SóProvas


ID
783097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Acerca dos contratos de câmbio, das taxas de câmbio, bem como do SISCOMEX, julgue os itens subsequentes.


Os contratos de câmbio destinados à contratação entre instituições financeiras do SFN não incluem operações de arbitragem.

Alternativas
Comentários
  • Arbitragem é o nome dado a uma operação de compra e venda de ativos financeiros ou reais que permite ao investidor ganhar unicamente pela diferença de preços, realizando transações simultâneas em dois ou mais mercados.Se tratando de arbitragem no mercado à vista e fracionário, funciona da seguinte forma: o investidor compra no mercado fracionário, monta um lote e vende no mercado à vista. Ou o investidor compra um lote e vende quebrado, no fracionário. Ou seja, o arbitrador compra o ativo no mercado em que ele estiver cotado a preço mais baixo e vende-lo no outro mercado obtendo lucro.
    Pode ser feita uma operação de arbitragem de 3 tipos conforme abaixo:
    ·Arbitragem cambial: Trata-se de uma operação de compra e venda de uma moeda em duas praças financeiras diferentes, com o objetivo de lucro sobre a diferença de preços que possa existir durante pequenos intervalos de tempo.
    ·Arbitragem de bolsa a bolsa: É uma operação de arbitragem que consiste na compra e venda de um mesmo ativo financeiro em duas praças diferenças, com o objetivo de lucro sobre a diferença de preço entre as duas praças.
    ·Arbitragem à vista contra à prazo : Consiste numa operação de arbitragem realizada com o objetivo de lucro sobre a diferença de preço à vista de um ativo e o preço deste mesmo ativo à prazo.
     
  • Detalhes sobre Regulamento de Mercado de Câmbio.

    http://www.bcb.gov.br/rex/rmcci/ftp/rmcci-1-03.pdf  (Capítulo 3 - Mercado de Câmbio)
  • Sim incluem!

    As operações básicas de câmbio são: 

    -Compra = real x moeda estrangeira;

    -Venda = real x moeda estrangeira; e

    -Arbitragem = moedas de dois países diferentes (Ex.: Dólar e Euro).

  • Posso atuar no mercado de cambio como Hadge (busca proteção, compra  + barato hoje pra poder usar amahã), como especulador (busca ganhar dinheiro, compra estoca e vende mais caro depois ) e arbitrador (busca ganhar dinheiro com distorção de preços, compra mais barato nos EUA e vende mais caro no Brasil)

    Detalhes

    Arbitragem

     A meta é o lucro, e não a proteção, mas do mesmo modo não se assume nenhum risco. Como? "A atividade consiste em buscar distorções de preços entre mercados e tirar proveito dessa diferença ou da expectativa dessa diferença", define a BM&F Bovespa. Como se sabe tanto o valor de compra quanto de venda, fica-se imune a riscos. 

    E, ao comprar no mercado em que o ativo está mais barato para vender no que está mais caro, lucrando com essa diferença, os investidores funcionam também como árbitros, porque com essa movimentação, em algum momento, os dois preços tendem a equilibrar-se, formando um preço 

    Hadge

    Funcionam como um seguro de preço, em que o participante protege, parcial ou integralmente, um determinado bem ou ativo contra variações adversas de taxas, moedas ou preços, e por isso é considerada uma operação em que o risco está ausente, embora o objetivo, neste caso, não seja o lucro.É comum, por exemplo, que empresas exportadoras façam contratos futuros de dólar para se proteger de oscilações abruptas na cotação da moeda. Esta é também a modalidade de acesso mais amplo aos investidores pessoa física 

    Especulador

    Um especulador é aquele indivíduo que age no mercado, seja de ações, mercadorias, futuros, passados (!) ou qualquer outra coisa, visando lucros no curto ou médio prazos.

    Ou seja, enquanto o seu avô está com Petrobras e Banco Itaú na carteira há 20 mil anos, coletando dividendos e reinvestindo tudo novamente, um especulador prefere ficar com, por exemplo, as ações, seja de empresas de petróleo, bancos ou empresas criadoras de pipas, apenas pelo tempo que for necessário, ou seja, o tempo mínimo para se ter o máximo retorno.

    O trader é um especulador e vice-versa, se usa mais o termo trader pelos seguintes motivos, primeiro porque é mais fácil de se dizer do que es-pe-cu-la-dor e em segundo porque trader parece ser mais “honesto” do que alguém metido em es-pe-cu-la-ções não concorda?


  • operações básicas de câmbio são: 

     

    - Compra e Venda

    -Arbitragem = moedas de dois países diferentes

     

     

    Podem ser autorizados pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio: bancos múltiplos; bancos comerciais; caixas econômicas; bancos de investimento; bancos de desenvolvimento; bancos de câmbio; agências de fomento; sociedades de crédito, financiamento e investimento; sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários e sociedades corretoras de câmbio.

    Esses agentes podem realizar as seguintes operações:

    a) bancos, exceto de desenvolvimento, e a Caixa Econômica Federal: todas as operações previstas para o mercado de câmbio;

    b) bancos de desenvolvimento; sociedades de crédito, financiamento e investimento e agências de fomento: operações específicas autorizadas pelo Banco Central;

    c) sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários e sociedades corretoras de câmbio:

    c1.) operações de câmbio com clientes para liquidação pronta de até US$100 mil ou o seu equivalente em outras moedas; e

    c2.) operações no mercado interbancário, arbitragens no País e, por meio de banco autorizado a operar no mercado de câmbio, arbitragem com o exterior.

     

    http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/mercCam.asp

  • A arbitragem é uma operação de câmbio, na qual negocia-se moeda estrangeira em diferentes mercados com a finalidade de obter luro pela diferença das cotações, e portanto, também são objetos de contratos de câmbio.

    Resposta: Errado