SóProvas


ID
782911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos ao novo Código Florestal brasileiro.


Depois da aprovação do novo Código Florestal pelo Congresso Nacional, houve diversas manifestações, principalmente de ambientalistas. Nessas manifestações, reivindicou-se o veto integral ao texto.

Alternativas
Comentários
  • item correto
    Ambientalistas consultados pelo G1 ficaram insatisfeitos com o anúncio do veto parcial do novo Código Florestal, feito nesta sexta-feira (25) em Brasília. As organizações da área apoiavam o veto integral ao texto aprovado pela Câmara em abril, mas esse não foi o único ponto de discórdia.

    http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/05/veto-parcial-ao-codigo-florestal-nao-agrada-ambientalistas.html
  • Gabarito: Certo


  • CERTO. Conforme, noticias do Terra em maio de 2012
    Membros do Greenpeace levantaram na embaixada brasileira em Madri o que eles chamam de "a futura bandeira nacional", uma flâmula com a cor marrom no lugar da verde, como um sinal de protesto contra a aprovação do novo Código Florestal.
    Segundo os ativistas do grupo ambientalista, a bandeira nacional perderá todo o seu verde se a presidente Dilma Rousseff não vetar o novo Código Florestal, aprovado pela Câmara dos Deputados em abril deste ano.Caso o novo Código Florestal entre em vigor, "a devastação poderá dominar o país, já que o mesmo supõe uma forte ameaça para as florestas", afirmou Luis Ferreirim, responsável da campanha de Agricultura e Florestas do Greenpeace.
    Durante o protesto, os ativistas entregaram uma carta ao embaixador do Brasil em Madri, Paulo Cessar de Oliveira, exaltando os valores da Amazônia e exigindo o veto integral deste novo texto.
    O diretor-executivo do Greenpeace Internacional, Kumi Naidoo, também enviou uma carta formal ao presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, com o mesmo conteúdo.
    De acordo com a organização ambientalista, "só o veto integral do novo Código Florestal pode garantir a credibilidade do Brasil como anfitrião da Cúpula de Rio+20".