-
CORRETA LETRA C)
P. Proveniência – ligado ao p. Do respeito aos fundos, os quais os documentos de uma mesma fonte geradora devem ser mantido em um mesmo fundo (não misturar com outra entidade) - respect dos fonds / prevanance.
fundo: conjunto de documentos de uma mesma proveniência (instituição).
fundo aberto: fundo ao qual podem ser acrescentados novos documentos em função do fato de a entidade produtora continuar em atividade.
fundo fechado: fundo que não recebe mais acrescímos de documentos, em função de a entidade produtora não se encontrar mais em atividade.
-
Letra C
Proveniência: também chamado de princípio de respeito aos fundos ou princípio da procedência, diz que devem ser mantidos, em um mesmo fundo, todos os documentos provenientes de uma mesma fonde geradora.
É respeitar o órgão de origem. É um produto da atividade da instituição.
-
Princípio da Proveniência: Princípio segundo o qual os arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter sua individualidade não sendo misturados aos de origem diversa. Também conhecido como princípio de respeito aos fundos.
CAMARGO, A.M.A BELLOTTO, H.L._Dicionario de Terminologia Arquivistica
-
A figura abaixo ilustra as relações entre os conceitos: princípio de proveniência, fundo e ordem interna.
FIGURA 1 – Relação de conceitos da arquivologia (princípio de proveniência, fundo e ordem interna)
Resumidamente, pode-se interpretar a figura anterior da seguinte maneira: o princípio de proveniência subdivide-se, teoricamente, em duas vertentes. A primeira, que está relacionada aos diferentes fundos e defende que não sejam descaracterizadas suas origens e que sejam respeitadas as estruturas e funções que os originaram. A segunda, que prega o respeito à ordem interna de um fundo, ou seja, que cada documento seja mantido de acordo com sua produção ou recebimento.
Dollar (1994, p.10), em seu relato sobre “O impacto das tecnologias de informação sobre princípios e práticas de arquivos”, arrisca supor que:
-
completando os colegas acima,
o princípio da PROVENIÊNCIA
-
Princípio da proveniência ou do respeito aos fundos (respect des fonds): princípio básico da arquivologia segundo o qual os arquivos devem ser organizados por fundos de uma mesma fonte produtora/geradora, não devendo, portanto, serem misturados aos de outras fontes.
* Fundo: conjunto de documentos de uma mesma proveniência. Termo que equivale a arquivo.
* Fundo aberto: fundo ao qual podem ser acrescentados novos documentos em função do fato de a entidade produtora continuar em atividade.
* Fundo fechado: fundo que, não recebe acréscimos de documentos, em função de a entidade produtora não se encontrar mais em atividade.
-
Correta letra "C", outras questões ajudam a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2012 - PRF - Técnico de Nível Superior - Classe A Padrão I
O princípio arquivístico que define e estabelece o fundo de arquivo de uma instituição é o princípio da proveniência ou de respeito aos fundos.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21ª Região (RN) - Analista Judiciário - Arquivologia
A aplicação do princípio da proveniência ou de respeito aos fundos gera o fundo de arquivo e o primeiro princípio de classificação.
GABARITO: CERTA.
-
Gabarito: Princípio da Proveniência
Fundo Arquivístico:
--- > A principal unidade de arranjo estrutural / funcional nos arquivos permanentes, constituída dos documentos provenientes de uma mesma fonte geradora de arquivos.
--- > Documentos reunidos, independentes da sua forma e suporte, reunidos orgânica e automaticamente, sendo utilizados por uma pessoa física ou jurídica no decorrer das suas funções e atividades.
Princípio da Proveniência:
--- > Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa [física ou jurídica] ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.
--- > A instituição ou pessoa que produziu, acumulou e/ou manteve e utilizou documentos no decurso de suas atividades públicas ou privadas.
--- > Conhecido também como Respeito aos fundos.
Respeito aos Fundos:
---- > Princípio básico da arquivologia criado pelo historiador francês Natalis de Wailly, segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não devem ser misturados aos de outras entidades produtoras.
Atenção:
O princípio da Reversibilidade determina que todas as operações realizadas em arquivo podem ser revertidas ("desfeitas") a qualquer tempo. Exemplo: classificação - um documento pode ser classificado e desclassificado. Portanto, não se aplica na ordenação interna do fundo de arquivo.
A ordenação do fundo (conjunto) de arquivo é orientado pelo princípio da Ordem Original, que determina que devem ser mantida a organização que os documentos mantinham nos setores de trabalho. Tal informação (a ordem nos setores de trabalho) também é fundamental para compreender melhor os documentos, e por isso deve ser preservada.
-
P. Proveniência