SóProvas


ID
783052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Tanto no mercado de capitais, com a negociação de títulos e valores mobiliários, em especial ações, debêntures e commercial papers, quanto no mercado de seguros e de previdência privada, há grande especialização e, em geral, os agentes operadores participantes têm perfil de atuação bastante específico. Acerca desse assunto, julgue os itens de 79 a 85.


Debêntures são títulos emitidos pelas sociedades por ações que asseguram a seu titular um direito de crédito contra a companhia nas condições constantes da escritura de emissão e do certificado. Nesse sentido, as debêntures podem ser emitidas para subscrição pública por companhias de capital fechado.


Alternativas
Comentários
  • Debentures só podem ser subescritas por sociedades de capital aberto.
  • As debêntures podem ser emitidas por sociedades por ações, de capital aberto ou fechado. Para que sejam distribuídas publicamente, devem ser emitidas por companhias de capital aberto com prévio registro na CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
    Regida pelas leis 6385/76 e 6404/76 e as Instruções CVM nº 404, 400 e 476, as debêntures dão aos seus detentores direito de crédito sobre a companhia emissora e possuem características particulares de prazo e rentabilidade definidas em sua escritura de emissão. Este documento especifica as condições da emissão, os direitos dos possuidores e os deveres da emitente, descrevendo todas as características do papel: valor nominal; indexador pelo qual o valor é atualizado; prazo; forma de cálculo; rentabilidade proposta pelo emissor; fluxo de pagamento; e condições que devem ser obedecidas pela companhia emissora ao longo da vida útil do ativo.
    Há duas formas de debêntures: nominativas ou escriturais. Quanto à classe, podem ser simples, conversíveis ou permutáveis, e ter garantia real, flutuante, quirografária ou subordinada.
    O valor nominal das debêntures é atualizado ao longo da existência do título, de acordo com as características previamente estabelecidas na escritura de emissão. Os negócios realizados com debêntures no mercado secundário podem ser diferentes do seu preço na curva, em função das condições de mercado e liquidez, o que dá origem aos preços de negociação. Além disso, por determinação do Banco Central, os investidores institucionais são obrigados a marcar suas carteiras a mercado.
    fonte: CETIP
  • ERRADA
    O erro está em Companhia de capital fechado.
    Somente as companhias abertas, com registro na CVM, podem efetuar emissões públicas de debêntures.
    Sim elas podem ser emitidas também pelas companhias de capital fechado, mas para subscrição pública, tem que ser companhias de capital aberto.
    Fonte: cartilha Debêntures 
  • Definitivamente o erro não é capital  fechado! Pode ser emitidas por S.A. tanto de capital fechado quanto de capital aberto.

    É complicado achar o erro dessa questão, mas talvez seja esse "certificado". Não há isso em negociações com debênture, o que tem é a escritura de emissão que é o documento legal que declara as condições sob as quais a debênture foi emitida


  • Questao de interpretação. Debentures podem ser emitidas por companhias de capital fechado. Entretanto ele pede para que se afirma da forma como foi explicado no enunciado. Quando ele diz: "Nesse sentido...


  • Debêntures são títulos emitidos pelas sociedades por ações que asseguram a seu titular um direito de crédito contra a companhia nas condições constantes da escritura de emissão e do certificado. Nesse sentido, as debêntures podem ser emitidas para subscrição pública por companhias de capital fechado. ERRADO!!

    Robson..deveria ter mais cuidado com os comentários. Enfatizou um erro que certamente pode prejudicar alguns colegas. O erro da questão esta em "capital fechado"  pois o enunciado se refere a oferta publica e não privada.

    "As debêntures podem ser emitidas por sociedades por ações, de capital aberto ou fechado. Para que sejam distribuídas publicamente, devem ser emitidas por companhias de capital aberto com prévio registro na CVM (Comissão de Valores Mobiliários)."

  • O comentario de Monique é simples e diz tudo. A debenture pode sim ser emitida por S.A de capital fechado, entretanto o enunciado afirma: nesse sentido. o que retorna ao começo da questão o termo sociedade por ações, que por sua vez são as S.A de capital aberto.

  • Acredito que o erro da questão está em dizer que as debêntures podem ser emitidas para subscrição PÚBLICA por companhias de capital FECHADO.

    As companhias de capital FECHADO só podem realizar emissões PRIVADAS com oferta a acionistas ou a grupos restritos de investidores que atendam a determinados requisitos.

    Fonte: Apostila de um professor de bancários

  • Debêntures são títulos emitidos pelas sociedades por ações que asseguram a seu titular um direito de crédito contra a companhia nas condições constantes da escritura de emissão e do certificado. Nesse sentido, as debêntures podem ser emitidas para subscrição pública apenas por companhias de capital aberto.

  • A emissão pública de debêntures só pode ser realizada por sociedades de capital aberto. As sociedades de capital fechado só podem fazer a emissão privada de debêntures – isto é, para seletos investidores.

    Resposta: Errado