SóProvas


ID
783550
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O código ou plano de classificação é um instrumento de classificação de documentos que

Alternativas
Comentários
  • Letra D
                         O plano de classificação de documentos é nomeado também na literatura da área como Código de Classificação de Documentos de Arquivo, entre outras denominações. É um  esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborados a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido. Expressão geralmente adotada em arquivos correntes. (ARQUIVO NACIONAL, 2005, p. 132).
                        Como mencionado, o plano de classificação de documentos de arquivos é desenvolvido para ser aplicado já na fase corrente dos documentos de arquivos, sendo, portanto, um “instrumento de trabalho usado para classificar todo e qualquer documento produzido ou recebido por um órgão no exercício de suas funções e atividades”.Logo, deve ser aplicado em todos os suportes documentais.

  • Gagnon-Arguin e Bannouri  (...)fazem, inclusive, algumas recomendações sobre o plano de classificação: ser aplicado para todas as informações arquivísticas, independente do suporte; ser utilizado e aplicado, após treinamento, por todos os funcionários e não apenas por especialistas em classificação; ser utilizado em todas as unidades administrativas de uma instituição. (A função classificação - Renato Tarciso)

    Gab: LETRA D

  • Gab.: D

     

    o Plano de Classificação objetiva facultar o arquivamento correto dos documentos em classes. Porém, ele também é importante no processo de avaliação, uma vez que, para que a avaliação aconteça de forma eficiente, é necessário que os documentos estejam primeiramente bem classificados, de modo a facilitar a etapa de avaliação.

  • Gabarito: D

     

     

    Plano / Código de Classificação: Esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido.

     

    Tabela de Temporalidade: Determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e intermediários ou recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para guarda e eliminação.

  • GAB: D 

     

    a) é conhecido como arranjo no arquivo intermediário. (Não, ele trata com correntes e intermediários)

     

     b) é restrito aos documentos com valor secundário. (Não, primários quanto secundários)

     

     c) é conhecido como plano de destinação no arquivo corrente. (Não! Absolutamente não! Destinação é outra coisa...)

     

     d) deve ser aplicado para todos os suportes documentais. (Suporte é o tipo do material de que é feito o documento (papel, CD etc). Então, como para o plano de classificação não interessa este tipo de coisa e sim se são documentos correntes ou interemdiários, a resposta está CERTA)

     

     e) deve ser aplicado apenas em arquivo corrente. (Apenas não, ele serve tanto para documentos correntes quanto intermediários)