SóProvas


ID
781702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considerando a gestão por competências e as tendências relacionadas à gestão de pessoas no setor público, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários

  • "... com base na análise dos resultados, que as organizações públicas estão direcionando seus esforços e orçamentos para diversas ações de gestão de pessoas, em especial “treinamento e desenvolvimento” e “desenvolvimento da liderança”.
    Este cenário está alinhado com práticas do setor privado, que também está investindo na melhor qualificação dos empregados e melhor gestão das competências críticas para os negócios. Atualmente, grande parte das empresas públicas brasileiras dispõe de uma ferramenta formal de gestão do desempenho, seja baseado em competências seja em metas. A implantação dessa ferramenta foi principalmente motivada pelas ações de desenvolvimento da liderança, o que apresenta alta influência no processo de T&D, na carreira, na promoção e na remuneração fixa. A adoção da gestão de desempenho e de outras práticas relacionadas demonstra um avançoda meritocracia no setor público, mas ainda há muito que se possa melhorar nesse aspecto."

    Estudo de Gestão de Pessoas no Setor Público
    http://www.pwc.com/en_GX/gx/psrc/pdf/people_management_in_the_public_sector.pdf
  • Alguém poderia comentar o que está errado na opção a) ?
  • Gabarito meio sinistro, não? Seria uma tendência no Poder Executivo a remuneração variável? Subsídios, vencimentos e salários são estipulados por lei, nada se vê sobre adicionais por desempenho.
    Ao meu ver, o gabarito seria a assertiva "A".
    Segundo Agustinho Paludo, Gestão por competências, ou seja, o alinhamento dos conhecimentos, habilidades e atitudes, [...] é um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio [...]
    As palavras em negrito são bastante associáveis a desempenho e estratégia organizacional.
  • Para mim o erro da letra A (o alinhamento entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes do profissional é resultado da convergência entre estratégia organizacional e desempenho humano no trabalho) encontra-se na parte destacada de vermelha. Se no lugar "do profissional" estivesse "da organização", acredito que o enunciado estaria certo.
  • Questão sinistra! Também marquei letra A, mas encontrei um material que serve de referência para a alternativa correta.

    Farias e Gaetani (2002) apontam que “as principais linhas de atuação do governo com vistas à profissionalização do Executivo incluem:
    a) a institucionalização do princípio do mérito nas políticas de recrutamento, seleção e promoção de funcionários,
    b) o gerenciamento informado da força de trabalho do setor público bem como de suas necessidades de alocação e dimensionamento,
    c) a gestão integrada dos aspectos organizacionais, financeiro e de pessoal envolvidos na implementação de uma política de recursos humanos,
    d) a realização de investimentos sistemáticos e em larga escala em recursos humanos através da promoção de programas de capacitação orientados para dirigentes, quadros de carreira e empregados públicos em geral e
    e) a adoção generalizada de mecanismos de avaliação de desempenho vinculando remuneração diferenciada a resultados satisfatórios”. 
     
    A gestão baseada em competências é uma  alternativa inovadora de modernização da administração pública, sendo um modelo de gestão que atribui ao conhecimento a chave para a inovação e a melhoria da gestão pública, além de envolver e responsabilizar os indivíduos permanentemente no seu desenvolvimento.

    Fonte: 
    http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/7771/Camila%20Rodrigues.pdf?sequence=1
  • Consultem o ENAP e verão.
  • A afirmativa "a)" está errada pois não se pode afirmar que a competência profissional é resultado da convergência entre estratégia organizacional e desempenho humano no trabalho, mas sim de experiências e capacitações que esse profissional desenvolveu em sua carreira e de suas atitudes em relação aos seus conhecimentos e suas habilidades.
  • ERRO DA LETRA A

    O alinhamento não é resultado da convergência entre a estratégia organizacional e desempenho humanos. O alinhamento do CHA está ligado ao nível OPERACIONAL e não estratégico


    Professor Wendell Léo.
  • Ainda não entendi o erro da alternativa A pois as competencias humanas e organizacionais derivam do planejamento estratégico.
  • Letra C
  • A questão foi feita para errar, nuances nunca cobradas em provas. A letra A está errada analiticamente, objetivamente ela está certa. As provas são objetivas. Se você errou como eu, parabéns, estamos no caminho certo.
  • Como sempre a banca CESPE com suas perduntas obscuras e interdisciplinares, mas infelizmente é uma tendência geral dos testes, vejam o caso do ENEM, é preciso habilidades em muitas áreas e muita leitura sobre todos os temas e assuntos.

    Bom estudo a todos
  • Sou servidor público e nunca vi essa Tendência. A administração publica é regida, ao meu ver, pela Teoria X.

  • Solução da questão, a meu ver:

    a) errado: o alinhamento, na gestão por competências, é dos CHAs com a estratégia organizacional, a fim de que o desempenho do profissional seja adequado para o alcance dos objetivos da empresa (ou entidade pública, no caso) e não, como diz a questão, alinhamento entre os próprios CHAs. E esse alinhamento não é resultado da convergência entre estratégia organizacional e desempenho humano no trabalho. Além do mais, não há união (convergência) entre estratégia e desempenho, mas sim de estratégia e competências, a fim de haver bom desempenho humano no trabalho. A propósito, essa alternativa está erradíssima em vários aspectos; b) errado: nada a ver: inovação radical e incremental não tem nenhuma associação com transferência horizontal e vertical de habilidades: o primeiro diz respeito a produtos e serviços que se renovam radicalmente ou incrementalmente (modificando apenas), o último compreende todos os processos de transmissão de habilidades em um mesmo nível de análise (horizontal: indivíduo para indivíduo, por exemplo) ou num nível de análise diferente (vertical: organização para indivíduo, ou vice-versa); c) certo: gestão de pessoas mediante subprocessos: os subprocessos são agregar, aplicar, desenvolver, remunerar... A remuneração no serviço público vem sendo orientada pelo desempenho tanto em organizações públicas quanto privadas, sendo a avaliação de desempenho sua principal ferramenta. A remuneração orientada pelo desempenho consiste em uma mudança profunda na gestão pública, uma vez que as políticas salariais sempre foram orientadas pelos critérios tempo de serviço e aumentos salariais automáticos. (A fonte é citada pela colega Greice S); d) errado: O mapeamento e a modelagem de competências têm base na definição de competências relevantes (ou esperadas) para o alcance dos objetivos organizacionais e não, como diz a alternativa, na definição dos níveis de competência (ou proficiência) esperados (ou relevantes) para a expressão de competências no desempenho do trabalho (aqui o erro: as competências esperadas não são definidas simplesmente para expressar as competências no desempenho do trabalho, mas para alcançar objetivos organizacionais); e) errado: Há duas escolas de abordagem de competências: a Escola Anglo-Saxônica e a Escola Francesa, todavia não se adota uma ou outra: os autores procuram pensar a Competência como o somatório dessas duas escolas, portanto as escolas são complementares.
  • Pessoal, vejam este trecho (embasamento da resposta):

    "As organizações públicas têm implementado avaliações de desempenho atreladas a gratificações de desempenho. Os resultados obtidos nas avaliações de desempenho são convertidos em valores financeiros de gratificações que caracterizam remunerações variáveis." P. 88

    Livro Gestão de Pessoas Para Concursos, Andréia Lins Ribas e Cassiano Ramalho Salim, Ed. Alumnus.

  • Pedro, esses "autores" estão dando ctrl+c e ctrl+v nas questões dos concursos anteriores para escreverem esses. A melhor fonte é a turma do teoria.

  • C) CORRETA


    (CESPE ANAC ANA ADM 2012) Em organizações públicas, os resultados obtidos nas avaliações de desempenho são convertidos em valores financeiros de gratificações que caracterizam remunerações variáveis. C


    Atualmente, a legislação - Decreto n° 7.133/2010 - prevê avaliações de desempenho atreladas a gratificações que caracterizam remunerações variáveis.

    Andréia Ribas

  • há essa tendência sim e até existe um decreto desde 2010... que inclusive já foi mencionado em algumas questões do CESPE
    Decreto 7133/2010
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/Decreto/D7133.htm

  • Sorte que errei.

    Pra cada questão dessa que eu acerte, eu errarei mais 5.
  • Fantástico o comentário do colega Valter Junior.

  • marcarei 1000 vezes a letra A e errarei

  • Alguém por favor poderia me dizer o que é CHA(s)?

  • Thiago Marques, CHA está dentro das competências individuais. Dizemos CHA pra lembrar com mais facilidade na hora da prova.

    Significa : Conhecimentos;

                    Habilidades;

                    Atitudes.

  • A) ERRADA!

    O desempenho humano do trabalho DERIVA do conhecimentos, as habilidades e as atitudes e não o contrario.

    O correto seria: O alinhamento entre a estratégia organizacional e as competências é a convegência entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes do profissional resultante em desempenho no trabalho.

     

    O cespe, nessa materia, costuma colocar afirmações sem logica para confundi. Não tente entender a frase, ache o erro, e va à proxima!

     

    B) ERRADA!

    As transferências de Competências de forma vertical já existia no S. Publico antes da implantação da G. de P/

    PROMOÇÃO é uma forma vertical de transferência de Competência. 

     

    C) CORRETA!

    Há, no Poder Executivo, uma tendência à gestão de pessoas mediante subprocessos, orientados ao desenvolvimento de competências, à avaliação e à gestão do desempenho humano, e recebimento de remuneração variável pelos servidores. 

     

    D) ERRADA!

    Mapeamento  de C/ -> Busca identificar o GAP (Competências necessarias MENOS (-) as C/ Existêntes na Org)

    Modelagem de competências > Categorizar as competências para melhor gerênciá-las

     

    -- Não se trata de avaliar o nivel de habilidade na competência. ISSO é função da AVALIAÇÃO de DESEMPENHO

     

    E) ERRADA!

    A G. por C/ do S. Público tem como base a teoria Inglesa/Francesa. 

    MASS a definição da teoria francesa está errada!

     

    Correntes;

    Americana

    -> Foco no comportamento do individuo

    -> Desconsidera o Desempenho

     

    Inglesa/Francesa

    -> Foco no Resultado

     

    -------------------------

    Comentarios meramente Opinativos

  • C - CORRETO - Há, no Poder Executivo, uma tendência à gestão de pessoas mediante subprocessos, orientados ao desenvolvimento de competências, à avaliação e à gestão do desempenho humano, e recebimento de remuneração variável pelos servidores. 

     

    DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES DO SERVIDOR

    AVALIAÇÃO: PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, PROCESSO PERIÓDICO.

    GESTÃO DO DESEMPENHO: CAPACIDADE, MOTIVAÇÃO E SUPORTE DA ADMINISTRAÇÃO.

    REMUNERAÇÃO VARIÁVEL: O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO CONSISTUI EM INVESTIGAR A PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES SOBRE O PRÊMIO POR PRODUTIVIDADE E SUAS RELAÇÕES COM O DESEMPENHO FUNCIONAL E A ADAPTAÇÃO SOCIAL. A ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES EM RELAÇÃO AO PRÊMIO POR PRODUTIVIDADE É REALIZADA COM BASE NOS SEGUINTES CONSTRUTOS: VALOR DO PRÊMIO; ALCANCE DE METAS; RELACIONAMENTO; SATISFAÇÃO E CREDIBILIDADE; MOTIVAÇÃO; JUSTIÇA E PRESSÃO NO TRABALHO.

     

     

    D - ERRADO -  ̶O̶ ̶m̶a̶p̶e̶a̶m̶e̶n̶t̶o̶ ̶e̶  a modelagem de competências têm base na definição dos níveis de proficiência esperados para a expressão de competências no desempenho do trabalho. MODELAGEM DE COMPETÊNCIAS: É DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE UMA ORGANIZAÇÃO, OU SEJA, OS CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES QUE OS COLABORADORES DA EMPRESA DEVEM POSSUIR. (É EXATAMENTE O QUE A QUESTÃO DIZ)

     

    CESPE: ''A modelagem de competências estabelece a tipologia e os níveis de complexidade para que as atividades de mapeamento e avaliação de competências sejam realizadas nas organizações.'' (CERTO)

     

    MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS: IDENTIFICAR LACUNAS, FALHAS, DÉFICITS NA COMPETÊNCIA DO INDIVÍDUO. BASEIA-SE EM RECURSOS OU DIMENSÕES DA COMPETÊNCIA, COMO CONHECIMENTO, HABILIDADE E ATITUDE, NECESSÁRIOS AO DESEMPENHO DO PROFISSIONAL NO TRABALHO. OU SEJA, O MAPEAMENTO É EFEITO DEPOIS DA MODELAGEM.

     

    CESPE: "O propósito do mapeamento de competências é identificar a lacuna entre competências, ou seja, a discrepância entre as competências necessárias para concretizar a estratégia corporativa e as competências internas existentes na organização." (CERTO)

     

     

    E - ERRADO - A gestão por competência no setor público brasileiro é norteada pelos aspectos teóricos da abordagem francesa da competência, segundo a qual uma pessoa é competente quando demonstra suas qualificações no exercício de suas responsabilidades. O CONCEITO MAIS ACEITO ATUALMENTE É O DA CORRENTE INTEGRADORA: DIZ QUE A COMPETÊNCIA É O CHA EXPRESSO DOS TRÊS ELEMENTOS (CORRENTE AMERICANA), E EM UM DETERMINADO CONTEXTO AGREGA A CORRENTE FRANCESA, QUE DIZ QUE SÓ É COMPETENTE QUEM ALCANÇA RESULTADOS. OU SEJA, A CORRENTE INTEGRADORA UNE AS DUAS CORRENTES. A COMPETÊNCIA É UM SABER (CONHECIEMTNOS) AGIR (HABILIDADES) RESPONSÁVEL (ATITUDES) E RECONHECIDO (RESULTADOS).

     

     

     

    GABARITO ''C''

     

    Peço perdão pelo comentário extenso!

    Caminhando e cantando...

  • OBS.: Quero contribuir com o meu conhecimento sobre o assunto. Embora controversso, em algumas assertivas, peço a gentileza que considerem o caráter opinativo sobre os intens.

     

     

     

    A - ERRADO - O alinhamento entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes do profissional é resultado da convergência entre estratégia organizacional e desempenho humano no trabalho. A REDAÇÃO DO ITEM ESTÁ INVERTIDA E DENOMINADAMENTE ERRADA! O ALINHAMENTO COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS / PESSOAIS / HUMANAS / PROFISSIONAIS À COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL É O RESULTADO DE UM SABER (CONHECIEMTOS) AGIR (HABILIDADES) RESPONSÁVEL (ATITUDES) E RECONHECIDO QUE IMPLICA MOBILIZAR, INTEGRAR, TRANSFERIR, RECURSOS E CONHECIMENTOS. ESSE ALINHAMENTO PROPICIA VALOR ECONÔMICO À ORGANIZAÇÃO E VALOR SOCIAL AO INDIVÍDUO.

     

     

    B - ERRADO - As transferências do tipo horizontal e do tipo vertical das competências representam os processos de inovação radical e incremental da gestão de pessoas nas organizações públicas. É VÁLIDO LEMBRAR QUE O TERMO TRANFERÊNCIA NÃO EXISTE MAIS NO ESTATUDO FEDERAL. MAS, O QUE IMPORTA É QUE A QUESTÃO TRATA DO ASSUNTO: ENRIQUECIMENTO DO CARGO.

    ENRIQUECIMENTO VERTICAL: ATRIBUIÇÃO DE MAIS FUNÇÕES AO SERVIDOR EM UM DIFERENTE NÍVEL ORGANIZACIONAL. PARA SERVIDORES MAIS EXPRIENTES (MODELO ANTIGO, MAS AINDA VIGENTE).

    ENRIQUECIEMTNO HORIZONTAL: ATRIBUIÇÃO DE MAIS FUNÇÕES AO SERVIDOR NO MESMO NÍVEL ORGANIZACIONAL. PARA SERVIDORES MAIS PRODUTIVOS (MODELO INOVADOR).

     

     

     

    Next -->

  • Questão de múltipla escolha tem que ter comentários por escrito do professor! Só vídeo não ajuda !

  • Até agora, 651 pessoas marcaram (A). 
    kkk