SóProvas


ID
781684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A administração de recursos humanos (ARH) tradicional e a gestão estratégica de pessoas (GEP) diferem entre si principalmente no tocante ao(à)

Alternativas
Comentários
  • “O principal objetivo da GP é ajudar a organização a atingir suas metas, objetivos e a realizar sua missão.”

    Idalberto Chiavenato – Gestão de Pessoas
  • A evolução na área de recursos humanos (RH) é percebida até mesmo nos conceitos. Hoje, cada vez mais, as organizações acreditam e investem na gestão de pessoas, que vai além dos conhecidos e tradicionais processos burocráticos de RH. Mais do que selecionar, contratar, cuidar dos benefícios e folha de pagamentos, o novo RH tem uma visão ampla do negócio, participa do planejamento estratégico, atende às necessidades de quem contrata e de quem é contratado, e trabalha pelo crescimento, desenvolvimento e sustentabilidade da organização.
  • A GP trata de como os indivíduos se estruturam para orientar e gerenciar o comportamento humano no ambiente organizacional,e pode ser o diferencial de empresas,que sabem selecionar pessoas certas para o trabalho a ser realizado,ou seja:com as competências necessárias,a conscência do valor da sua colaboração para empresa alcançar seu objetivo.

  • Gabarito "E".
    A administração de recursos humanos (ARH) tradicional e a gestão estratégica de pessoas (GEP) diferem entre si principalmente no tocante ao(à) vinculação dos processos de gestão de pessoas aos processos estratégicos das organizações, característica da Gestão Estratégicas de Pessoas.


    Para Chiavenato: "um dos aspecto mais importante do planejamento estratégico de gestão de pessoas é o alinhamento da função de GP com a estratégia organizacional. É necessário traduzir os objetivos e estratégias organizacinais em objetivos e estratégias de GP. Isto é feito através do Planejamento estratégico de GP. (...) O planejamento estratégico de GP refere-se à maneira como a função de GP pode contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais e, simultaneamente, favorecer e incentivar o alcance dos objetivos individuais dos funcionários. Trata-se de alinhar talentos e competências com as necessidades organzacionais". 
      




  • Letra E a correta...


  • Na ARH as pessoas são vistas como qualquer outro recurso na organização, como máquinas, equipamentos, finanças etc.. Na GP as pessoas são vistas como parceiras.