SóProvas


ID
782923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A respeito da atual crise econômica global, julgue os itens a seguir.


Na Comunidade Europeia, os países que adotaram o euro passam por sérias dificuldades econômicas, enquanto aqueles que não optaram pela moeda única conseguiram resistir aos efeitos da crise, como é o caso da Espanha.

Alternativas
Comentários
  • Item Errado
    A Espanha adota o Euro como moeda.
    A Eurozona é composta por 17 dos 27 Estados-membros da UE: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal.
  • GABARITO: ERRADO. A ESPANHA também faz parte da comunidade européia tem sido um dos países que mais tem sofrido com a crise econômica.
    Há dez anos, em 1o de janeiro de 2002, entrou oficialmente em circulação o euro, a moeda única corrente em países que compõem a União Européia (UE). Na época, o lastro monetário simbolizava a integração do continente que, no século 20, enfrentou duas guerras mundiais e uma divisão ideológica que quase provocou uma terceira. Hoje, porém, o euro é sinônimo de incertezas, numa crise que ameaça a futuro da segunda maior economia do planeta.
    A Eurozona é composta por 17 dos 27 Estados-membros da União Europeia: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Paísers Baixos e Portugal. Na ocasião em que o euro foi instituído, Dinamarca, Suécia e Reino Unido optaram por não aderir ao projeto e mantiveram suas moedas locais.
    FONTE:
    http://educacao.uol.com.br/atualidades/crise-do-euro--uniao-monetaria-faz-dez-anos-na-europa.jhtm(...)
    Mesmo aparentando sentir os efeitos provocados pela crise na zona do euro, o cenário econômico na Alemanha é muito melhor que o apresentado por seus vizinhos. A taxa média de desemprego na zona do euro é de 11,2%, enquanto que Espanha e Grécia – os países mais afetados atualmente pela crise – registram taxas de desemprego superiores a 25%.
    FONTE:
    http://br.advfn.com/eventos/2012/crise-na-europa
  • NA CBN

    Mesmo fora do euro, Reino Unido sofre com a crise europeia

    Uma notícia ruim veio hoje da Europa, mas não da zona do euro. No segundo trimestre do ano, a economia do Reino Unido teve queda de 0,7%, mais forte do que o esperado, piorando a situação da região. O país já estava em recessão por ter registrado dois trimestres seguidos de retração do PIB.

    A Inglaterra tem um governo conservador, que aprovou medidas de austeridade. O ministro das Finanças, George Osborne, saiu cortando tudo para tentar reduzir o déficit público num horizonte de médio prazo. Mas, nesse primeiro momento, está havendo o efeito colateral desses cortes: o encolhimento da economia, que acaba reduzindo a arrecadação.

    A Inglaterra, hoje, é menor do que quando era governada pelos trabalhistas. É isso que a imprensa local diz. Os trabalhistas perderam por causa da crise, foram acusados de não terem sido capazes de administrá-la. Gordon Brown, no entanto, também não está conseguindo encontrar a porta de saída da crise.

    Qualquer governo - conservador, trabalhista, socialista - enfrenta críticas da oposição e da população na Europa.

    Na França, Hollande foi eleito dizendo que mudaria a política macroeconômica, incentivando mais o crescimento. Tomara que tenha sucesso. Mas na Europa, todos têm dificuldade, estando fora ou dentro da zona do euro.

  • Gabarito : Errado

    Lembrando

    Dez países da UE não adoptaram o Euro como moeda oficial: 
    BulgáriaDinamarcaHungriaLetóniaLituâniaPolóniaRoméniaReino UnidoRepública Checa e Suécia.
  • Países em situação crítica: PIIGS (Porcos)
    . Portugal
    . Irlanda
    . Itália
    . Grécia
    . Espanha

    Grécia, Irlanda e Portugal járecorreram a empréstimos ao FMI .
  • Errado.

    De todos os países a pior situação é a da espanha.
  • até ri no final da questão kk, claro q ta errado a Espanha adota o Euro sim.

  • Os países que não adotaram o Euro como moeda, são vistos como "ilhas da prosperidade" e resistiram aos efeitos da crise. Porém, a questão ERRA ao citar como exemplo a Espanha, que não só adotou o Euro como moeda como é um dos países mais afetados pela crise, fazendo parte do PIIGS (Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha/Spain), grupos de países mais afetados pela crise mundial.