SóProvas


ID
782701
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Diferentemente do ocorrido durante grande período de vigência do regime militar, quando se impôs ao país um bipartidarismo bastante artificial, com a redemocratização, a partir de 1985 e da promulgação da Constituição Federal de 1988, o pluripartidarismo pleno passou a caracterizar o cenário político brasileiro


Assinale a opção correspondente à agremiação político-partidária que, apesar de ter exercido importante papel na história brasileira, não integra o atual cenário político brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA LETRA A: UDN
    UDN
    é a sigla correspondente a União Democrática Nacional, um partido político brasileiro criado a 7 de abril de 1945 e extinto em 27 de outubro de 1965. Surgiu originalmente como uma frente, ou seja, um grupo arregimentado de políticos e cidadãos sem uma agenda política específica. A causa fundamental dos udenistas era fazer oposição ao regime do Estado Novo de Getúlio Vargas e toda e qualquer doutrina originária de seu governo. Participou de todas as eleições majoritárias e proporcionais até 1965. O partido que rivalizava com a UDN era o PSD (Partido Social Democrata), que possuía representação majoritária no congresso. Sua principal força era na região nordeste, onde tinha vários governadores. Desde sua fundação, perdeu três eleições presidenciais consecutivas (1945, 1950 e 1955, respectivamente), ganhando a eleição de 1960, onde apoiou Jânio Quadros, e finalmente apoiou o golpe (então denominado revolução) Militar de 1964.
  • Acrescentando conhecimento.

    Podemos diferenciar três fases de atuação da UDN na política nacional durante sua breve existência:

    1. oposição sistemática a Getúlio Vargas, em especial quanto à política social e a intervenção estatal da economia.
    2. fase de denúncias de corrupção administrativa, com o fim de atingir a aliança governista PTB-PSD, que explica a aproximação com o moralismo janista.
    3. fase do anticomunismo radical, que explica a proximação com Ademar de Barros, e que culminaria com a participação ativa na deposição de João Goulart.

    Como todos os demais partidos da época, em 1965, através do Ato Institucional número 2, a UDN foi extinta. A maioria de seus integrantes engrossaria as fileiras da ARENA, o partido que dava suporte ao Regime Militar no Congresso Nacional.

  • GABARITO: a) União Democrática Nacional (UDN)