SóProvas


ID
783475
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A afirmação de que os documentos de arquivo são inerentemente verdadeiros relaciona-se à

Alternativas
Comentários
  • IMPARCIALIDADE

     

    Os documentos arquivísticos são inerentementes verdadeiros, já que são produzidos para desenvolver atividades.
    São assegurados pelas rotinas processuais de sua criação





     

  • Para um documento ser considerado verdadeiro ele tem que ser imparcial, ou seja, tem que ser completo, acabado, servir como apoio para tomada de decisões e como fonte de conhecimento das atividades realizadas pela Administração Pública. Um documento parcial é considerado inacabado, incompleto. Não serve de apoio as decisões administrativas nem como prova documental das atividades realizadas pela adm. pública, ora, não pode ser considerado como verdadeiro.

    Para conhecimento:

    1. Inter-relacionamento: Doc's são ligados entre si. Um documento fora do conjunto ao qual pertence perde parte do seu valor.
    2. Naturalidade: Doc's são criados / produzidos seguindo um fluxo natural.
    3. Organicidade: Caráter que liga um documento a outros do mesmo conjunto.
    4. Autenticidade: Doc's dever ser criados e conservados de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados.
  • Acredito que esse site ajudará a esclarecer quaisquer dúvidas : http://flashcarddb.com/cardset/252892-arquivologia-princ%C3%ADpios-e-caracter%C3%ADsticas-flashcards
  • CARACTERÍSTICAS
    IMPARCIALIDADE Razões pelas quais eles são produzidos e as circunstâncias de sua criação asseguram que são escritos na intenção ou para a informação da posteridade.
    AUTENTICIDADE Está ligada ao processo de criação, manutenção e custódia; os documentos são produzidos a partir de rotinas processuais que visam o cumprimento de determinada função, ou consecução de alguma atividade.
  • Letra A

    Imparcialidade- está no fato de que eles são inerentemente verdadeiros, livres da suspeita de preconceito no que diz respeito aos interesses em nome dos quais são usados hoje. Os arquivos não têm interesses, paixões, vontades ou ambições, eles simplesmente registram.

    Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini

  • A questão referia-se à característica da imparcialidade.
    Duranti (1994) acredita que os documentos de arquivo possuem cinco características:
    a) a autenticidade, atributo relacionado ao fato dos documentos terem sido criados naturalmente pela necessidade de seu uso para comprovação das ações realizadas;  b) a naturalidade diz respeito a forma natural como os documentos foram criados ao longos das atividades;  c) a unicidade deve-se ao fato que todo documento arquivístico assume um lugar único no conjunto documental ao qual pertence;  d) o inter-relacionamento é a relação que o documento arquivístico possui com outros documentos representantes da mesma transação ou assunto;  e) a imparcialidade se refere a forma inerentemente verdadeira com que os documentos foram criados em relação ao contexto de  criação.

  • Q206636 - EBC 2011

    A característica de imparcialidade dos documentos de arquivo está no fato de que eles são inerentemente verdadeiros, livres da suspeita de preconceito no que diz respeito aos interesses em nome dos quais são usados hoje. (Gab: certo)

    Q360188 - TCE/ES 2013

    Uma característica dos documentos de arquivo que os torna inerentemente verdadeiros é o(a)

    E) imparcialidade.

  • Autenticidade Documento original (Confiável). Diz respeito à criação, à manutenção e à custódia de arquivos, para servirem como prova das atividades da empresa

    Uma das formas de verificar essa autenticidade é a rastreabilidade.

    Imparcialidade Documento inerentemente (naturalmente) verdadeiro. A informação pode não ser, doc. sim