SóProvas


ID
783361
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Uma das responsabilidades do sistema operacional é usar o hardware com eficiência. Para as unidades de disco magnético, isso significa ter um rápido tempo de acesso e largura de banda de disco. Técnicas de escalonamento de disco podem ser utilizadas para melhorar o tempo de busca, que é o tempo utilizado pelo braço do disco para mover as cabeças para o cilindro que contém o setor desejado.

Qual a técnica de escalonamento na qual o braço do disco percorre continuamente todo o disco, iniciando em uma ponta e indo em direção à outra ponta, atendendo os pedidos ao longo do percurso assim que chega em cada cilindro, e que inverte a direção do percurso de atendimento quando atinge uma das pontas?

Alternativas
Comentários
  • A política de escalonamento dos acessos a discos rígidos tem um impacto importante no throughput de um sistema (número de bytes lidos ou escritos no disco por segundo). Algumas políticas bem conhecidas são:

    • First Come, First Served (FCFS): os pedidos são atendidos na ordem em que são gerados pelas tarefas; sua implementação é simples, mas não oferece um bom desempenho;
    • Shortest Seek-Time First (SSTF): os acessos a disco são ordenados conforme sua distância relativa: primeiro são atendidos os pedidos mais próximos à posição atual da cabeça de leitura do disco.
    •  Circular Scan (CSCAN): os pedidos são atendidos sempre em ordem crescente de suas posições no disco; após tratar o pedido com a maior posição, a cabeça do disco retorna ao próximo pedido com a menor posição no disco
  • Complementando o comentário do colega acima:

    SCAN (algoritmo do elevador): Atende requisições em uma direção preferencial, ao atingir os cilindros mais interno ou mais externos, ele apenas muda de direção e continua a varredura.
    C-SCAN: Idem ao SCAN, porém as requisições são atendidas apenas em um sentido, ou seja, ao final do varredura, o cabeçote é posicionado no inicio do disco.

    Bons estudos