SóProvas


ID
783061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Tanto no mercado de capitais, com a negociação de títulos e valores mobiliários, em especial ações, debêntures e commercial papers, quanto no mercado de seguros e de previdência privada, há grande especialização e, em geral, os agentes operadores participantes têm perfil de atuação bastante específico. Acerca desse assunto, julgue os itens de 79 a 85.


Enquanto o plano de previdência PGBL tem por finalidade a acumulação de recursos no longo prazo com vistas à complementação da renda na aposentadoria, o plano VGBL visa reduzir o imposto de renda da pessoa física que utiliza o modelo de declaração completo.


Alternativas
Comentários
  • Qual a diferença ente PGBL e VGBL?
    VGBL
    (Vida Gerador de Benefícios Livres) e PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres) são planos por sobrevivência (de seguro de pessoas e de previdência complementar aberta, respectivamente) que, após um período de acumulação de recursos (período de diferimento), proporcionam aos investidores (segurados e participantes) uma renda mensal - que poderá ser vitalícia ou por período determinado - ou um pagamento único. O primeiro (VGBL) é classificado como seguro de pessoa, enquanto o segundo (PGBL) é um plano de previdência complementar.
    A grande diferença entre os dois reside no tratamento tributário dispensado a um e outro. Em ambos os casos, o imposto de renda incide uma única vez, no momento do resgate ou recebimento da renda. Entretanto, enquanto no VGBL o imposto de renda incide apenas sobre os rendimentos, no PGBL o imposto incide tanto sobre o valor aplicado quanto sobre seus rendimentos. Para evitar a bi-tributação, é permitido deduzir as contribuições ao PGBL (valor aplicado) na declaração de ajuste anual do imposto de renda para pessoas físicas (IRPF), desde que seja utilizado o modelo completo e o valor a ser deduzido não ultrapasse 12% da renda bruta recebida no ano.
    Fonte: SUS
  • gabarito:falsa
    BENEFÍCIOS DE RENDA(nem o PGBL nem os outros restringem-se a complementação da renda na aposentadoria):


    Renda Vitalícia

    Renda Vitalícia com Prazo Mínimo Garantido

    Renda Vitalícia Reversível ao Beneficiário

    Renda Temporária


    Pensão ao Cônjuge

    Pensão aos Menores

    Renda por Invalidez com Prazo Mínimo Garantido

    Pecúlio por Morte

    Pensão Prazo Certo
    O PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) é mais vantajoso para aqueles que fazem a declaração do imposto de renda pelo formulário completo. É uma aplicação em que incide risco, já que não há garantia de rentabilidade, que inclusive pode ser negativa. Ainda assim, em caso de ganho, ele é repassado integralmente ao participante.

    O resgate pode ser feito no prazo de 60 dias de duas formas: de uma única vez, ou transformado em parcelas mensais. Também pode ser abatido até 12% da renda bruta anual do Imposto de Renda e tem taxa de carregamento. É comercializado por seguradoras. Com o PGBL, o dinheiro é colocado em um fundo de investimento exclusivo, administrado por uma empresa especializada na gestão de recursos de terceiros e é fiscalizado pelo Banco Central.

    O VGBL, ou Vida Gerador de Benefício Livre, é aconselhável para aqueles que não têm renda tributável, já que não é dedutível do Imposto de Renda, ainda que seja necessário o pagamento de IR sobre o ganho de capital. Nesse tipo de produto, também não existe uma garantia de rentabilidade mínima, ainda que todo o rendimento seja repassado ao integrante. O primeiro resgate pode ser feito em prazo que varia de dois meses a dois anos. A partir do segundo ano, também pode ser feita a cada dois meses. Possui taxa de carregamento.  
  • ERRADA
    O erro está em ....VGBL visa reduzir o imposto de renda de pes. física que utiliza o modelo de declaração completo. É simplificado.
    Diferenças entre PGBL e VGBL

    VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres) e PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres) são planos por sobrevivência (de seguro de pessoas e de previdência complementar aberta, respectivamente) que, após um período de acumulação de recursos (período de diferimento), proporcionam aos investidores (segurados e participantes) uma renda mensal - que poderá ser vitalícia ou por período determinado - ou um pagamento único. O primeiro (VGBL) é classificado como seguro de pessoa, enquanto o segundo (PGBL) é um plano de previdência complementar.

    A principal diferença entre os dois reside no tratamento tributário dispensado a um e outro. Em ambos os casos, o imposto de renda incide apenas no momento do resgate ou recebimento da renda. Entretanto, enquanto no VGBL o imposto de renda incide apenas sobre os rendimentos, no PGBL o imposto incide sobre o valor total a ser resgatado ou recebido sob a forma de renda.

    No caso do PGBL, os participantes que utilizam o modelo completo de declaração de ajuste anual do I.R.P.F podem deduzir as contribuições do respectivo exercício, no limite máximo de 12% de sua renda bruta anual. Os prêmios/contribuições pagos a planos VGBL não podem ser deduzidos na declaração de ajuste anual do I.R.P.F e, portanto, este tipo de plano seria mais adequado aos consumidores que utilizam o modelo simplificado de declaração de ajuste anual do I.R.P.F ou aos que já ultrapassaram o limite de 12% da renda bruta anual para efeito de dedução dos prêmios e ainda desejam contratar um plano de acumulação para complementação de renda.
    Fonte: susep
    http://www.susep.gov.br/setores-susep/seger/coate/perguntas-mais-frequentes-sobre-planos-por-sobrevivencia-pgbl-e-vgbl

  • Entenda as diferenças entre as modalidades PGBL e VGBL

    PGBL e VGBL são modalidades de planos de previdência que têm o objetivo de proporcionar ao cliente o investimento mais adequado de acordo com o seu perfil fiscal. Confira no quadro abaixo.

    Modalidade PGBL

    (Plano Gerador de Benefício Livre)

    Modalidade VGBL

    (Vida Gerador de Benefício Livre)

    A quem se destina

    Indicado para clientes que:

    1) Utilizam a Declaração completa de IR

    2) Realizam contribuições para a Previdência Social (ou Regime Próprio) ou aposentados;

    3) Desejam contribuir com até 12% da sua renda bruta anual em previdência complementar

    Indicado para clientes que:

    1) Utilizam a Declaração simplificada de IR ou são isentos de IR

    2) Contribuem ou não para a Previdência Social (INSS) ou Regime Próprio;

    3) Ou pretendem contribuir com mais de 12% da sua renda bruta anual em previdência complementar.

    Benefício Fiscal durante o período de acumulação

    Os valores depositados podem ser deduzidos da base de cálculo do IR, em até 12% da renda bruta anual.

    Os valores depositados não podem ser deduzidos da base de cálculo do IR.

    Tributação durante período de acumulação

    Rentabilidade

    Diferente de outros investimentos, na previdência o dinheiro das contribuições não sofre incidência de IR enquanto o dinheiro estiver investido. Desta forma, a reserva rende ainda mais ao longo do tempo.

    Resgate

    No momento do resgate todo o valor está sujeito à incidência de IR.

    Apenas valores referentes aorendimento (ganho de capital) alcançado no plano estão sujeitos à tributação de IR no momento do resgate.

    Tributação no momento da aposentadoria

    No momento do resgate todo o valor está sujeito à incidência de IR.

    Apenas valores referentes aorendimento (ganho de capital) alcançado no plano estão sujeitos à tributação de IR no momento do recebimento da renda.

    Importante:

    Para os clientes que pretendem contribuir com mais de 12% da sua renda bruta anual em previdência, é recomendado contratar um plano na modalidade PGBL para acolher o valor referente aos 12% da sua renda e um VGBL para acolher o restante dos recursos.

    fonte:http://www.caixavidaeprevidencia.com.br/portal/site/CaixaVidaPrevidencia/menuitem.82fc79a0d49b1510a164d62530e001ca/?vgnextoid=87482f4ce57d1110VgnVCM100000790110acRCRD

  • Só fui entender a diferença entre PGBL e VGBL depois de assistir esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=paLRv4dsi1k

  • "O plano VGBL visa reduzir o imposto de renda da pessoa física que utiliza o modelo de declaração completo". Sem muitos rodeios um erro está aqui, já que o VGBL é para quem utiliza o modelo de declaração simplificada ou é isento do IR.

  • VGBL (Vida Gerador Benefício Livre) Não permite abater do IR os aportes ao plano. Indicado para quem usa a declaração simplificada ou é isento ou para quem já investe em um PGBL, mas quer investir mais de 12% de sua renda bruta em previdência privada

     

    PGBL (Plano Gerador de Beneficio Livre)

     

    Permite abater da base de cálculo do IR os aportes realizados anualmente ao plano até um limite máximo de 12%(*) da renda bruta tributável do investidor.

    Indicado para as pessoas que optam pela declaração completa do Imposto de Renda.

    Essa dedução não significa que os aportes feitos na Previdência são isentos de IR. Haverá incidência do IR sobre o valor total do resgate ou da renda recebida quando eles ocorrerem.

     

     

     

    VGBL (Vida Gerador Benefício Livre)

     

    Não permite abater do IR os aportes ao plano.

    Indicado para quem usa a declaração simplificada ou é isento ou para quem já investe em um PGBL, mas quer investir mais de 12% de sua renda bruta em previdência privada.

    O IR incidirá apenas sobre os rendimentos do plano e não sobre o total acumulado.

     

     

    http://www2.brasilprev.com.br/ht/previdenciasemmisterio/oqueprevidencia/paginas/pgblxvgbl.aspx

  • Acho q a galera deu uma viajada aí...

    O PGBL que gera despesa dedutíveis até 12% da renda tributável total e ele sim usa o modelo de formulário completo.

    O VGBL não gera despesa dedutível IR, ou seja, o IR só incidirá sobre os rendimentos.

  • PBGL -> DECLARAÇÃO COMPLETA - Permite a dedução de até 12% mas no resgate o imposto é sobre o valor total


    VGBL -> DECLARAÇÃO SIMPLES - Não permite dedução de 12% no IR e no resgaste o imposto é sobre apenas os rendimentos

  • O VGBL não possui a vantagem da desoneração fiscal do IR, como diz a questão, e é, na verdade, mais indicado aos que fazem a declaração no modelo simplificado.

    Resposta: Errado