Avisa Relation oder Zeitung foi um dos primeiros jornais de notícias do mundo. Foi publicado em 1609 na cidade de Wolfenbüttel, Alemanha. O autor das primeiras impressões foi Lucas Schulte, e os jornais continham notícias coletadas em vários países e datavam o dia 15 de Janeiro. Sendo assim, é presumível que esta era a data da primeira impressão.
Alguns livros mencionam a Avisa como o primeiro jornal do mundo e antes do ano de 2005, havia uma disputa sobre qual jornal era o mais antigo do mundo, se era o Avisa Relation oder Zeitung ou o ''Relation aller Fürnemmen und gedenckwürdigen Historien'', que foi impresso por Johann Carolus, na cidade de Estrasburgo. Acredita-se que ambos foram publicados em 1609, apesar de que novas evidências apontam que o Relations, tenha começado no ano de 1605.
Existem também opiniões, em que não consideram qualquer uma destas publicações, como jornais, devido ao seu formato. O autor Stanley Morison, faz comparações entre as publicações de noticias semanais em formato de livros e as publicações de noticias em um formato um pouco maiores conhecidos como um quarto, para diferenciar os jornais dos livros.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Avisa_Relation_oder_Zeitung
Acta Diurna é o título do primeiro jornal conhecido. Sua criação foi uma iniciativa do líder e general romano Júlio César em 69 a.C., tendo como objetivo divulgar os principais acontecimentos da então República. Através de tábuas fixada nos muros das principais localidades, incluindo a residência do pontífice - cargo político-religioso então exercido por Júlio César.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Acta_Diurna
O conteúdo dos periódicos pioneiros não se considera jornalismo, a exemplo do Avisa Relation oder Zeitung, em alemão, de 1609.
Em 1639, surgiu o Frankfurter Journal, primeiro periódico jornalístico, também semanal e em alemão, publicado até 1903.