- 
                                	Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor: Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.			Autoridade - Autoridade é todo direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade. Deve-se levar em conta o direito de dar ordens e exigir obediência, chegando a um bom equilíbrio entre autoridade e responsabilidade.			Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas para todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.			Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.			Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.			Subordinação dos interesses individuais(ao interesse geral) - Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.			Remuneração - Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.			Centralização (ou Descentralização) - As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas.			Linha de Comando (Hierarquia) - Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa.			Ordem - Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.			Equidade - A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa. Direitos iguais.			Estabilidade dos funcionários - Uma rotatividade alta tem consequências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários.			Iniciativa - Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo.			Espírito de equipe - O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos.
- 
                                	Henri Fayol é um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Uma das contribuições da teoria criada e divulgada por ele foi o desenvolvimento da abordagem conhecida como Gestão Administrativa ou processo administrativo, onde pela primeira vez falou-se em administração como disciplina e profissão, que por sua vez, poderia ser ensinada através de uma Teoria Geral da Administração. 	Outra contribuição da teoria de Fayol é a identificação das principais funções da Administração que são: Planejar Organizar Controlar Coordenar Comandar(POCCC). 	Segundo Fayol a Administração é uma função distinta das outras funções, como finanças, produção e distribuição, e o trabalho do gerente está distinto das operações técnicas das empresas. Com essa distinção Fayol contribuiu para que se torne mais nítido o papel dos executivos. Identificou quatorze princípios que devem ser seguidos para que aAdministração seja eficaz.
 
 
 Fonte wikipédia
 
- 
                                Divisão do trabalho -Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.
 Comentario. Divisão do trabalho e especialização do operário - a eficiência aumenta com a especialização, assim, o funcionário limitava-se à execução rotineira do mesmo trabalho para ajustar-se aos padrões descritos pelo método e às normas de desempenho do método.
- 
                                É nesse tipo de questão que dá vontade de parar, respirar fundo e abrir uma cerveja, mas aí me lembro que não tenho dinheiro e só respiro fundo. =/ 
- 
                                Gabarito: letra "c" a) Ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. É a ordem material e humana. b) Equidade: amabilidade e justiça para alcançar a lealdade do pessoal. c) Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência. d) Unidade de comando: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única. e) Disciplina: depende de obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos. Fonte: Administração Geral e Pública - Idalberto Chiavenato 3ª Edição 
- 
                                A linha de comando equivale a cadeia escalar?  
- 
                                Entendi... Cadeia escalar = linha de comando = hierarquia.  
- 
                                 "Como consequência do princípio da divisão do trabalho, surge a especialização: cada órgão ou cargo passa a ter funções e tarefas específicas e especializadas." Teoria Geral da Administração - Chiavenato 
- 
                                
                            
- 
                                DIVISÃO DO TRABALHO: ESPECIALIZAR FUNÇÕES.       GABARITO ''C'' 
- 
                                a) ordem. COMENTÁRIO: Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. É a ordem material e humana. ---------------   b) equidade. COMENTÁRIO: Amabilidade e justiça para alcançar a lealdade do pessoal. --------------------   c) divisão do trabalho. COMENTÁRIO: Consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência. -----------------------------   d) unidade de comando. COMENTÁRIO: Cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única. ---------------------------------- e) disciplina. COMENTÁRIO: Depende de obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos. 
- 
                                GABARITO: C O princípio da divisão do trabalho refere-se à especialização das tarefas e pessoas para aumentar a eficiência. Quando a questão mencionar "especialização" está se referindo a divisão do trabalho. Abraços. 
- 
                                Falou em especialização está se referindo a divisão do trabalho 
- 
                                CUIDADO >> ESPECIALIZAÇÃO HORIZONTAL É DETARTAMENLIZAÇÃO                                                        X >> ESPECIALIZAÇÃO vertiCal é > amplitude de Controle   3        A cadeia de comando; >> É a linha de autoridade que vai até o topo da organização. >> Especialização vertical (princípio escalar) CUIDADO >> HORIZONTAL É  DEPARTAMENLIZAÇÃO >>> AMPLITUDE DE COMANDO: NÚMERO DE SUBORDINADOS.   >>> CADEIA DE COMANDO: NÚMERO DE HIERARQUIA   A departamentalização; >> Agrupamento e integração de atividades e pessoas.· 
 >> Princípio da homogeneidade das atividades.·
 
 >> Especialização horizontal.·
 
- 
                                ADM CIENTIFICA:   + desempenho nas organizações  + desempenho nas tarefas  - perdas e desperdícios   “Trabalha mais, paga mais”  
- 
                                •  Ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar;  •Equidade: tratar de forma benevolente e justa; • Divisão do Trabalho: especializar funções; • Unidade de comando: recebimento de ordens de apenas um superior – princípio escalar; • Disciplina: estabelecer convenções, formais e informais com seus agentes, para trazer obediência e respeito. 
- 
                                GABARITO: LETRA C   #1 Divisão do trabalho   Fayol entende que o trabalho precisa ser bem definido e que cada colaborador deve entender qual é o seu papel dentro da organização. Isso gera um aumento de produtividade e melhor aproveitamento dos recursos humanos e financeiros da empresa.    #2 Autoridade e responsabilidade   Cada gestor tem o papel de dar ordens, para isso ele deve ter autoridade, ser líder e ser percebido dessa forma. Os funcionários precisam estar aptos a receber os comandos e cumprirem seu papel levando em conta o que foi solicitado.   #3 Unidade de comando   Cada colaborador deve receber orientações de uma única pessoa para manter a clareza dos direcionamentos, respeitando a hierarquia da empresa. O líder deve ser o superior imediato.    #4 Unidade de direção   A empresa deve ter um único direcionamento, alinhada com todos os colaboradores, buscando o mesmo objetivo. É importante que isso fique claro para todos e um planejamento estratégico ajuda a esclarecer qual é essa direção.    #5 Disciplina   Regras de conduta devem ser estabelecidas para que os funcionários saibam como devem se portar e manter a ordem dentro da organização.    #6 Prevalência dos interesses gerais   Cada colaborador deve entender que os interesses da organização são mais importantes e devem prevalecer sob os interesses individuais, para que um objetivo maior seja alcançado.    #7 Remuneração     A remuneração deve ser suficiente para garantir a satisfação do funcionário, mas também tem que estar de acordo com o que a empresa pode oferecer.   #8 Centralização   Serve tanto para as autoridades como as atividades. O líder carrega a responsabilidade, mas pode dividi-la e delegá-la em subgrupos para que todos possam realizar adequadamente seus papéis.    #9 Hierarquia   É um dos princípios mais fortemente defendido por Fayol. Ele acredita que é necessário haver alguém com autoridade para conduzir todo o processo da empresa, que pode ir se dividindo entre os subordinados.    #10 Ordem   Cada coisa e pessoa deve ter um lugar específico e determinado dentro da estrutura da organização, visando manter a organização e o bom andamento das atividades.    #11 Equidade   Os líderes devem inspirar um senso de lealdade e devoção à empresa.    #12 Estabilidade   A rotatividade de funcionários tem consequências para a empresa, por isso é ideal é mantê-lo dentro da corporação.    #13 Iniciativa   Cada colaborador ou unidade deve ter capacidade para estabelecer e executar planos, levando em conta os objetivos da empresa.    #14 Espírito de equipe   Todos devem ter consciência de classe, entender que o trabalho é feito em conjunto e que juntos é possível proporcionar melhores resultados. 
- 
                                Falou em especialização para aumentar a eficiência =Divisão do trabalho.