SóProvas


ID
784339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Considerando a necessidade de melhoria contínua dos processos para o atendimento dos objetivos estratégicos da organização, julgue o  item  a seguir.

Entre as características básicas das métricas efetivas, geralmente chamadas de indicadores-chave de desempenho (KPIs — performance indicators), identificam-se o alinhamento com os objetivos e as estratégias corporativas, o foco em usuários e em algumas poucas atividades de alto valor e a facilidade de serem compreendidas.

Alternativas
Comentários
  • Métricas efetivas, geralmente chamadas de indicadores-chave de
    desempenho (KPIs – Key Performance Indicators), têm 12 características:

    Alinhamento:  KPIs estão sempre alinhados com objetivos e estratégias corporativas.

    Poucos em número: KPIs deveriam focar em usuários e em algumas poucas atividades de alto valor ou na efetividade geral do processo.

    Fácil de entender: KPIs deveriam ser diretos, não baseados em índices complexos que gerentes não sabem como influenciar diretamente.

     

    FONTE: CBOK 2.0

  • CERTO

  • Para quem gostaria de saber as 12 características:

    1 - Alinhamento - KPIs estão sempre alinhados com objetivos e estratégias corporativas. 

    2 - Prestação de contas - Todo KPI “pertence” a um indivíduo ou grupo da área de negócio que é responsável pelo seu resultado. 

    3 - Previsibilidade - KPIs medem valores de negócio e desempenho desejado. 

    4 - Acionável - KPIs são populados com dados atuais e acionáveis de modo que usuários possam intervir e melhorar o desempenho antes que seja tarde demais. 

    5 - Pouco em números - KPIs deveriam focar em usuários e em algumas poucas atividades de alto valor ou na efetividade geral do processo. 

    6 - Fácil de entender - KPIs deveriam ser diretos, não baseados em índices complexos que gerentes não sabem como influenciar diretamente. 

    7 - Equilibrada e Conectada - KPIs devem equilibrar e reforçar um ao outro e não competir e confundir. Do contrário, irá degradar desempenho de processo. 

    8 - Transformativa - Um KPI deve provocar uma reação em cadeia de mudanças positivas na organização, especialmente quando é monitorado por um gestor de processo ou dono de processo.

    9 - Padronizada - KPIs são geralmente mais efetivos quando estão baseados em definições, regras e cálculos padronizados, de modo que possam ser integrados em diferentes painéis ao longo da organização utilizados para benchmarking dentro do segmento de negócio e entre segmentos de negócio. 

    10 - Orientada a contexto - KPIs colocam desempenho no contexto ao aplicar alvos e limites de modo que usuários podem medir seu progresso no tempo. 

    11 - Reforçada - O impacto de KPIs pode ser aumentado quando associados com remuneração e incentivos. 

    12 - Relevante - KPIs gradualmente perdem seu impacto ao longo do tempo e, por isso, devem ser revisados e renovados periodicamente.