SóProvas


ID
783511
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A fase da gestão de documentos que compreende a elaboração do instrumento de classificação dos documentos de arquivo é a da

Alternativas
Comentários
  • LETRA CORRETA  C) 

    NA "GESTÃO DE DOCUMENTOS" HÁ 3 FASES:

    1- PRODUÇÃO
    2- UTILIZAÇÃO
    3- AVALIAÇÃO 


    na 2º fase, na utilização, refere-se ao fluxo percorrido pelos documentos, necessário ao cumprimento de sua função administrativa, assim como sua guarda após cessar seu trâmite.
    Essa fase envolve métodos de controle relacionados às atividades de protoco e às técnicas específicas para
    classificação, organização e elaboração de instrumentos de recuperação da informação, ou seja, conservação. 
  • Gabarito C

    Utilização – Esta fase inclui as atividades de produtos (recebimentos, classificação, registro, distribuição e tramitação); de expedição, de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária . Incluem também a elaboração de normas de acesso à documentação (empréstimo, consulta) e à recuperação de informações indispensáveis ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou científicas das instituições.


  • LETRA C
    Fases da gestão documental

    P  ........................Produção
    U  ........................Utilização
    D .........................Destinação


    2ª fase - Utilização: "refere-se ao
    fluxo percorrido pelos documentos, necessário ao cumprimento da sua função administrativa. Esta fase envolve métodos de controle relacionados às atividades de protocolo e às técnicas específicas para classificação, organização, preservação e elaboração de instrumentos de recuperação da informação(...)"

    Preservação: Conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa e operacional que contribuem direta ou indiretamente para a PROTEÇÃO do patrimônio documental.Deve ocorrer não só na 2ª fase, mas em todo o processo de gestão documental.

    Conservação: É o levantamento, estudo e controle das causas de degradação, permitindo a adoção de medidas de PREVENÇÃO. É um procedimento prático aplicado na preservação. A técnica de conservação está relacionada às atividades dos arquivos permanentes, ou seja, aqueles que já foram recolhidos e que guardam valor histórico.
  • As fases básicas da gestão documental são:

    -  Produção: os documentos são criados em razão das atividades específicas de um órgão, evitando-se dessa forma, que sejam elaborados documentos não essenciais, visando assim a diminuição do volume a ser manuseado.Isso tudo facilita o controle da massa documental.

    -  Utilização: diz respeito ao fluxo documental, sendo importante para a elaboração de instrumentos de classificação evitando-se assim a burocratização das atividades;

    -  Avaliação e Destinação dos Documentos:constitui a fase primordial, pois decide quais os documentos a serem eliminados ou preservados permanentemente.


  •  

    LETRA C

     

    RESPONDENDO USANDO JUSTIFICATIVA DO CESPE (PROVA PF/2014)

    JUSTIFICATIVA - A elaboração do plano de classificação acontece na segunda fase do programa de gestão de documentos, conhecida como Utilização e Conservação.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf

  • Para fixar o conceito:

    Q292386 - ANP 2013

    A elaboração do código de classificação de documentos acontece na fase de utilização de programa de gestão de documentos. (Gab: certo)

    Corrigindo a questão:

    A) Destinação (Avaliação e destinação)

    D) Difusão (Não está em nenhuma fase da gestão de documentos)

    C) Utilização e conservação GABARITO

    D) Criação (Produção)

    E) Produção (Produção)

  • Gabarito: C

    A elaboração do Código de Classificação de documentos acontece na fase de Utilização

    A elaboração da Tabela de Temporalidade de documentos acontece na fase de Avaliação

  • → Utilização (ou “Utilização e conservação”):

    • Protocolo, que visam o controle da tramitação dos documentos;
    • Organização e arquivamento dos documentos no arquivo (escolha dos métodos a serem adotados e cuidados na conservação e preservação dos documentos);
    • Elaboração de normas de acesso (tanto para empréstimo como para consulta);
    • Elaboração de normas para recuperação (localização) das informações.