SóProvas


ID
783115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que versam sobre operações com derivativos e suas características básicas, sobre operações com swap e sobre o funcionamento dos mercados a termo, de opções e de futuro.


Derivativos são ativos financeiros cujo valor deriva integralmente do valor de outro ativo financeiro ou mercadoria negociada no mercado à vista.

Alternativas
Comentários
  • Derivativos são ativos financeiros que derivam, integral ou parcialmente, do valor de outro ativo financeiro ou mercadoria. Podem também ser entendidos como operações financeiras que tenham como base de negociação o preço ou cotação de um ativo (chamado de ativo-objeto) negociados nos mercados futuros, a termo, de opções de compra e venda, de swaps e demais operações financeiras mais complexas.

  • Derivativos são contratos que derivam a maior parte de seu valor de um ativo subjacente, taxa de referência ou índice. O ativo subjacente pode ser físico (café, ouro, etc.) ou financeiro (ações, taxas de juros, etc.), negociado no mercado à vista ou não (é possível construir um derivativo sobre outro derivativo). Os derivativos podem classificados em contratos a termo, contratos futuros, opções de compra e venda, operações de swaps, entre outros, cada qual com suas características.

    http://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/Menu_Investidor/derivativos/Derivativos_introducao.html

  • Esta questão foi considerada correta no gabarito oficial.

  • Erro 1: a palavra INTEGRALMENTE. Podem ser total ou parcialmente derivados do valor de outro ativo financeiro ou mercadoria.

    Erro 2: no mercado À VISTA. Podem ser negociados tanto no mercado à vista ou outros como os mercados futuros, a termo, de opções de compra e venda, de swaps e demais operações financeiras mais complexas.


    Espero ter ajudado! Bons estudos!

  • Derivativos são contratos que derivam a maior parte de seu valor de um ativo subjacente, taxa de referência ou índice. O ativo subjacente pode ser físico (café, ouro, etc.) ou financeiro (ações, taxas de juros, etc.), negociado no mercado à vista ou não (é possível construir um derivativo sobre outro derivativo).