SóProvas


ID
782425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Controle Externo
Assuntos

Considerando que, no exercício de sua missão institucional, o TCU
realiza uma série de atividades de fiscalização nos órgãos sob sua
jurisdição, julgue os itens que se seguem.

A fiscalização da renúncia de receitas não depende das prestações ou tomadas de contas nos órgãos responsáveis por esse ato e pode ocorrer no final do exercício, no momento do julgamento das contas dos órgãos.

Alternativas
Comentários
  • A fiscalização da renúncia de receitas não depende das prestações ou tomadas de contas nos órgãos responsáveis por esse ato e pode ocorrer no final do exercício, no momento do julgamento das contas dos órgãos.


    Resposta facilmente encotrada no Art1, §1 da LOTCU.


    Art. 1...
    § 1º No julgamento de contas e na fiscalização que lhe compete, o Tribunal decidirá sobre a legalidade, de legitimidade e a economicidade dos atos de gestão e das despesas deles decorrentes, bem como sobre a aplicação de subvenções e a renúncia de receitas


    si vis pacem, para bellum
  • Destinadas a verificar legalidade, legitimidade, eficiência, eficácia, economicidade e real benefício socioeconômico, as fiscalizações  de renúncias de receitas podem ser prévias, concomitantes e posteriores, pelo que não precisam esperar a tomada ou a prestação de contas.
  • Pessoal, vamos ser um pouco mais sensatos na hora de julgar um comentario.

    Apesar de não ter citado a fonte do seu comentario, o colega Leo Morais fez uma citação do argumento do Cespe quantos aos recursos interpostos contra a questão, os quais foram indeferidos pela banca.

    O comentario do colega tava avaliado como ruim. Ae não dá... 3 estrelas pra vc Leo... nao merece mais pq nao citou a fonte, rss.

    Bons estudos a todos nós... continuemos na lida...

    Pra quem quiser conferir a fonte: http://www.cespe.unb.br/concursos/tcu_12_tefc/arquivos/JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERACOES_E_MANUTENCAO_DE_GABARITO.PDF
  • A fiscalização pode ser realizada a qualquer momento: CF, art 70:

    Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e RENÚNCIA de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder

  • Contas julgadas pelo orgão regulador. 

  • Regimento Interno do TCU

    Art. 257. A fiscalização pelo Tribunal da renúncia de receitas será feita, preferentemente, mediante auditorias, inspeções ou acompanhamentos nos órgãos supervisores, bancos operadores e fundos que tenham atribuição administrativa de conceder, gerenciar ou utilizar os recursos decorrentes das aludidas renúncias, sem prejuízo do julgamento das tomadas e prestações de contas apresentadas pelos referidos órgãos, entidades e fundos, quando couber, na forma estabelecida em ato normativo.


    CERTA!

  • O Regimento Interno do TCU, nos seus arts. 1º, § 1º, e 257, dispõe que (os grifos são meus):

    Art. 1º. ...
    § 1º. No julgamento de contas e na fiscalização que lhe compete, o Tribunal decidirá sobre a legalidade, a legitimidade e a economicidade dos atos de gestão e das despesas deles decorrentes, bem como sobre a aplicação de subvenções e a renúncia de receitas.

    Art. 257. A fiscalização pelo Tribunal da renúncia de receitas será feita, preferentemente, mediante auditorias, inspeções ou acompanhamentos nos órgãos supervisores, bancos operadores e fundos que tenham atribuição administrativa de conceder, gerenciar ou utilizar os recursos decorrentes das aludidas renúncias, sem prejuízo do julgamento das tomadas e prestações de contas apresentadas pelos referidos órgãos, entidades e fundos, quando couber, na forma estabelecida em ato normativo.
    Parágrafo único. A fiscalização terá como objetivos, entre outros, verificar a legalidade, legitimidade, eficiência, eficácia e economicidade das ações dos órgãos e entidades mencionados no caput, bem como o real benefício socioeconômico dessas renúncias.
    Gabarito: CERTO.
  • Comentários

    Embora confusa, a assertiva está correta. A fiscalização da renúncia de receitas pode ser feita a qualquer momento, mediante auditorias, por exemplo, assim como na ocasião do julgamento das contas dos órgãos responsáveis. 

    Lembre-se dos momentos do controle: prévio, concomitante ou posterior ao ato fiscalizado. Assim, uma inspeção ou auditoria para verificar o planejamento das renúncias de receitas a serem empreendidas no exercício seguinte constituiria um exemplo de controle prévio. Já a autuação de um processo de acompanhamento para fiscalizar as renúncias no decorrer do exercício seria um exemplo de controle concomitante, enquanto o exame das renúncias no julgamento da prestação de contas do órgão seria uma hipótese de controle posterior. Raciocínio semelhante pode ser estendido para qualquer ato sujeito à fiscalização do TCM-SP.

    Gabarito: Certo