SóProvas


ID
780976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O exercício profissional do assistente social exige, atualmente,
consistente conhecimento teórico-metodológico e capacitação
técnico-operacional, que possibilitem a definição de estratégias e
táticas de intervenção profissional. Com relação à dimensão
técnico-operacional do serviço social, julgue os itens que se
seguem.

A parceria incrementada no mesmo espaço profissional, onde diferentes ângulos de intervenção são produzidos, ainda que não ocorra sistematização de uma proposta comum, configura uma prática interdisciplinar.

Alternativas
Comentários
  • Configura uma prática multiprofissional ;)

  • Para ser interdisciplinar deve haver sistematização.

  • Para ser interdisciplinar há a necessidade de dialogo entre os diferentes profissionais...

  • Deve ter objeto comum.

  • As práticas interdisciplinares podem ser descritas como interações participativas que inclui a construção e pactação de uma axiomática comum a um grupo de campos de saber conexos, definida no nível hierarquicamente superior, introduzindo a noção de finalidade maior que redefine os elementos internos dos campos originais. Pode-se dizer que tais práticas podem ser configuradas em um sistema de dois níveis e objetivos múltiplos, onde a coordenação procede-se de um nível superior, mas a tendência é de horizontalização das relações de poder (SEIBLITZ, 1995, p. 38);

  • A inserção em equipes multi e interdisciplinares tem sido muito comum na atualidade e faz parte do exercício profissional do assistente social. No entanto, há diferenças entres essas duas práticas. A prática multidisciplinar está relacionada a existência de distintas especialidades (profissões) num mesmo espaço, todavia não há entre esses profissionais trocas de experiências e saberes no sentido de sistematizar a ação naquele espaço de trabalho. Portanto, neste caso, a equipe multidisciplinar apenas possui saberes justapostos. Já a interdisciplinaridade pressupõe a existência também de diversas especialidades mas deve haver uma relação/troca entre elas. Ou seja, para ter uma prática interdisciplinar é necessário que haja discussões e trocas sistemáticas entre os profissionais com o objetivo de sistematizar uma proposta em comum. Sendo assim, a interdisciplinaridade propõe uma prática reflexiva e de questionamentos entre os profissionais envolvidos, em que eles devem interagir e apontar, cada um em sua especialidade, propostas para elaborarem, por exemplo, um plano de atendimento para determinado usuário. Nesse caso, a interdisciplinaridade pressupõe inter-relação e correspondência entre os profissionais. Por isso, a assertiva está incorreta visto que aponta o contrário.


    RESPOSTA: ERRADO
  • Há uma integração, vai além da justaposição!