SóProvas


ID
783535
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Recomenda-se realizar microfilmagem em documentos

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C
    Segundo alguns livros, os microfilmes quando armazenados apropriadamente, duram aproximadamente 500 anos.
  • O microfilme reduz bastante o volume dos arquivos, sendo um meio de armazenamento mais racional e prático, proporcionando acesso eficiente, rápido, limpo e seguro às informações arquivadas e a baixo custo.
  • A microfilmagem deve ser utilizada em documentos com longo prazo de guarda porque é um procedimento caro. Dessa forma deve-se comparar os custos do armazenamento prolongado com os custos do procedimento de microfilmagem. 
  • Segundo Mitchell Badler, editor da Micrographics Newsletter, o mercado em alta é o da conversão (filme/digital e digital/filme) e o dos sistemas híbridos. Estima-se que nos EUA existam mais de um trilhão de documentos em microfilmes, apenas documentos comerciais, excluindo o que está depositado em bibliotecas e arquivos públicos. E a generalidade dos utilizadores e fornecedores concorda em que se por um lado a digitalização garantirá a usabilidade dos filmes existentes em termos atuais de operacionalidade, por outro, microfilmagem continuará a ser o mais seguro meio de conservação da imagem a longo prazo: aquele que é legível pelos olhos humanos.

     

    E não é somente na segurança que a microfilmagem sai ganhando, mas também na qualidade. Os microfilmes fornecem imagens de alta resolução e são otimizados para a integração de geração de imagens eletrônicas. Com ele, você obterá qualidade de imagem excepcional com altas reduções, como desenhos de engenharia e de arquitetura, livros e jornais. Também oferece excelentes resultados em equipamentos utilizados para a microfilmagem de documentos empresariais em geral.

    Além disso, “o microfilme continua a ser a forma mais barata de armazenamento, com uma capacidade que excede a dos meios digitais. A aptidão arquivística e a aceitação legal do microfilme são inquestionáveis. Desde que conservados em boas condições de umidade e temperatura, os filmes conservam-se pelo menos por 500 anos e podem continuar a ser lidos. 

    FONTE: http://www.arquivar.com.br/informativo-solucoes/o-microfilme-nao-morreu

  • O uso de microfilme é indicado para as situações em que houver conjuntos documentais volumosos, com prazo longo de guarda e destinação final para eliminação. JOÃO TIAGO E LEONARDO REIS - Arquivologia Facilitada

  • Q64415 - MS 2010

    Proceder à microfilmagem de conjuntos documentais volumosos e de longa duração, como os assentamentos individuais ou dossiês funcionais, é um exemplo de aplicação adequada desse sistema de documentação. (gab: certo)

    Q103468 - TJ/ES 2011

    O custo da microfilmagem pode ser compensado com a economia de espaço na microfilmagem de documentos com longos prazos de guarda e com grande volume, como, por exemplo, os dossiês funcionais. (gab: certo)

    Q392266 - TC/DF 2014

    A microfilmagem, técnica de custo elevado, deve ser realizada em grandes volumes documentais cujo prazo de guarda seja longo. (gab: certo)