SóProvas


ID
783415
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em bases de dados multidimensionais, os dados são organizados em cubos de dados. A esse respeito, considere as afirmações a seguir.

I - Os usuários podem consultar os dados segundo qualquer uma das dimensões do cubo de dados.

II - O pivoteamento (ou rotação) é utilizado em cubos de dados para mudar a hierarquia dimensional que está sendo correntemente utilizada por outra.

III - A operação de drill-down refere-se a um movimento no sentido descendente da hierarquia de uma dimensão, desagregando os dados e os apresentando em uma visão mais detalhada.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Só não entendi no item III, o que ele quis dizer com desagregando os dados  


    Oo
  • Também sempre faço isso, Geraldo.
  • Em relação a II

    A mudança de uma hierarquia (orientação) dimensional para outra é facilmente realizada em um cubo de dados por uma técnica chamada pivoteamento (também chamada rotação). Nessa técnica o cubo de dados pode ser pensado como se tivesse uma rotação para mostrar uma orientação diferente dos eixos.
    Sistema de Banco de Dados Navathe 4ºEd.
  • Emanuel Cordeiro, a desagragação dos dados se refere ao aumento do detalhamento dos mesmos de acordo com o aumento do detalhamento das dimensões. 
    Por exemplo:
    Vendas do primeiro trimestre: 60 (valor agregado)
    ## Drill-down ##
    Vendas de Janeiro = 10
    Vendas de Fevereiro = 30
    Vendas de Março = 20
    (valores detalhados/desagregados)
  • Errei porque achei que "hierarquia" (ao contrário do Navathe) estaria relacionado à Drill-Down/Roll-Up. Discordo que hierarquia e orientação signifiquem a mesma coisa...

  • Drill Down - oferece a capacidade oposta do Roll UP, a visao e mais detalhada, desagregando as vendas do país por regiao e, depois, as vendas regionais por sub-regiao e tambem separando produtos por estilos. 

    Pagina 724 - Sistema de Banco de Dados - 6 Edicao - Navathe.

     

  • "Os usuários podem consultar os dados segundo qualquer uma das dimensões do cubo de dados."

    Achei esquesita essa afirmação. Não à toa quando se desenvolve um DW é comum montar uma matriz de cruzamento entre fatos e dimensões. Esse cruzamento pode ser limitado pelo próprio negócio da empresa (não interessa pra ela certo cruzamento dimensão/fato) ou simplesmente porque não faz sentido, no mundo real, fazer o cruzamento.

    Então afirmar que os dados podem ser analisados por QUALQUER dimensão, me parece estranho.

    Exemplo: Professor matriculado em uma turma... Isso não existe. Naquela nossa matriz, a dimensão PROFESSOR não cruza com a fato MATRICULADO. Ok, vc pode dizer: "Mas eu posso ter uma dimensão PESSOA com o flag PAPEL (definindo quem é professor, quem é aluno). E, nesse caso, professores e alnos estariam na mesma dimensão e essa dimensão PESSOA teria que cruzar com a fato MATRICULADO. Verdade, mas a afirmação da questão,nesse caso, depende da arquitetura do DW. Não é uma regra absoluta....