SóProvas


ID
782305
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação ao equilíbrio do consumidor e às funções demanda, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Para quem teve dúvida na alternativa d

    O ponto de tangência nem sempre corresponderá, necessariamente, a uma escolha ótima do consumidor. Por exemplo, se as preferências forem côncavas, a escolha ótima não acontece no ponto de tangência, mas sim num ponto de cruzamento (solução de canto).

    Fonte: Heber Carvalho

  • a) Bens complementares, perfeitos ou não, são comprados pelo consumidor em quantidades iguais.

    ERRADO: Os bens complementares são comprados em proporções iguais. Exemplo: Dois sapatos e um cinto ou a fórmula da água, em que dois átomos de hidrogênio são necessários para um átono de oxigênio.

    b) Uma escolha de fronteira é uma escolha ótima para preferências convexas.

    ERRADO: Uma escolha de fronteira é uma escolha ótima para preferências côncavas, como as dos bens substitutos perfeitos. As preferências convexas apontam o ótimo do consumidor para um ponto dentro do segmento da reta orçamentária.

    c) Um consumidor com preferências Cobb-Douglas gasta uma fração de sua renda em cada bem, fração esta que depende do preço do bem.

    CORRETO: A curva de preferências Cobb-Douglas é uma curva de indiferença convexa que independe do preço dos bens. Entretanto, seu ótimo do consumidor depende do preço dos bens, por se tratar do tangenciamento entre a curva de preferências e a reta orçamentária, esta sim ajustada em função do preço dos bens.

    d) O ponto de tangência entre a curva de indiferença e a reta orçamentária do consumidor corresponde, necessariamente, a uma escolha ótima de consumo.

    ERRADO: Se a curva de indiferença for côncava, o ótimo do consumidor será uma solução de canto (fronteira).

    e) Para o caso de bens substitutos perfeitos com preços iguais, todas as quantidades de bens que satisfaçam a restrição orçamentária serão escolhas ótimas.

    ERRADO: Bens substitutos perfeitos com preços iguais apresentam reta orçamentária inclinada em 135º, mas nada influencia nas curvas de indiferença, cuja melhor será a mais distante da origem e tocará o canto (fronteira) da reta orçamentária.