-
a)lucro deve ser distribuído
totalmente para gerar reserva de lucro, dividendos e absorver prejuízo acumulados
Já a respeito destas destinações normais do
lucro líquido do exercício, a nota explicativa da Comissão de Valores
Mobiliários – CVM 59/86, comenta que são para: Reservas de lucros, pagamento de
dividendos, inclusive complementares ao mínimo obrigatório e para retenção de
lucros, via reserva de lucros específica. Nessas condições, a existência de
saldo final em lucros acumulados somente se justifica quando decorrente de:
saldo já existente, anterior à vigência da LEI Nº 6.404/76; e frações de
centavos, não computados na declaração do dividendo por ação. Se houver saldo
negativo (prejuízo no período) o mesmo deverá ser absorvido pelos resultados
positivos acumulados pelas reservas de lucros e reserva legal, respectivamente.
c) errada porque é
sobre o patrimônio liquido de S.A fechada
d)lucros menores,
custos maiores e estoque subavaliado
-
Gabarito: e)
A lei nº 6.404/76 em seu art. 248 estabelece para as S/As a obrigatoriedade da adoção do método da equivalência patrimonial na avaliação de investimentos em coligadas, controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum.
A equivalência patrimonial é o método que consiste em atualizar o valor contábil do investimento ao valor equivalente à participação societária da sociedade investidora no patrimônio líquido da sociedade investida, e no reconhecimento dos seus efeitos na demonstração do resultado do exercício.
Logo, o valor do investimento será determinado mediante a aplicação da porcentagem de participação no capital social, sobre o patrimônio líquido de cada sociedade coligada ou controlada.
Fonte: Portal da contabilidade
-
Alguém poderia comentar e fundamentar as demais alternativas?
Grato.
-
A)ERRADA, Art. 190. As participações estatutárias de empregados, administradores e partes beneficiárias serão determinadas, sucessivamente e nessa ordem, com base nos lucros que remanescerem depois de deduzida a participação anteriormente calculada. - A questão colocou como base de cálculo o Resultado.
B)ERRADA, Não existe receita antecipada. O que pode ocorrer, por sua vez, é o pagamento antecipado que impacta positivamente as disponibilidades. Ademais, a receita pode ser diferida e registrada no Passivo, sem impacto no Ativo.
C)ERRADA, § 6 A companhia fechada com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) não será obrigada à elaboração e publicação da demonstração dos fluxos de caixa.
D)ERRADA, A situação descrita acontece em um contexto deflacionário.
E)CORRETA
-
A) O resultado do exercício é destinado aos debenturistas, empregados, administradores e partes beneficiárias, e, caso esteja previsto no estatuto da empresa, para as contribuições a instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados.
ERRADA
Comentada pelos colegas. No entanto, achei estranho o termo "resultado", visto que este deveria ser positivo, ou seja, lucro;
B) A prestação de serviço em decorrência de uma receita antecipada impactará positivamente as disponibilidades.
ERRADO
Conforme o regime de competência, no momento do recebimento:
C- receitas antecipadas (Passivo)
D- Caixa (Ativo)
Após o cumprimento:
D- Receitas antecipadas (Passivo)
C- Receita (resultado)
C)A demonstração do fluxo de caixa (DFC) não é obrigatória para as sociedades anônimas com faturamento bruto anual inferior a dois milhões de reais.
ERRADO
Art. 176, §6 A companhia fechada com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) não será obrigada à elaboração e publicação da demonstração dos fluxos de caixa.
D) Se uma empresa inserida em um contexto inflacionário fizer o controle de estoques pelo UEPS, em vez de utilizar o PEPS, apresentará lucros maiores, custos menores e estoque final superavaliado.
ERRADO
Os últimos itens (mais caros) vão sair primeiro, resultando em um CMV maior e um lucro bruto menor
E) As sociedades por ações são obrigadas, por lei, a adotar o método da equivalência patrimonial na avaliação de investimentos em coligadas, controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum.
CERTO
Erros? Me mandem msg.