dentro de um todo sistêmico articulado e, ao mesmo tempo, externamente coerente ao contexto no qual se insere. Em um plano, os problemas são selecionados, estabelecendo-se áreas de concentração, e para essas áreas elaboram-se programas que, não raro, derivarão em projetos.

     

    O programa é o aprofundamento do plano, o detalhamento por setor das políticas e diretrizes do plano. Podemos definir um programa como um conjunto de projetos que buscam os mesmos objetivos. Ele estabelece as prioridades nas intervenções, ordena os projetos e aloca os recursos setorialmente.

     

    Um projeto “é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas para alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados”. O projeto é a unidade mais específica e delimitada dentro da lógica do planejamento, é a unidade mais operativa de ação, o instrumental mais próximo da execução.

  • A questão está errada porque inverte os conceitos de plano e programa.

     

    Conforme Baptista:

    PLANO

    O plano delineia as decisões de caráter geral do sistema, suas grandes linhas políticas, suas estratégias, suas diretrizes e precisa responsabilidades. Deve ser formulado de forma clara e simples, afim de nortear os demais níveis da proposta. É tomado como um marco de referência para estudos setoriais e/ou regionais, com vistas à elaboração de programas e projetos específicos, dentro de uma perspectiva de coerência interna da organização e externa em relação ao contexto no qual ela se insere. No plano são sistematizados e compatibilizados objetivos e metas, procurando otimizar o uso dos recursos da organização planejadora.

    PROGRAMA

    O programa é o documento* que detalha, por setor, a política, diretrizes, metas e medidas instrumentais. É a "setorização do plano". É, basicamente um desdobramento do plano: os objetivos setoriais do plano irão constituir os objetivos gerais do programa. Permite projeções mais detalhadas a base de coeficientes e de informações mais específicas com relação aos diferentes níveis, modalidades e especificações de alcance setorial ou regional. O programa estabelece o quadro de referencia do projeto, no entanto, é algo mais que um punhado de projetos, pois pressupõe, também, vinculação entre os projetos componentes.

    PROJETO

    O projeto é o documento que sistematiza e estabelece o traçado prévio da operação de um conjunto de ações. É a unidade elementar do processo sistemático de racionalização de decisões. Constitui-se da proposição de produção de algum bem ou serviço, com emprego de técnicas determinadas, com o objetivo de obter resultados definidos em um determinado período de tempo e deacordo com um determinado limite de recursos.

     

    Gabarito: Errado.

    Referência bibliográfica:

    PLANEJAMENTO SOCIAL: INTENCIONALIDADE E INSTRUMENTAÇÃO. Myrian Veras Baptista, 2007.

  • PLANO

    É o documento MAIS ABRANGENTE E GERAL, que contém estudos, análises situacionais ou diagnósticos necessários à identificação dos pontos a serem atacados, dos programas e projetos necessários, dos objetivos, estratégias e metas de um governo, de um Ministério, de uma Secretaria ou de uma Unidade (Carvalho, 1978 apud Teixeira, 2009)

    É o primeiro documento a ser realizado no planejamento

    Contém estudos, análises ou diagnósticos → VISANDO À INTERVENÇÃO (que se dará pelos documentos menores)

    Ex.: Plano Brasil Sem Miséria; Plano Nacional de Direitos Humanos; Plano Nacional de Educação.

    PROGRAMA

    É o documento que detalha, por setor, a política, diretrizes, metas e medidas instrumentais;

    É a setorização do plano;

    Desdobramento do plano: OS OBJETIVOS SETORIAIS DO PLANO SERÃO OS OBJETIVOS GERAIS DO PROGRAMA;

    É o documento que indica UM CONJUNTO DE PROJETOS cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior de uma política pública

    Estabelece o QUADRO DE REFERÊNCIA do projeto. (Carvalho, 1978 apud Teixeira, 2009).

    Ex.: Programa Bolsa Família; Programa Mais Alfabetização; Programa Luz para Todos; Programa Mais Médicos; Programa Morar Bem.

    PROJETO

    É a MENOR UNIDADE do processo de planejamento. Trata-se de UM INSTRUMENTO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO DE EXECUÇÃO de empreendimentos específicos, direcionados para as mais variadas atividades interventivas e de pesquisa no espaço público e no espaço privado;

    Estabelece o traçado prévio da operação de um conjunto de ações;

    Unidade elementar do processo sistemático de racionalização das decisões;

    OBJETIVO: Obter resultados definidos em um determinado período de tempo e de acordo com um determinado limite de recursos;

    As atividades são detalhadas, tem prazo definido, deve especificar os recursos humanos, materiais e financeiros

    Ex.: Projeto Empregar DF; Projeto Florescer.