O candidato da Irmandade Muçulmana, Mohammed Mursi, foi declarado neste domingo o vencedor da eleição presidencial no Egito, após semanas de tensão no país.
Tanto Mursi quanto seu rival, o ex-premiê Ahmed Shafiq, reivindicavam vitória no pleito que foi realizado na semana passada.
Segundo a autoridade eleitoral – que atrasou em quase duas horas a divulgação dos resultados – Mursi recebeu 51,73% dos votos.
O candidato do partido islamista será o primeiro presidente do Egito após décadas de domínio de Hosni Mubarak.
O anúncio deu início a uma grande festa da multidão que se reúne na Praça Tahrir, no centro do Cairo. Há dias, milhares de pessoas mantêm uma vigília contra o anúncio feito pelo poderoso Conselho Supremo das Forças Armadas de que pretende restringir alguns dos poderes do presidente.
No dia 13 de junho, o atual governo, que ainda é controlado pelo Exército, deu aos soldados o poder de prender civis em tribunais militares até a ratificação da nova constituição egípcia.
Quatro dias depois, os generais anunciaram poder de veto no processo de elaboração da nova constituição. Na segunda-feira, o diretor do Conselho Supremo das Forças Armadas, Hussein Tantawi, anunciou que vai restabelecer o Conselho Nacional de Segurança do país.
b) errado - A queda do coronel põe fim à divisão do país, que antes estava dividido entre o leste, nas mãos da oposição, e o oeste, nas do coronel Kadhafi.
c) errado - na Síria a Primavera Arabe ainda não teve fim, culminou em guerra civil.
d) NO Egito, o Mubarak anunciou que não iria mais se candidatar. Venceu as eleições, Mohammed Morsi.
Ainda não encontrei o erro da A. Alguns disseram aqui que a questão diz que a maioria da população em Israel é árabe (e isso seria o erro da questão), quando na verdade a questão não disse isso. Diz que: "em Israel, a maioria da população árabe..." é dizer que em Israel existe uma população q é árabe e a maioria da população árabe, que não é necessariamente a maioria de Israel, fez a intifada. Se a questão dissesse que a maioria da população é árabe, ela deveria estar escrita da seguinte forma: "em Israel, a maioria da população, árabe... ou em Israel, a maioria da população, que é árabe..."