SóProvas


ID
782704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Das ruas de Túnis à Praça Tahir e mais além, os protestos desencadeados em todo o mundo em 2011 nasceram na Internet e nos diversos recursos que permitem interagir com ela.
O Estado de S.Paulo, 6/1/2012, p. A13 (com adaptações).


Considerando o fragmento de texto acima e que a Internet é um dos fatores constitutivos da era da informação e do conhecimento que caracteriza a contemporaneidade, assinale a opção correta.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Os protestos no mundo árabe em 2010-2012, também conhecidos como a Primavera Árabe, são uma onda revolucionária de manifestações e protestos que vêm ocorrendo no Oriente Médio e no Norte da África desde 18 de dezembro de2010. Até a data, tem havido revoluções na Tunísia e no Egito, uma guerra civil na Líbia; grandes protestos na ArgéliaBahreinDjibutiIraqueJordâniaSíriaOmã eIémen e protestos menores no KuwaitLíbanoMauritâniaMarrocosArábia SauditaSudão e Saara Ocidental. Os protestos têm compartilhado técnicas de resistência civil em campanhas sustentadas envolvendo greves, manifestações, passeatas e comícios, bem como o uso das mídias sociais, como FacebookTwitter e Youtube, para organizar, comunicar e sensibilizar a população e a comunidade internacional em face de tentativas derepressão e censura na Internet por partes dos Estados.
  • GABARITO: e)
    Na chamada PRIMAVERA ÁRABE foram deflagrados diversos movimentos organizados a partir da internet que culminaram na derrubada de ditadores em diversos países, conforme quadro abaixo. A internet foi ferramenta primordial para os insurgentes se comunicarem e organizarem a chamada PRIMAVERA ÁRABE, assim conhecida em razão destes movimentos revolucionários terem
    , entre os anos de 2010 e 2012, ocorrido, em sua maioria, em países árabes. Vale destacar que apesar desses movimentos revolucionários terem obtido êxito na derrubada de ditadores, a internet sofre restrições através de censuras em diversos países, a exemplo da China, que rigidamente controla o acesso e o que se publica na internet. E quanto aos movimentos revolucionários da Primavera Árabe, não houve tentativa em separar o islamismo da política, mas tão-somente derrubar os ditadores. E, por fim, na época da guerra fria sequer se ouvia falar em internet.



  • A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam idéias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.

  • A ciência é, de fato, uma área do conhecimento onde elemento empíricos e objetivos prevalecem, mas isso não significa que não possa propiciar suporte a manifestações políticas ou doutrinárias. No caso da ciência da computação, a internet é um veículo bastante útil para a veiculação de ideias de todo o tipo. A Primavera Árabe, movimento politico ocorrido no norte da África e partes do Oriente médio a partir de 2010, foi muito influenciada pelo uso da internet. Dessa forma, a alternativa (A) está incorreta.
    A alternativa (B) está errada. Não houve necessariamente o afastamento do islamismo da esfera política na Primavera Árabe. Em muitos países onde os governos ditatoriais foram depostos, grupos ligados ao islamismo ganharam força, como a Irmandade muçulmana no Egito. O próprio Estado Islâmico ganhou bastante força na Síria, apesar de o governo não ter sido deposto, depois dos movimentos da Primavera Árabe no país.
    A alternativa (C) está erada. Não existia internet na época da crise dos mísseis. A internet moderna surgiu na década de 1980, mas só se popularizou anos mais tardes. O fenômeno de a internet funcionar como instrumento de manifestação política se tornou mais comum com as redes sociais, no século XXI.
    A alternativa (D) está errada. A internet não está imune a bloqueios e censuras de regimes ditatoriais. Os exemplos da China e da Coreia do Norte, onde diversas páginas ou a rede inteira é inacessível à população (Coreia do Norte) são emblemáticos.
    A alternativa (E) está correta.