SóProvas


ID
78256
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O brise-soleil (quebra-sol), idealizado por Le Corbusier no projeto de urbanização de Argel (1930-1934), teve a sua aplicação prática e definição final feita pelos arquitetos brasileiros, que, com estudos do movimento do sol nas várias estações e nas diversas latitudes, estabeleceram regras conforme a orientação das fachadas. A respeito do brise-soleil, quando utilizados no território brasileiro, analise:

I. é desnecessário na face norte.

II. é útil principalmente no verão, quando o sol está relativamente baixo no horizonte, penetrando profundamente nas dependências.

III. no verão, a lógica impõe o uso de brises horizontais na face norte e verticais na face oeste.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • VERTICAL - LESTE E OESTEHORIZONTAL - NORTE
  • comentário:

    I. é desnecessário na face norte. ERRADO. É fundamental na face norte.

    II. é útil principalmente no verão, quando o sol está relativamente baixo no horizonte, penetrando profundamente nas dependências. ERRADO. O SOL NÃO ESTA BAIXO NO HORIZONTE, Quanto mais perto do verão, o sol esta mais perto do 90 graus.

    III. no verão, a lógica impõe o uso de brises horizontais na face norte e verticais na face oeste. Certo


  • Tipo de questão mal formulada e "sem pé nem cabeça". Vamos lá, considerando apenas a afirmativa III:

    O uso do brise diverge-se no territorio brasileiro, pois tem dimensões continentais e cartas solares diferentes para cada clima. Não se pode generalizar.

    Exemplo: na região norte o brise é extremamente necessário na fachada norte, onde tem maior incidencia solar  (solsticio de verão - 22 jun). Já região sul o brise é desnecessário na fachada norte pois o sol incidirá nesta fachada mais no inverno (solsticio de inverno - 22 jun) quando há necessidade de receber o calor como Massa Térmica para Aquecimento (40% dos dias do ano em Brasilia).