SóProvas


ID
781726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Na gestão patrimonial, o registro das características e das quantidades determinadas pelo levantamento consiste na etapa de inventário denominada

Alternativas
Comentários
  • PROCESSOS DO INVENTÁRIO
    Para compor um inventário é necessário respeitar as seguintes fazes ou operações do processo:
    *Levantamento
    *Arrolamento
    *Tombamento
    *Avaliação

    a) O levantamento compreende a coleta dos dados sobre todos os elementos ativos e passivos do patrimônio, podendo ainda ser denominado levantamento físico ou contábil.
    Físico ou de fato é o levantamento efetuado diretamente pela identificação e contagem dos componentes materiais.
    Já o contábil é o levantamento feito pelos apanhados de elementos registrados nos livros e fichas de escrituração.
    O levantamento dividindo-se nas seguintes etapas:
    * Identificação:  A identificação consiste na verificação das características dos bens, direitos e obrigações. Nesta etapa, procura-se separar os bens, direitos e obrigações por classes segundo a analogia de seus caracteres.
    * Agrupamento: O agrupamento é a reunião dos elementos que possuem as mesmas características.
    * Mensuração: A mensuração resulta na contagem das unidades componentes da massa patrimonial.

    b) Arrolamento é o registro das características e quantidades obtidas no levantamento. Os componentes patrimoniais podem ser apresentados de forma resumida e recebe, neste caso, a denominação de sintético; quando os componentes são relacionados individualmente, o arrolamento recebe o nome de analítico.


    c) Tombamento ou tombação provem de tombo, que no português arcaico significa arquivo, registro geral de documentos. Na opinião de Michaelis de Vasconcelos, tombo deriva de TUMBRO, que também deu túmulo e tomo-livro. Assim, o que fosse inscrito no livro do tombo era considerado sagrado e insuscetível de ser profanado ou desrespeitado.

    d) Avaliação, nesta etapa é atribuída uma unidade de valor ao elemento patrimonial, devendo sempre, os critérios de avaliação ter por base o custo. O arrolamento não apresenta interesse à contabilidade se não vier acompanhado pela avaliação, pois esta expressa o valor econômico do patrimônio. Sem a avaliação, o arrolamento servirá apenas para controlar a existência do bem patrimonial.
  • GABARITO: C

    O registro de característica vem logo depois da fase de levantamento. É necessário anotar o que foi levantado, e isso se chama arrolamento. Item c).
  •  Quando se fala em fases ou operações do Processo de Inventário, lembrem-se de LATA!!   L - Levantamento; A - Arrolamento; T - Tombamento; A - Avaliação.
  • Resposta letra "C", uma outra questão ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - Câmara dos Deputados - Analista - Técnico em Material e Patrimônio Disciplina: Administração de Recursos Materiais | Assuntos: Inventário; 

    O arrolamento, uma das fases do inventário do patrimônio, consiste no registro das características e quantidades obtidas na fase do levantamento.

    GABARITO: CERTA.

  • O arrolamento consiste no registro das característica e quantidades obtidas na fase de levantamento.
  • Sinônimos de Arrolamento

    Arrolamento é sinônimo de: relação, alistamento, catálogo, inventário, lista, rol

  • Qual a fonte pessoal ?

  • Fases do Inventário:

     

    LEVANTAMENTO: Coleta de dados; podendo ser físico (diretamente na identificação e na contagem dos componentes materiais) ou contábil (livros e fichas de escrituração).

     

    ARROLAMENTO: Registro das características e quantidades levantadas; podendo ser resumida ou de maneira individual.

     

    AVALIAÇÃO: Atribuição de unidade de valor ao bem, de acordo com seu custo.

     

    Rodrigo Rennó. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. Série Provas & Concursos (2014)

  • A resposta depende de cada autor na área da Adm patrimonial, mas a maior parte, creio eu, entende assim:

    A) grupamento. Sub-etapa do levantamento, e vem depois da sub-etapa de identificação. O grupamento consiste em reunir os elementos que possuem as mesmas características (móveis, imóveis, etc).

    B) mensuração. Terceira e última sub-etapa do levantamento, resulta da contagem das unidades componentes da massa patrimonial (peso, comprimento, número absoluto, etc).

    C) arrolamento. Não possui sub-etapa, pois é o simples registro das características e das quantidades determinadas pelo levantamento. Pode ser sintético, de forma resumida, ou analítico, quando os elementos são relacionados individualmente.

    D) avaliação. Não há interesse para a contabilidade em fazer arrolamento, sem avaliação. Nessa etapa, é atribuída uma unidade de valor ao elemento patrimonial.

    E) identificação. Sub-etapa do levantamento, que separa os bens por classes, segundo a analogia de seus caracteres.

  • GABARITO: C.

    Inventário é dividido em três fases:

    • Levantamento: compreende a coleta de dados sobre todos os elementos ativos e passivos do patrimônio e é subdividido nas seguintes partes: identificação, agrupamento e mensuração.

    • Arrolamento: é o registro das características e quantidades obtidas no levantamento. O arrolamento pode apresentar os componentes patrimoniais de forma resumida e recebe a denominação “sintético”. Quando tais componentes são relacionados individualmente, o arrolamento é analítico;

    • Avaliação: é nesta fase que é atribuída uma unidade de valor ao elemento patrimonial. Os critérios de avaliação dos componentes patrimoniais devem ter sempre por base o custo. A atribuição do valor aos componentes patrimoniais obedece a critérios que se ajustam a sua natureza, função na massa patrimonial e a sua finalidade.