SóProvas



Questões de Indicadores de desempenho


ID
192025
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Considere os tipos de indicadores de processos a seguir.

I - Relacionados ao rendimento da utilização de recursos pelos processos.

II - Relacionados ao alcance de objetivos e resultados dos processos.

III - Relacionados à capacidade de se prestar um determinado serviço de acordo com as expectativas e percepção de valor do cliente final ao longo do tempo.

Qual o conceito que se associa a cada tipo de indicador acima?



Alternativas
Comentários
  • Eficiência é a capacidade de obter bons produtos como produtividade e desempenho, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis, como tempo, mão-de-obra e material, ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos.

    Eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo, escolhendo os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, a eficácia se refere ao resultado da mesma.

    Efetividade diz respeito à capacidade de se promover resultados pretendidos; a eficiência indica a competência para se produzir resultados com dispêndio mínimo de recursos e esforços; e a eficácia, por sua vez, remete à capacidade de alcançar as metas definidas para uma ação ou experimento.

    Em uma conclusão simples, eficácia é a capacidade de realizar objetivos, eficiência é utilizar produtivamente os recursos e efetividade é realizar a coisa certa para transformar a situação existente.

  • Eficiência refere-se ao processo (utilização de recursos); eficácia, refere-se a comparação das saídas do processo com as metas estabelecidas; efetividade, à qualidade percebida pelo clientes.


    Numa analogia com a construção de um ponte, por exemplo, teríamos que a eficiência estaria na utilização dos melhores recursos; a eficácia estaria relacionada à entrega da ponte dentro do prazo estabelecido e; a efetividade não estaria presente se a ponte construída saída de algum lugar para chegar a lugar nenhum.



  • GABARITO LETRA C

    EFICIÊNCIA - RECURSOS

    EFICÁCIA - RESULTADOS

    EFETIVIDADE - IMPACTO


ID
192028
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

São exemplos de técnicas a serem consideradas para o suporte da identificação e da solução de problemas em processos, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia ajudar nesta questão? Não entendi o gabarito, marquei a "b", pois entendi que PDCA não era uma técnica, mas uma forma de modelo de processo. Qualquer ajuda é bem-vinda.
  • pensei da mesma maneira

    mas talvez a letra C seja um passo antes de se identificar os problemas
  • Escolher ferramentas de implantação de processo não identifica e nem resolve problemas. 

  • PDCA não é modelo de processo, é um ciclo de processos. De qualquer forma, o PDCA tanto auxilia na identificação de problemas quando na solução por meio do check e act. Em todo caso, ferramentas de implantação não se enquadram em nenhuma das ações do enunciado
  • Só se implanta um novo processo após a detecção e eliminação das causas de ineficiência do processo atual.

  • Sinceramente, acho que nem o examinador que elaborou a questão sabe explicar o gabarito.


ID
218314
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Quanto ao gerenciamento de processos, julgue os itens
de 107 a 110.

Uma vez estabelecida a estratégia da organização, é preciso adaptá-la aos planos de ação, traduzindo-a em objetivos, metas, programas e projetos. O conhecimento do modelo lógico idealizado dos macroprocessos da organização e sua arquitetura de resultados leva à produção de indicadores que possibilitam controlar o desempenho da estratégia e estabelecer critérios de capability de processos.

Alternativas
Comentários
  • Os planos de ação que devem ser adaptados para a estratégia.

  • Bom, eu entraria com recurso, pois a leitura pode dar uma dupla interpretação. Ao dizer, que é preciso adaptar a estratégia da organização aos planos de ação ... pode também dar a entender, que precisa-se pegar a estratégia definida e aplicá-la aos planos de ação.

    Essa foi a leitura que fiz. Mas a outra interpretação também é possível. Na hora da prova saber qual foi a intenção do cidadão que fez a questão, é que é o complicado!

    Abraços.
  • Alguém pode explicar que planos de ação são esses em relação a processos?
  • "Uma vez estabelecida a estratégia da organização, é preciso adaptá-la aos planos de ação, traduzindo-a em objetivos, metas, programas e projetos. (...)": Errado!! Você estabelece a estratégia da organização e depois faz o plano de ação!! 


    "(...) O conhecimento do modelo lógico idealizado dos macroprocessos da organização e sua arquitetura de resultados leva à produção de indicadores que possibilitam controlar o desempenho da estratégia e estabelecer critérios de capability de processos.": OK.

  • Uma vez estabelecida a estratégia da organização, é preciso adaptá-la aos planos de ação, traduzindo-a em objetivos, metas, programas e projetos. O conhecimento do modelo lógico idealizado dos macroprocessos da organização e sua arquitetura de resultados leva à produção de indicadores que possibilitam controlar o desempenho da estratégia e estabelecer critérios de capability de processos. Errado

    Os planos de ação que devem ser adaptados para a estratégia.

    1° cria uma estratégia e depois o plano de ação

    Bendito serás!!


ID
607069
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

                    “Se você não pode medir isso, você não pode gerenciá-lo."
                                                                                                                  Peter Drucker

O sucesso de uma organização depende da capacidade de avaliação de seu desempenho, é o que nos afirma Drucker. É necessário, no entanto, determinar os indicadores de desempenho apropriados para cada processo. Um indicador importante do desempenho de processo é a Velocidade do Processo, que é definida pela razão entre

Alternativas
Comentários
  • VELOCIDADE DO PROCESSO
    Também conhecido como velocidade de fabricação.

    A velocidade do processo representa o tempo real necessário para a conclusão do serviço ou produto, dividido pelo tempo onde realmente foi adicionado valor.

  • Velocidade do Processo = Tempo de Atravessamento / Tempo do valor adicionado

  • Velocidade do Processo = Tempo de Atravessamento / Tempo do valor adicionado


ID
607075
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Medindo alguns indicadores de um processo, um consultor descobriu os seguintes dados:

I - A cada 100 horas planejadas de produção, apenas 92 horas são realmente usadas em atividades produtivas, sendo as 8 horas restantes não produtivas.

II - A cada 100 produtos entregues, 12 são devolvidos pelo cliente por não estarem de acordo com os requisitos acordados.

Usando unicamente esses dados, o consultor então concluiu que a eficácia e a eficiência do processo são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • A eficiência é o ato de “fazer certo as coisas” (que está relacionada ao operacional), enquanto que a eficácia consiste em “fazer as coisas certas” (que está relacionada ao nível gerencial).

     

    Pensando desta forma pdoemos identificar que a informação I está relacionada ao operacional (tempo de produção - 92%), enquanto a II está relacionada ao gerencial (entrega / satisfação do cliente - 88%).

     

    Essa questão confunde porque no final a pergunta inverte a ordem das informações (I e II), induzindo a resposta para a alternativa E, pois possui as respostas corretas, porém, invertidas.

     

    Por isso a resposta correta é a letra C.


ID
784339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Considerando a necessidade de melhoria contínua dos processos para o atendimento dos objetivos estratégicos da organização, julgue o  item  a seguir.

Entre as características básicas das métricas efetivas, geralmente chamadas de indicadores-chave de desempenho (KPIs — performance indicators), identificam-se o alinhamento com os objetivos e as estratégias corporativas, o foco em usuários e em algumas poucas atividades de alto valor e a facilidade de serem compreendidas.

Alternativas
Comentários
  • Métricas efetivas, geralmente chamadas de indicadores-chave de
    desempenho (KPIs – Key Performance Indicators), têm 12 características:

    Alinhamento:  KPIs estão sempre alinhados com objetivos e estratégias corporativas.

    Poucos em número: KPIs deveriam focar em usuários e em algumas poucas atividades de alto valor ou na efetividade geral do processo.

    Fácil de entender: KPIs deveriam ser diretos, não baseados em índices complexos que gerentes não sabem como influenciar diretamente.

     

    FONTE: CBOK 2.0

  • CERTO

  • Para quem gostaria de saber as 12 características:

    1 - Alinhamento - KPIs estão sempre alinhados com objetivos e estratégias corporativas. 

    2 - Prestação de contas - Todo KPI “pertence” a um indivíduo ou grupo da área de negócio que é responsável pelo seu resultado. 

    3 - Previsibilidade - KPIs medem valores de negócio e desempenho desejado. 

    4 - Acionável - KPIs são populados com dados atuais e acionáveis de modo que usuários possam intervir e melhorar o desempenho antes que seja tarde demais. 

    5 - Pouco em números - KPIs deveriam focar em usuários e em algumas poucas atividades de alto valor ou na efetividade geral do processo. 

    6 - Fácil de entender - KPIs deveriam ser diretos, não baseados em índices complexos que gerentes não sabem como influenciar diretamente. 

    7 - Equilibrada e Conectada - KPIs devem equilibrar e reforçar um ao outro e não competir e confundir. Do contrário, irá degradar desempenho de processo. 

    8 - Transformativa - Um KPI deve provocar uma reação em cadeia de mudanças positivas na organização, especialmente quando é monitorado por um gestor de processo ou dono de processo.

    9 - Padronizada - KPIs são geralmente mais efetivos quando estão baseados em definições, regras e cálculos padronizados, de modo que possam ser integrados em diferentes painéis ao longo da organização utilizados para benchmarking dentro do segmento de negócio e entre segmentos de negócio. 

    10 - Orientada a contexto - KPIs colocam desempenho no contexto ao aplicar alvos e limites de modo que usuários podem medir seu progresso no tempo. 

    11 - Reforçada - O impacto de KPIs pode ser aumentado quando associados com remuneração e incentivos. 

    12 - Relevante - KPIs gradualmente perdem seu impacto ao longo do tempo e, por isso, devem ser revisados e renovados periodicamente.


ID
836311
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue os itens de 57 a 62, que versam sobre modelagem
organizacional, técnicas de mapeamento de processos, notações de
processos e construção e mensuração de indicadores de processos.

No processo de elaboração de indicadores de desempenho, a faixa de aceitação pode ser estabelecida por referências externas, por aperfeiçoamento ou, ainda, por calibragem embasada na experiência interna, na impossibilidade de se considerarem outras referências.

Alternativas
Comentários
  • primeiramente, indicadores são parâmetros de referência para medir a eficiência,  a eficácia, a economicidade e a efetividade dos subprocessos, associados a uma faixa de aceitação que baliza os resultados obtidos com a aplicação do indicador, assim, valores nessa faixa são tidos como aceitáveis, enquanto os que estão fora dela, necessitam investigação

    Na avaliação dos sistemas de indicadores/ medição de desempenho, o histórico dos resultados obtidos é analisado, subsidiando duas ações:
    -aperfeiçoamento do processo: redesenhar, melhorar
    -ajuste nos indicadores (calibragem): ajuste da faixa de aceitação dos indicadores, alargando ou reduzindo o intervalo entre o limite superior e o inferior

    fonte: http://www.gespublica.gov.br/ferramentas/pasta.2010-04-26.1767784009/anexos/guia_de_simplificacao_e_modelagem/j_sistema_de_medicao_de_desempenho.pdf
  • Link atualizado para o bom cometário da Thais: http://www.gespublica.gov.br/Tecnologias/pasta.2010-04-26.1767784009/anexos/guia_de_simplificacao_e_modelagem/j_sistema_de_medicao_de_desempenho.pdf

  • Gabarito: CERTO

    -

    -

    Para analisar resultados dos processos, é possível utilizar um sistema de medição de desempenho, para que se possa ter em mente a tendência desses processos. Trata-se de um processo que subsidia a tomada de decisão.

    É possível efetuar essa análise comparando-se com referencial externo (ocorrências similares externas ao órgão/empresa.

    *Calibragem: Trata-se de um ajuste na faixa de aceitação dos indicadores, fazendo o alargamento ou redução do intervalo existente entre os limites superior e inferior, deixando a tolerância com o resultado mais rigorosa ou mais benevolente. Quando um resultado é almejado, é preciso que exista um intervalo para mais ou para menos que seja aceitável.

    *Aperfeiçoamento: trata-se de um redesenho, com a implementação de melhorias que foram detectadas durante o monitoramento do processo.

    -

    Fonte: Prof. Vinicius Ribeiro - Ponto dos Concursos

    -

    -

    Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. II Coríntios 4:16-17-18. Bíblia.



  • http://www.gespublica.gov.br/sites/default/files/documentos/guia_indicadores_jun2010.pdf

    Construção de indicadores de desempenho do processo --> pagina 40

  • Não compreendi o texto "na impossibilidade de se considerarem outras referências", não pode considerar outras referências ?

  • Certo. É isso mesmo. Para analisar resultados dos processos, é possível utilizar um
    sistema de medição de desempenho, para que se possa ter em mente a tendência
    desses processos. Trata-se de um processo que subsidia a tomada de decisão.
    É possível efetuar essa análise comparando-se com referencial externo (ocorrências
    similares externas ao órgão/empresa).
    Com a avaliação desses processos, é possível empreender ações de:
    • calibragem: trata-se de um ajuste na faixa de aceitação dos indicadores,
    fazendo o alargamento ou redução do intervalo existente entre os limites
    superior e inferior, deixando a tolerância com o resultado mais rigorosa ou
    mais benevolente. Quando um resultado é almejado, é preciso que exista um
    intervalo para mais ou para menos que seja aceitável.
    • aperfeiçoamento: trata-se de um redesenho, com a implementação de melhorias
    que foram detectadas durante o monitoramento do processo.

    Fonte: Gran cursos

  • João Brito, o texto fala que é na impossibilidade de se considerar outras referências. Então quer dizer que outras podem ser consideradas sim. Releia e vai chegar a essa interpretação.

  • Para analisar resultados dos processos, é possível utilizar um sistema de medição de desempenho, para que se possa ter em mente a tendência desses processos.

     

    Trata-se de um processo que subsidia a tomada de decisão.

     

    É possível efetuar essa análise comparando-se com referencial externo (ocorrências similares externas ao órgão/empresa).

     

    Com a avaliação desses processos, é possível empreender ações de:

     

    Ø     calibragem: trata-se de um ajuste na faixa de aceitação dos indicadores, fazendo o alargamento ou redução do intervalo existente entre os limites superior e inferior, deixando a tolerância com o resultado mais rigorosa ou mais benevolente. Quando um resultado é almejado, é preciso que exista um intervalo para mais ou para menos que seja aceitável.

     

    Ø     aperfeiçoamento: trata-se de um redesenho, com a implementação de melhorias que foram detectadas durante o monitoramento do processo.

     

    by neto..

  • CERTO


ID
891952
Banca
IBFC
Órgão
INEP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

No processo de gerenciamento de desempenho do processo deve-se ter uma métrica e medição associadas ao trabalho ou saída do processo que é executado.
Identifique a alternativa abaixo que NÃO representa uma métrica e medições baseadas nas dimensões fundamentais:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o BPM-CBOK, a medição de desempenho de processos compreende as dimensões de tempo, custo, capacidade e qualidade.

    · Tempo está associado à duração do processo;

    · Custo é valor (normalmente monetário) associado ao processo;

    · Capacidade é o montante ou volume de saídas viáveis de um processo;

    · Qualidade normalmente é expressa como um percentual do real em relação ao ótimo (ou máximo).

    Gabarito: A

  • O CBOK (Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio) engloba essas 4 dimensões para relacionar a medição de desempenho: Tempo, custo, capacidade e qualidade

    Gabarito: Letra A


ID
891958
Banca
IBFC
Órgão
INEP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Os Indicadores Chave de Desempenho medem o nível de desempenho de um processo. O Indicador-chave de desempenho normalmente é conhecido pela sigla:

Alternativas
Comentários
  • Key Performance Indicator - KPI

  • e)KPI

    key performance indicator é um indicador para medir desempenho muito usado em frameworks como ITIL. Em service operation o numero de eventos resolvidos e quantos deles sao incidentes & requisições é um exemplo de KPI

  • É bom saber inglês

ID
1055791
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos à construção e mensuração de indicadores de processos de negócio.

Na avaliação de desempenho de processos, pode ser definido um indicador que represente vários aspectos da realidade, sendo inviável a obtenção desses indicadores pela simples análise do valor de uma variável.

Alternativas
Comentários
  • Certo , é inviável a obtenção desses indicadores apenas com uma simples analise de uma variável, Tornando - se muito precoce .



  • Os indicadores de desempenho são coletados por meio do mapeamento de processos (AS-IS). Assim, não se pode chegar a um indicador de qualidade e confiável sendo considerado somente uma variável, como diz a questão. A análise deve ser feita de forma integrada entre os diversos processos existentes em um determinado contexto de negócios.

    Questão correta, portanto.

  • O Yuri Morais comentou no link: 

    http://www.itnerante.com.br/group/bpm/forum/topics/stf-analise-de-sistemas-de-informacao-bpm?commentId=1867568%3AComment%3A297919&groupId=1867568%3AGroup%3A285342

  • Indicador é um representação de forma simples ou intuitiva de uma métrica ou medida para facilitar sua interpretação. Um indicador válido deveria refletir uma métrica e não somente uma medida.

    Conceitos:

    Métrica: um cálculo sobre medidas. Exemplo: 5% de defeitos a cada 100 produtos produzidos.

    Medida: quantificação de dados (ex: 10 unidades)

    Conforme mencionado acima para que o indicador tenha mais validade é necessário vincula-lo a métricas.

     

    Fonte: Prof. Yuri Morais. 

    link: http://www.itnerante.com.br/profile/YuriMoraisBezerra

  • Na avaliação de desempenho de processos, pode ser definido um indicador que represente vários aspectos da realidade, sendo inviável a obtenção desses indicadores pela simples análise do valor de uma variável.

    Correta! um indicador válido deveria refletir uma métrica (número de reclamações/número de vendas) e não somente uma medida (numero de reclamações).

  • Apenas um adendo. Existe o indicador que reflete apenas uma única variável. É o chamado 'indicador simples'. No entanto, o indicador de desempenho não é um indicador simples, mas um 'indicador composto' por conta de sua complexidade metodológica, visto que é elaborado pela aglutinação de dois ou mais indicadores simples e avalia um conceito abstrato. Dessa forma, no caso dele, em particular, se faz necessária mais de uma variável para a sua obtenção.

    Resposta: Certo.

  • CERTO


ID
1055794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos à construção e mensuração de indicadores de processos de negócio.

Na construção de um indicador de desempenho de processo, devem ser estabelecidas metas que representem um índice que faça uma análise comparativa de desempenho.

Alternativas
Comentários
  • A fixação de metas de desempenho a serem atingidas pela instituição, que deverão ser aferidas pelos indicadores de desempenho elaborados, não por uma análise comparativa de desempenho. O de metas permite que se verifique, numa primeira análise, se as metas foram estabelecidas de forma correta conforme os fatores abaixo:

    1) Realísticas: levam em conta os objetivos da instituição, o contexto econômico em que está inserida, as limitações orçamentárias, o desempenho anterior etc; 

    2) Exeqüíveis: são passíveis de serem atingidas, pois se não forem, elas serão vistas como meros ideais e não terão influência prática no comportamento da instituição;

    3) Desafiadoras: são desafiadoras, pois se não forem, elas não encorajarão a se efetuarem melhorias no sistema; devem, portanto, ser cada vez mais ambiciosas ao longo do tempo, de maneira a incentivar que a instituição busque a otimização dos resultados,a partir dos recursos disponíveis;

    4) Comparáveis: podem ser comparadas internamente à instituição, ou externamente, com outras instituições de reconhecido bom desempenho na área;

    5) Claras: são facilmente identificáveis; não sendo, podem utilizar termos ambíguos na sua definição 

    http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2063230.PDF

  • As metas devem nortear o indicador de desempenho não o indicador as metas

  • Alguém poderia me explicar melhor o porque da afirmativa estar incorreta?

    Sendo META uma expressão numérica que representa o estado futuro de desempenho desejado; e ÍNDICE o resultado da meta; Logo, a afirmativa "...devem ser estabelecidas metas que representem um índice que faça uma análise comparativa de desempenho." não estaria correta?

  • Errado: Na construção de um indicador de desempenho de processo, devem ser estabelecidas metas que representem um índice que faça uma análise comparativa de desempenho.

    Certo: Na construção de metas de desempenho, devem ser estabelecidos indicadores que representem um índice...

    As metas são os índices arbitrados para os indicadores, a serem alcançados num determinado período de tempo. São pontos ou posições a serem atingidos no futuro. Elas se constituem em propulsores da gestão, pois gerenciar consiste em desenvolver ações, visando atingir metas. Uma meta possui três componentes: objetivo, valor e prazo. Exemplo: reduzir o número de ocorrências em
    50% até o final do ano.

    A CESPE gosta destas confusões.

  • http://www.itnerante.com.br/group/raciocinio/forum/topics/stf-analise-de-sistemas-de-informacao-questao-72?page=1&commentId=1867568%3AComment%3A297471&x=1#1867568Comment297471

  • ERRADO


    Trocaram:


    Na construção de um indicador de desempenho de processo, devem ser estabelecidos ÍNDICES que representem uma META que faça uma análise comparativa de desempenho.


    Fonte: Link do colega Fausto, comentário do André Leitão :9

  • Um indicador identifica uma medida numérica específica que representa o grau de progresso para o alcance de uma meta, objetivo, saída, atividade ou outra entrada.

  • Na construção de um indicador de desempenho de processo, devem ser estabelecidas metas que representem um índice que faça uma análise comparativa de desempenho.

    Acredito que este é o componente PADRÃO DE COMPARAÇÃO, meta é o índice a ser alcançado.

    Os componentes básicos de um indicador são:

     Medida: grandeza qualitativa ou quantitativa que permite classificar as características, resultados e consequências dos produtos, processos ou sistemas;

     Fórmula: padrão matemático que expressa à forma de realização do cálculo;

     Índice (número): valor de um indicador em determinado momento;

     Padrão de comparação: índice arbitrário e aceitável para uma avaliação comparativa de padrão de cumprimento;

     Meta: índice (número) orientado por um indicador em relação a um padrão de comparação a ser alcançado durante certo período.

    Fonte: http://www.gespublica.gov.br/sites/default/files/documentos/guia_indicadores_jun2010.pdf

  • ERRADO

  • Errado.

    quem faz isto é o padrão de comparação.

  • Pesquisem: Guia Referencial para Medição de Desempenho e Manual para Construção de Indicadores


ID
1055800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, a respeito das técnicas empregadas na modelagem e na melhoria de processos de negócio.

O desempenho de processos pode ser medido pela metodologia ABC (activity based costing), que se baseia nas atividades desenvolvidas no processo, identificando e alocando custos.

Alternativas
Comentários
  • Traduzindo para o português temos Custeamento Baseado em Atividades. O ABC é um método que permite apurar quais os recursos consumidos pelas atividades dentro de uma empresa, refletindo o relacionamento destas atividades com toda a distribuição dos custos no processo.

    Através do ABC, podemos definir parâmetros eficazes para a avaliação do impacto de cada uma destas atividades no processo de produção.

  • Há várias abordagens especializadas que podem ser usadas para gerenciar aspectos de desempenho de processos, cada uma com suas próprias características e propósitos. Duas serão mencionadas aqui:

    Custeio Baseado em Atividade (ABC – Activity Based Costing)
    Controle Estatístico de Processos (SPC – Statistical Process Control)

    Custeio Baseado em Atividade
    Definição:
    Custeio baseado em atividades é um método de custeio de uso gerencial que atribui valores aos motivadores de consumo de atividades e recursos disponíveis em uma organização.

    Um dos principais conceitos que regem o Custeio Baseado em Atividade é que tudo que é consumido em uma organização é denominado como "gasto". Os gastos representam naturezas de custos e despesas que são consumidas pelas atividades e estes pelos motivadores de custos, ou também denominados: objetos de custos. As relações de consumo se tornam reais em função do direcionador de custo.

    A abordagem de Custeio Baseado em Atividade transforma despesas indiretas em despesas diretas. Fornece uma frequência de atividade e informação de custos pela comparação das atividades antes e após a transformação do processo.

    Controle Estatístico de Processos
    Definição:
    Controle Estatístico de Processos (SPC – Statistical Process Control) lida com a coleção, classificação, análise e interpretação numérica de fatos e dados. Por meio do uso de teorias matemáticas e estatísticas, o controle estatístico de processos impõe ordem e regularidade em elementos díspares agregados.

    Fonte: CBOK pag. 221

  • CERTO


ID
1091482
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Uma organização utiliza, em sua avaliação de desempenho, um método que se baseia nas características externas relacionadas a desempenhos altamente positivos ou altamente negativos. Esta forma de avaliar caracteriza o método:

Alternativas
Comentários
  • B- dos incidentes críticos

  • Incidentes críticos

    Enfoca as atitudes que representam desempenhos altamente positivos (sucesso), que devem ser realçados e estimulados, ou altamente negativos (fracassos), que devem ser corrigidos através de orientação constante. O método não se preocupa em avaliar as situações normais. No entanto, para haver sucesso na utilização desse método, é necessário o registro constante dos fatos para que estes não passem despercebidos.


ID
1203034
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

O critério mais simples para avaliar a eficiência de um processo, organização ou sistema é a produtividade.
Baseado neste tema leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. A Produtividade é definida como a relação entre os recursos utilizados e os resultados obtidos, ou produção.
II. De forma geral, quanto mais elevada a quantidade de resultados obtidos com a mesma unidade de recursos, mais produtivo é o sistema.

Alternativas
Comentários
  • Letra C. As duas estão corretas

  • A Produtividade se assemelha com Eficiência. Porém, cuidado para não confundir:

    - Eficiência é o quanto se produz em relação ao quanto se poderia produzir;

    Produtividade é o quanto se produz em relação aos recursos utilizados.

  • LETRA C CORRETA

     Produtividade - relação entre os recursos empregados e os resultados obtidos, ou seja:

    output, mercadoria ou o serviço obtido no final do processo; input, recursos utilizados na produção ou venda de serviços. É a otimização do uso dos recursos empregados ( inputs) para a maximização dos resultados desejados (outputs).

  • eficiencia tem o mesmo conceito entao...


ID
1322338
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Em relação aos indicadores, julgue o item subsequente.


Relevância política, solidez, confidencialidade analítica e mensurabilidade, entre outras, são características desejáveis de um indicador.

Alternativas
Comentários
  • Características Desejáveis dos Indicadores:

    Relevância;

    Gradação de Intensidade;

    Univocidade;

    Padronização;

    Rastreabilidade.

    Tudo isso quanto à cobertura, portabilidade e invariância de escala.

    Fonte: http://www.redalyc.org/pdf/147/14725436009.pdf

    Página 105

  • o erro é na palavra "análitica"

  • Acredito que o errro seja confidencialidade analítica, uma vez que é diferente de confiabilidade (indicador deve ser confiável)

  • Questão para ser respondida baixando um Seo Saraiva: a mensurabilidade é desejável? Como é que eu vou avaliar o índice? Ora, faça-me o favor!!!

  • Propriedades dos Indicadores segundo o livro Administração Geral e Pública (Elisabete de Abreu e Lima Moreira | Juspodivm):

    Propriedades Essenciais:

    Utilidade

    Validade

    Confiabilidade

    Disponibilidade

    Propriedades Complementares:

    Simplicidade

    Clareza

    Sensibilidade

    Desagregabilidade

    Economicidade

    Estabilidade

    Mensurabilidade

    Auditabilidade

    Outras propriedades:

    Publicidade

    Temporalidade

    Factibilidade

  • Relevância política, solidez, confidencialidade analítica e mensurabilidade, entre outras, são características desejáveis de um indicadorResposta: Errado.

     

    Comentário: a relevância política não é característica de um indicador, porém vem sendo analisando como um fato externo (ameaça ou oportunidade) para as operações de uma organização.

  • Penso que confidencialidade analítica também não é desejável, pois ,se ele tem que ter Auditabilidade, confidencialidade certamente dificultaria o controle desse indicador

  • Quem quiser mais detalhes...

    Para que os indicadores a serem construídos possam ser operacionalizados, é importante que se

    considere os critérios centrais dos indicadores:

    1. Seletividade/importância: os indicadores devem fornecer informações sobre as principais variáveis estratégicas e prioridades definidas para as ações, produtos ou impactos esperados, por isso devem ser escolhidos apenas indicadores importantes para o sucesso organizacional;

    2. Simplicidade, clareza, inteligibilidade e comunicabilidade: os indicadores devem ser simples, claros, e fáceis de serem compreendidos e comunicados. Eles devem ter a capacidade de carregar mensagem e significado. Os nomes e expressões utilizados devem ser facilmente compreendidos e conhecidos por todos os públicos interessados;

    3. Representatividade (cobertura), confiabilidade e sensibilidade: Os indicadores devem ter a capacidade de demonstrar a mais importante e critica etapa dos processos, projetos, e outros que se propõem a medir. Os dados devem ser precisos, de forma a responder aos objetivos do indicador. Devem ser coletados na fonte correta e devem refletir em momento oportuno os efeitos das intervenções realizadas;

    4. Investigabilidade (auditabilidade, ou acessibilidade): os dados que servem de base para os indicadores devem ser fáceis de identificar e analisar, assim como o próprio cálculo do indicador, seja para registro ou para reter informações e permitir juízos de valor;

    5. Comparabilidade: os indicadores devem ser facilmente comparáveis com as referências internas ou externas, bem como séries históricas de acontecimentos;

    6. Estabilidade: os procedimentos para coleta, análise, etc., dos indicadores devem ser gerados de forma sistemática e constante, sem muitas alterações e complexidades, uma vez que é importante manter o padrão para permitir a construção de uma série-histórica para análises;

    7. Custo-efetividade (ou economicidade): os indicadores devem ser projetados para serem factíveis e economicamente viáveis. Os benefícios de ter um indicador devem ser maiores que os custos envolvidos, assim, como já vimos, nem todas as informações devem ser mensuradas;

    8. Relevância: deve-se verificar se a escolha de um determinado indicador atende às expectativas de seus públicos de interesse, de modo a assegurar sua relevância;

    9. Disponibilidade: os dados necessários para compor o indicador devem ser de fácil obtenção;

    10. Desagregabilidade: capacidade de representação regionalizada de grupos sócio demográficos, considerando a dimensão territorial;

    11. Praticidade: o indicador deve ter aplicação prática para subsidiar a tomada de decisão.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Gab E

    Apenas p ajudar a lembrar das Propriedades dos Indicadores Essenciais: é vc colocar 1 Dis.Co de U.Va para ouvir, ja pensasse?

    1. Disponibilidade
    2. Confiabilidade
    3. Utilidade
    4. Validade


ID
1714486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Tendo como referência o guia CBOK v.2.0, julgue o item a seguir, a respeito de gestão de processos de negócios.

De acordo com o guia para gerenciamento de processos de negócio, os processos podem ser classificados em produtivos, de suporte e de gestão.


Alternativas
Comentários
  • Primários, Suporte e Gerenciamento (ou Gestão)

  • gabarito Eprimários ou essenciais

    de apoio ou suportegerenciais ou de gestão
  • Há três tipos de processos de negócio: primários, de suporte e de gerenciamento.

    • Processos primários são de natureza interfuncional e compõem a cadeia de valor.

    • Processos de suporte, tais como recursos humanos e TI, habilitam outros processos.

    • Processos de gerenciamento são utilizados para medir, monitorar e controlar atividades de negócio. Garantem que processos primários e de suporte atinjam metas operacionais, financeiras, regulatórias e legais

  • Gab. E

     

    Tipo de processo:

     

    Processos de negócio, de clientes, finalísticos, primários, ponta-a-ponta ou essenciais;

    Processos organizacionais, administrativo, de apoio ou de suporte;

    Processos gerenciais ou de gerenciamento.

     

    Fonte: Prof. Carlos Xavier - Estratégia

  • Não é produtivo e sim primário ...

  • questão mais cobrada em BPM


    Ano: 2012Banca: QuadrixÓrgão: DATAPREVProva: Analista de Tecnologia da Informação

    Processos essenciais da organização, que entregam valor diretamente ao cliente e realizam a missão da empresa, são denominados:

    a) Processos operacionais

    b) Processos de suporte

    c) Processos gerenciais.

    d) Processos estratégicos.

    e) Processos chave



    (Cespe – TCU 2008) Um macroprocesso engloba vários outros processos capazes de satisfazer às necessidades dos clientes/usuários. Esses processos podem ser classificados como finalísticos, de apoio ou de gerenciamento.

    Certa



    2015 - TJDF

    Os processos que fornecem valor a outros processos em detrimento do cliente são considerados processos de suporte. Esses processos não entregam valor ao cliente.

    certa






  • é tanto nome que essas disgrama tem que a gente até marca certo

  • Dica:

    Canal que ajuda o Concurseiro de TI. Composto por RESUMOS em forma de MAPAS MENTAIS. Já estão prontos toda a parte de:

    Gerenciamento de Processos, Redes, Segurança em Sistemas Computacionais, PDTI, IN04

    Aproveitem para relembrar os principais tópicos que caem em prova:

    Basta procurar por "MapasTI MapasTI" no youtube

  • (ERRADO)

    Famigerado " NOG "

    Negociais

    Operacionais

    Gestão

  • ERRADO

  • De acordo com o guia para gerenciamento de processos de negócio, os processos podem ser classificados em produtivos, de suporte e de gestão. Errado

    Primários, Suporte e Gerenciamento (ou Gestão)

    Bendito serás!!


ID
1714582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A respeito de gerenciamento de indicadores, metas e resultados, julgue o item que se segue.

Os indicadores devem ser especificados por meio de métricas estatísticas, comumente formadas por porcentagem, média, número bruto, proporção e índice. Os componentes básicos de um indicador são medida, fórmula, índice, padrão de comparação e meta, sendo este último um índice para avaliação comparativa de padrão de cumprimento.


Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Padrão de comparação: índice arbitrário e aceitável para uma avaliação comparativa de padrão de cumprimento

    Meta: índice (número) orientado por um indicador em relação a um padrão de comparação a ser alcançado durante certo período.
  • (ERRADO)

    PADRÃO DE COMPARAÇÃO índice para avaliação comparativa de padrão de cumprimento

  • ERRADO

  • ERRADO

    Meta: são valores que o resultado do indicador procura igualar ou superar. Possui objetivo, valor e prazo.

    Livro: Elisabete Moreira


ID
1714585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A respeito de gerenciamento de indicadores, metas e resultados, julgue o item que se segue.

Embora os indicadores sejam representados por números, eles não atribuem valor a objetivos, acontecimentos ou situações, sendo isentos de regras ou de critérios de avaliação.


Alternativas
Comentários

  • De forma geral, os indicadores não são simplesmente números, ou seja, são atribuições de valor a objetivos, acontecimentos ou situações, de acordo com regras, que possam ser aplicados critérios de avaliação, como, por exemplo, eficácia, efetividade e eficiência.

     

    FONTE: GESPUBLICA

  • ERRADO

  • Indicadores são informações que permitem descrever, classificar, ordenar, comparar ou quantificar, de maneira sistemática, aspectos de uma realidade e que atendam ás necessidades dos tomadores de decisões.

    livro: Adm Geral e Publica. Elisabete Moreira, pág 173


ID
1714591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A respeito de gerenciamento de indicadores, metas e resultados, julgue o item que se segue.

As seis categorias de indicadores (6 “E") estão relacionadas a algum dos elementos da cadeia de valor: insumos, processos/projetos, produtos/serviços e impactos. Com base nesses elementos da cadeira de valor, é possível mensurar o desempenho da organização, analisando as principais variáveis associadas ao cumprimento dos seus objetivos.


Alternativas
Comentários
  • Conforme o GUIA REFERENCIAL PARA MEDIÇÃO DE DESEMPENHO E MANUAL PARA CONSTRUÇÃO DE INDICADORES:


    As seis categorias de indicadores estão relacionados a algum dos elementos da cadeia de valor, que representa a atuação da ação pública desde a obtenção dos recursos até a geração dos impactos provenientes dos produtos/serviços. Os elementos da cadeia de valor são:

    - Insumos (inputs);

    - Processos/Projetos (ações);

    - Produtos/serviços (outputs)

    - Impactos (outcomes).

    Mensurar o desempenho da organização (ou outros objetos) com base nesses elementos da cadeia de valor permite que as organizações analisem suas principais variáveis associadas ao cumprimento dos seus objetivos: quantos e quais insumos são requeridos, quais ações (processos, projetos etc.) são executadas, quantos e quais produtos/serviços são entregues e quais são os impactos finais alcançados.

  • ''CADEIRA de valor''??????

  • CERTO


ID
1714594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A respeito de gerenciamento de indicadores, metas e resultados, julgue o item que se segue.

Após definir as fórmulas e as fontes dos dados, devem ser estabelecidas as metas, que consistem no estado futuro de desempenho desejado e são representadas por uma expressão numérica. Todos os indicadores de desempenho devem possuir metas, e pode ser atribuída mais de uma meta para cada indicador.


Alternativas
Comentários
  • CERTO

    O que gera dúvida é com relação a mais de uma meta para cada indicador.
    Mas segundo o guia está certo.
    > GUIA REFERENCIAL PARA MEDIÇÃO DE DESEMPENHO E MANUAL PARA CONSTRUÇÃO DE INDICADORES
  • 3.4.2. Estabelecimento de metas

    Uma vez estabelecidas as fórmulas e as fontes dos dados, segue‐se o estabelecimento de metas. A meta é uma expressão numérica que representa o estado futuro de desempenho desejado.

     

    RUMO AO STM

  • CERTO


ID
1738219
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Acerca de conceitos, definições e tipos de métricas de processos de negócio, julgue o item seguinte.

A finalidade de uma métrica de desempenho consiste em definir o motivo de um processo não ter o diagnóstico esperado. 


Alternativas
Comentários
  •  

    Desempenho - métricas que medem o que temos a fazer. Estas são ligadas aos requisitos do cliente, assim como de negócio para o processo.

    Diagnóstico - métricas que aferem o porquê de um processo não atingir  o desempenho esperado.

     

  • ERRADO

  • Questão que parece ser dada de mais tende a ser errada.


ID
1930936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A respeito dos indicadores de desempenho na administração pública, julgue o item a seguir.

Os componentes básicos de um indicador de desempenho incluem a medida, grandeza puramente qualitativa que permite classificar as características, resultados e consequências dos produtos, processos ou sistemas; e a fórmula, um padrão matemático que expressa a forma de realização do cálculo.

Alternativas
Comentários
  • " medida, grandeza puramente qualitativa que permite classificar as características" -> PURAMENTE QUANTITATIVA.

  • ERRADA.

    A medida é uma grandeza puramente QUANTITATIVA, isto é, que pode ser medida a partir de números, dando valores exatos.

  • Componentes básicos de um indicador:


    • Medida: grandeza qualitativa ou quantitativa que permite classificar as características, resultados e consequências dos produtos, processos ou sistemas;
    • Fórmula: padrão matemático que expressa à forma de realização do cálculo;
    • Índice (número): valor de um indicador em determinado momento;
    • Meta: índice (número) orientado por um indicador em relação a um padrão de comparação a ser alcançado durante certo período.

     

    Começando do zero, administração geral e pública, professora Elisabete Moreira.

  •  

     

    A Necessidade de Indicadores de Desempenho

     

    Uma das maiores contribuições dos autores matemáticos foi o aporte de indicadores financeiros e não-financeiros - quantificados e objetivos - para medir ou avaliar o desempenho organizacional ou de parte dele, como indicadores departamentais, financeiros ou contábeis, de negócios, avaliação do desempenho humano etc.

    Introdução à Teoria Geral da Administração· IDALBERTO CHIAVENATO PAG. 454

     

  • Ótimo Pedro Rodrigues! Foi no cerne!

  • Os componentes básicos de um indicador são:

    § Medida: grandeza qualitativa ou quantitativa que permite classificar as características, resultados e consequências dos produtos, processos ou sistemas;

    § Fórmula: padrão matemático que expressa à forma de realização do cálculo;

    § Índice (número): valor de um indicador em determinado momento;

    § Padrão de comparação: índice arbitrário e aceitável para uma avaliação comparativa de padrão de cumprimento; e

    § Meta: índice (número) orientado por um indicador em relação a um padrão de comparação a ser alcançado durante certo período.

    FONTE: http://www.gespublica.gov.br/sites/default/files/documentos/guia_indicadores_jun2010.pdf

  • Os componentes básicos de um indicador de desempenho são: MMFIP

    Medida

    Meta

    Fórmula

    Indice

    Padrão de comparação

  • MEDIÇÃO DE DESEMPENHO

    Capacidade de medir e interpretar o desempenho de processos. A medição de desempenho de processos compreende as dimensões de tempo, de custo, de capacidade e de qualidade.

    Medida: é a quantificação de dados em um padrão de qualidade aceitáveis. Medida representa um dado.

    Métrica: é uma extrapolação de medidas, isto é, uma conclusão com base em dados finitos. Exemplo de metrica, número de defeitos / produção total(o resultado da divisão é uma métrica).

    INDICADOR: é uma representação de forma simples ou intuitiva de uma métrica ou medida para facilitar sua interpretação quando comparada a uma referência ou alvo.

    Questão :Os componentes básicos de um indicador de desempenho incluem a medida, grandeza puramente qualitativa que permite classificar as características, resultados e consequências dos produtos, processos ou sistemas; e a fórmula, um padrão matemático que expressa a forma de realização do cálculo.

    Marquei errado. A medida é quantitativa. além do mais , um indicador válido deveria refletir uma métrica e não somente uma medida.

  • Eu acertei a questão, porque estudei pelo manual do GESPUBLICA, que diz que a MEDIDA é uma grandeza qualitativa OU quantitativa. Marquei errado porque a questão diz PURAMENTE qualitativa. Entretanto, alguns dos comentários que estão aqui presentes, dizem que o erro esta em PURAMENTE qualitativa, onde deveria ser PURAMENTE quantitativa. Fiquei na dúvida, é uma ou outra ou somente QUANTITATIVA? O.o

  • Os componentes básicos de um indicador de desempenho incluem a medida, grandeza puramente quantitativa que permite classificar as características, resultados e consequências dos produtos, processos ou sistemas; e a métrica, um padrão matemático que expressa a forma de realização do cálculo.

  • Medida: grandeza qualitativa ou quantitativa

  • ERRADO

  • Medida: grandeza qualitativa ou quantitativa que permite classificar as características, resultados e consequências dos produtos, processos ou sistemas;

    Fórmula: padrão matemático que expressa a forma de cálculo do indicador; 


ID
1966696
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Atualmente, existem diversas ferramentas utilizadas nos processos de gestão. Qual a ferramenta utilizada para quantificar a frequência com que certos eventos ocorrem num determinado período de tempo?

Alternativas
Comentários
  • Registram os dados dos itens a serem verificados, permitindo uma rápida percepção da realidade e uma imediata interpretação da situação, ajudando a diminui r erros e confusões.

    As folhas de verificação podem apresentar-se de vários tipos para:

    Distribuição do Processo de Produção;

    Verificação de Itens Defeituosos;

    Localização de Defeito;

    Causas de Defeitos;

    _____________

    O diagrama de dispersão é usado principalmente para visualizar a relação/associação entre duas variáveis, mas também para é muito útil para:

    1)Comparar o efeito de dois tratamentos no mesmo indivíduo.

    2)Verificar o efeito tipo antes/depois de um tratamento.


ID
2376817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Assinale a opção correta a respeito de indicadores de processos de negócio.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra B.

     

    Analisando as demais alternativas:

     

    A - A conclusão não depende do indicador e, sim, de quem o interpreta.

    C - Indicador é uma medida, não é descritivo.

    D - Não alteram o curso para alcance do resultado.

    E - Sempre são necessários. 

  • correta letra B

    Indicadores direcionadores (drivers). Monitoram a causa antes do efeito e caracterizam-se pela possibilidade de alterar o curso para o alcance de um resultado
    • Indicadores de resultados (outcome). Monitoram o efeito e não permitem mais alterar um dado resultado.

     Indicador
    Definição:

    Indicador é uma representação de forma simples ou intuitiva de uma métrica ou medida para facilitar sua interpretação quando comparada a uma referência ou alvo.

    Erro da letra D:

    Indicadores e métricas de problemas organizacionais nem sempre são necessários para uma boa estrutura de gerenciamento de desempenho de processos. Errada sempre são necessárias . abaixo citações da ABPMP 2013:

    Indicador : um indicador válido deveria refletir uma métrica (número de reclamações ÷ número de vendas) e não somente uma medida (número de reclamações).

    O pressuposto de uma boa estrutura de gerenciamento de desempenho de processos é que existam métricas bem elaboradas e que sejam capazes de prover suporte à criação de indicadores de problemas organizacionais.

     

    Fonte: ABPMP 2013

  • Rani, essas citações do ABPMP vêm do CBok?

  • O Amigo Lucas Costa está enganado. Analisando as demais alternativas sob a ótica do BPM CBOK.

    A) Indicadores representam informações. Não tem nada a respeito de "verdadeiras e corretas". Página 200 do BPM CBOK V3.0.

    C) Indicador é uma representação simple OU intuitiva de uma MÉTRICA ou MEDIDA. Págin 199. Definição de Indicador

    D) Indicadores Drivers podem alterar o curso para o alcance de um resultado, porém, ele monitora a causa antes do efeito. É aí que está o erro da questão. Página 201.

    E) De acordo com o manual, uma boa estrutura de gerencuamento de desempenho de processos deve ser capaz de prover a criação de indicadores de problemas organizacionais. Ultimo trecho na ágina 200.

     

    Espero ter ajudado.

  • "Indicadores de resultados (outcome). Monitoram o efeito e não permitem mais alterar um dado resultado." BPM CBOK v3, Gerenciamento de Desempenho de Processos, página 201 

  • Hugo Bravo, vem sim...

    BPM CBOK V3.0

  • mais uma alma penada do Cespe para dar ctrl c+ v no manual

  • Na saída do produto só se pode aprovar o resultado ou descartar ou produto, não tem como mais fazer alterações.

  • Gabarito: B

    Indicadores de desempenho de processos, também chamados de KPI (do inglês: Key Performance Indicator) estão focados em como a tarefa é realizada, medindo seu desempenho e se estão conseguindo atingir os objetivos determinados. Esse indicador deve ser quantificável por meio de um índice (normalmente representado por um número) que retrate o andamento do processo como um todo ou em parte.

    De acordo com o BPM CBOK, “Indicador é uma representação de forma simples ou intuitiva de uma métrica ou medida para facilitar sua interpretação quando comparada a uma referência ou alvo. ”

    Ao definir indicadores com o objetivo de monitorar o desempenho dos processos, muitas organizações definem seus painéis de monitoramento com base em métricas que focam apenas no resultado desejado e perdem, assim, a valiosa oportunidade de monitorar não apenas o resultado do processo, mas a sua execução. Dessa forma, o resultado é conhecido apenas quando não há mais nada a se fazer para que a conclusão do processo seja favorável à organização. Para evitar essa situação, é necessário definir dois tipos de indicadores:

    Indicadores direcionadores (drivers), que monitoram a causa antes do efeito e caracterizam-se pela possibilidade de alterar o curso para o alcance de um resultado.

    Indicadores de resultados (outcome), que monitoram o efeito e não permitem mais alterar um dado resultado.

    fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentario-da-prova-do-tre-pe-analista-de-ti-bd-e-bpm-68008-2/

  • Indicadores direcionadores (drivers): Avaliam a causa antes do efeito e caracterizam-se pela possibilidade de alterar o curso para o alcance de um resultado

     

    Indicadores de resultados (outcome):  Monitoram o efeito e não permitem mais alterar um dado resultado.

    Os indicadores direcionadores são semelhantes ao KPI (Key Performance Indicators), e os de resultado com o KGI (Key Goal Indicators), de outros frameworks.

    TECCONCURSOS

  • LETRA B


ID
2411830
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A Matriz Produto-Mercado visa identificar as oportunidades de crescimento para uma organização. Para isso, segmenta a análise em produtos já existentes, em novos produtos e em mercados atuais e futuros.

Assim, marque a alternativa CORRETA sobre quais estratégias podem ser identificadas a partir da Matriz Produto-Mercado.

Alternativas
Comentários
  • A Matriz Ansoff é uma ferramenta utilizada no Planejamento de Marketing que possibilita determinar as estratégias de produto e de crescimento de mercado. Na prática, auxilia na localização de oportunidades de crescimento em unidades de negócio.

    Também conhecida como Matriz de produto/mercado, a matriz de Ansoff foi criada por Igor Ansoff (1918 – 2002), um administrador de empresas e matemático russo, conhecido por ser o pai da Administração Estratégica de Empresas.

    Ansoff discordava dos “pais” da Administração, como Taylor e Fayol que miravam seus estudos para dentro das empresas. Ansoff afirmava que o ambiente externo era tão ou mais importante para uma organização que a sua estrutura interna. Dessa forma, a partir da segunda metade do Século XX, diversos pesquisadores aderiram aos conceitos de Ansoff, surgindo assim, o que chamamos, atualmente, de Planejamento Estratégico.

    A Matriz de Ansoff inseria em seus quadrantes, além dos produtos, os mercados em que a unidade de negócios atuava ou iria atuar. Hoje em dia, a matriz é utilizada não apenas para unidades de negócios, mas, também, para organizações como um todo.

    A Matriz de Ansoff cruza produtos (novos e existentes) com mercados (novos e existentes) gerando, assim, 4 quadrantes, cada um com a sua própria estratégia específica:

    Penetração de Mercado (Produtos Existentes em Mercados Existentes)

    Desenvolvimento de Mercado (Produtos Existentes em Novos Mercados)

    Desenvolvimento de Produtos (Novos Produtos em Mercados Existentes)

    Diversificação (Novos Produtos em Novos Mercados)

  • PENETRAÇÃO - TUDO já existente

    DIVERSIFICAÇÃO - TUDO NOVO

    desenvolvimento de mercado - MERCADO NOVO

    desenvolvimento de produto - PRODUTO NOVO

    LETRA B


ID
2837572
Banca
IADES
Órgão
APEX Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

São exemplos de indicadores de resultados eficácia, eficiência e efetividade, sendo este último voltado à dimensão de resultados da (dos)

Alternativas
Comentários
  • Palavra chave para responder essa questão é "impacto"

    Gab: E

  • A EFETIVIDADE avalia os resultados a fim de constatar os IMPACTOS dos serviços/produtos.

  • A) Eficiência

    B) Eficácia

    C) Economicidade

    D) Excelência

    E) Efetividade

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre alguns indicadores. Neste caso, assinalemos a alternativa correta.

    EFICIÊNCIA x EFICÁCIA x EFETIVIDADE

    EFICÁCIA: indica que a organização realiza seus objetivos. Quanto maior o grau de realização, mais eficaz a organização é.

    EFICIÊNCIA: é uma palavra utilizada para indicar que os recursos são usados de maneira econômica. Quanto mais alto o grau de produtividade/economia no uso dos recursos (humanos, financeiros, materiais, etc), mais eficiente é a organização.

    EFETIVIDADE: é uma medida de desempenho utilizada como sinônimo de impacto. O impacto é avaliado pelos efeitos finais dos objetivos realizados pela organização.

    Concluímos que a alternativa "E" é a correta.

    GABARITO: E

    Fonte:

    MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018. 


ID
2920837
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Em determinada organização e visando sua reestruturação centrada em processos, foi escolhido o processo de Suprimentos para servir como protótipo de operação segundo os novos padrões. A escolha dos profissionais que farão parte desse processo deve seguir os seguintes critérios:

Alternativas

ID
2920849
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Ao realizar a quantificação das atividades executadas por determinada área de uma organização, o analista responsável solicitou a seus integrantes que lhe informassem o tempo gasto para realizar o registro das solicitações de trabalho àquela área. Os executantes (em número de 2) afirmaram que entravam 400 solicitações por mês e que processavam todas elas. Sobre os dados informados, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2920864
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Algumas das novas competências necessárias para a operação de uma organização estruturada e gerida por processos de negócio são:

Alternativas
Comentários
  • OPÇÃO A


ID
2934049
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Com vistas ao aumento da confiabilidade de sistemas e processos, os gestores buscam antecipar-se à ocorrência de falhas, intervindo. Existem situações nas quais a intervenção é realizada conforme a necessidade e é muito dispendiosa, seja em razão dos custos dos procedimentos realizados, seja devido às paradas dos recursos, que não ficam disponíveis para a operação. Trata-se do seguinte procedimento de prevenção de falhas e aumento de confiabilidade:

Alternativas
Comentários
  • Manutenção preventiva: realizada periodicamente e baseia-se no desgaste natural de algumas peças. Dessa forma, adota-se previamente uma programação de realização de medidas para prevenir  que o trator apresente falhas no seu funcionamento em função do mau funcionamento de algum componente.

    Dentre alguns procedimentos executados na manutenção preventiva, podemos citar: lubrificação, ajuste da tensão de correias, aperto de porcas e parafusos e limpeza ou trocas de filtros.  

    Manutenção preditiva: é realizada de acordo com o desempenho na máquina. Nesse tipo de manutenção, deve-se estabelecer um programa de realização de vistorias de uma série de componentes e, de posse de dados históricos ou do fabricante, toma-se a decisão quanto a necessidade de executar algum procedimento de manutenção do componente analisado.

    Um exemplo de manutenção preditiva é medir, de tempos em tempos, o desgaste das garras dos pneus de tração, quando a altura de esta atingir um valor mínimo, o pneu deve ser trocado. 

    Manutenção corretiva: realizada para corrigir algum problema apresentado pelo trator durante o seu funcionamento. Muitas vezes, falhas na manutenção preventiva gera a necessidade de realização da manutenção corretiva. Deve-se evitar esse tipo de manutenção, uma vez que proporciona custos altos e interrompe a execução das tarefas no campo, pois o trator ficará parado na oficina por mais tempo.

    Um exemplo da necessidade de realizar uma manutenção corretiva é quando ocorre a quebra de rolamento ou eixo.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • MANUTENÇÃO PREVENTIVA: conjunto de serviços de inspeções sistemáticas, ajustes, conservação e eliminação de defeitos, visando a evitar falhas. É uma intervenção prevista, preparada e programada antes da data provável do aparecimento de uma falha.

    MANUTENÇÃO PREDITIVA:  comparada a uma inspeção sistemática para o acompanhamento das condições dos equipamentos. Quando é necessária a intervenção da manutenção no equipamento, a empresa estará realizando uma manutenção corretiva planejada.

    MANUTENÇÃO CORRETIVA: conjunto de serviços executados nos equipamento com falha. Normalmente, os reparos são executados sem planejamento e em caráter emergencial. 

    Fonte: SESMT

  • MANUTENÇÃO PREVENTIVA

    Manutenção efetuada com a intenção de reduzir a probabilidade de falha de uma máquina ou equipamento, ou ainda a degradação de um serviço prestado

    MANUTENÇÃO PREDITIVA

    Manutenção preditiva é aquela que indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação

    DIFERENÇA

    As funções desses dois tipos de manutenção são muitos semelhantes, porém, elas possuem um diferença básica: a manutenção preditiva é baseada em inspeções, não sendo sistematizada em um cronograma.

    Já a manutenção preventiva, faz parte do planejamento estratégico do PCM, como o próprio nome diz, para prevenir ou amenizar as falhas.

  • Os comentários estão explicando corretamente o conceito de cada tipo de manutenção, mas por que não se encaixa o conceito de manutenção preventiva no que é pedido pelo enunciado?

  • Até agora sem entender a aplicabilidade dos conceitos expostos à questão! Enfim... Administração! Bola pra frente.

  • "conforme a necessidade" "muito dispendiosas: custos + ociosidade" achei que fosse corretiva

  • B - MANUTENÇÃO PREDITIVA


ID
3010264
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2019
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Uma das principais estratégias gerenciais relativas às pessoas é a formação do banco de talentos, através da identificação de habilidades e potenciais. O banco de talentos permite à empresa desenhar um raio X do seu potencial humano, servindo de base para diversas decisões gerenciais, dentre elas

Alternativas
Comentários
  • D) a produção de indicadores de desempenho mensuráveis na elaboração de perfis que permitam o investimento em contratação de novos profissionais.

  • O Banco de Talentos permite as empresas, desenhar um ” raio x ” do seu potencial humano, servindo de base para diversas decisões gerenciais, entre elas:

     

    - Uso de critérios objetivos e justos na escolha de profissionais para participação em processos sucessórios.

     

    - Elaboração de planos de treinamentos e de desenvolvimento de pessoal com base nas competências em déficit.

     

    - Aproveitamento de potenciais em evidência na formação de equipes multidisciplinares e complementares- 

     

    As competências reunidas ampliam as possibilidades do alcance de resultados em menor prazo e esforço.

     

    - A prática do rodízio como estratégia de aquisição de novas competências.

     

    - Assertividade na realocação de pessoal.


ID
3111883
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

O princípio básico da análise e, posteriormente, do gráfico de Pareto consiste em

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de Pareto é uma ferramenta da qualidade que foi utilizada pelo italiano Vilfredo Pareto. Através desse diagrama, um indivíduo seleciona vários itens ou fatores, de acordo com a ordem de importância. Para construí-lo, é utilizado o gráfico de colunas que irá colocar em ordem os problemas e suas frequências do maior para o menor, a fim de dar prioridade aquele que deverá ser resolvido com maior urgência.

    Esse diagrama é construído baseado em uma fonte de pesquisas de dados ou nas folhas de verificação para detectar o problema. Ele está baseado no princípio de Pareto, ou regra dos 80/20, que significa que 80% dos problemas são ocasionados por 20% das causas, ou seja: são poucas causas que originam a maioria dos problemas. O gráfico mostra a ordem de prioridades que um gestor deve utilizar para resolver as causas.

    Fonte: http://gestao-de-qualidade.info/ferramentas-da-qualidade/diagrama-de-pareto.html

  • 80/20 em outras palavras: priorizar a solução dos poucos problemas úteis, em lugar de investir em todos de uma vez.

  • Vamos analisar a questão:


    A melhoria de processos “é uma iniciativa com o objetivo de melhorar o alinhamento e o desempenho de processos com a estratégia organizacional e as expectativas do cliente" [2]. Ela pode ser aplicada por qualquer organização que busque otimizar seus resultados.

    Para se ter sucesso em iniciativas de melhoria de processo é necessário que ela seja aplicada de forma bem estrutura e sistematizada, com envolvimento e comprometimento de todos da organização.

    Entre as abordagens de melhoria de processos existentes, temos o Método de Análise e Melhoria de Processos (MAMP). Ele é “composto por etapas que envolvem o mapeamento dos processos, o monitoramento dos processos e de seus resultados, a identificação e priorização de problemas e suas causas, as ações corretivas, preventivas e de melhoria e o sistema de documentação e de definição de procedimentos operacionais. Todas as etapas são aplicadas de forma contínua, em ciclo, na iniciativa de melhoria"[2].

    A seguir o detalhamento das etapas no MAMP conforme Scartezini [2]:

    1.     Mapeamento do processo : determinar a sequência de atividades do processo.
    2.     Elaboração do fluxograma : representar graficamente o processo.
    3.     Monitoramento do processo : estabelecer forma proativa de acompanhamento do processo.
    4.     Identificação de problemas : analisar o processo e identificar falhas na sua operação.
    5.     Priorização de problemas : selecionar os problemas mais relevantes.
    6.     Identificação das causas dos problemas : determinar os pontos a serem enfrentados.
    7.     Priorização das causas dos problemas : selecionar as causas mais relevantes.
    8.     Identificação de alternativas de solução : elaborar planos de ação com as soluções.
    9.     Normatização do processo : elaborar procedimento operacional padrão.

    Especificamente na etapa de priorização de problemas, pode ser utilizada a ferramenta de diagrama de Pareto. Esta técnica é baseada na Lei de Pareto, que afirma que um número relativamente pequeno de causas geralmente produz uma grande maioria dos problemas. Isso é conhecido como regra 80/20, em que 80% dos problemas se devem a 20% das causas. Dessa forma, esses 20% de causas mais relevantes é que seriam priorizadas para fins de elaboração de soluções.  

    Graficamente, “o diagrama de Pareto é um histograma, organizado por frequência de ocorrência, que mostra quantos resultados foram gerados para cada causa identificada.  Assim, os diagramas de Pareto são gráficos de barras verticais usados na identificação de algumas fontes críticas responsáveis pela maioria dos efeitos de um problema. As frequências das ocorrências de cada causa especificada no eixo horizontal diminuem em grandeza" [3]. A imagem abaixo ilustra a estrutura desse diagrama: 




    Fonte: [5]


    Diante disso, analisemos as alternativas:

    A)   ERRADA. Não é a finalidade do gráfico de Pareto mapear e padronizar processos, seria a finalidade de outras ferramentas a exemplo dos fluxogramas. Além disso, estabelecer planos de ação e procedimentos seriam etapas posteriores à priorização de problemas.

    B)  ERRADA. A assertiva descreve o conceito básico de histogramas. Apesar do gráfico de Pareto também ser um histograma, ele é um tipo mais específico de histograma que classifica causas ou problemas por sua influência geral. Um gráfico de Pareto auxilia na priorização de ações corretivas, pois os problemas com maior impacto são exibidos de forma ordenada, o que não necessariamente é feito no histograma. Além disso, o gráfico de Pareto, diferente do histograma comum, inclui um arco que representa a porcentagem cumulativa das causas. Abaixo a imagem de como seria um histograma comum:


    Fonte: [5] 


    C) CERTA. Conforme exposto anteriormente, priorizar as poucas causas relevantes para tratamento de problemas é a finalidade central da análise e gráfico de Pareto.

    D)  ERRADA. Para aplicação da análise de Pareto é necessário que as causas já tenham sido identificadas, algumas ferramentas utilizadas para essa finalidade são o Diagrama de Ishikawa (Espinha de Peixe) e a Análise dos 5 Por Quês.

    E)  ERRADA. O acompanhamento da variabilidade de um processo é realizada na gestão de desempenho de processos que pode ser suportada por técnicas de controle estatístico, a exemplo do Gráfico de Controle. Por exemplo, Marshall Junior et.al. [4] destaca que a carta de controle é um tipo específico de gráfico de controle que serve para acompanhar a variabilidade de um processo, identificando suas causas comuns (intrínsecas ao processo) e especiais (aleatórias).


    Gabarito da professora: Letra C.


    Referências:

    [1] BPM CBOK V.3.0 (Guia para Gerenciamento de Processos de Negócio - Corpo Comum de Conhecimentos ABPMP BPM CBOK V.3.0, 2013).

    [2] Análise e Melhoria de Processos, Luís Maurício Bessa Scartezini,  Goiânia, 2009, Apostila.

    [3] Guia PMBOK 6ª Edição (Um Guia do Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK® Guide) - 6ª edição, Project Management Institute, Inc., 2017).

    [4] Gestão da Qualidade na Prestação de Serviços: um estudo de caso na empresa Náutica Service Center, Aline de Matos Naka, Trabalho de Conclusão de Curso, 2015. 

  • Princípio de pareto é prioridade nas causas e nos problemas . 20 % das causas se equivalem a 80 % dos problemas ….
  • Gab C

    Dentro da regra de "pareto 80/20" vc irá encontrar:

    Priorização de problemas: selecionar os problemas mais relevantes.

    Priorização das causas dos problemas: selecionar as causas mais relevantes.

    Especificamente na etapa de priorização de problemas, pode ser utilizada a ferramenta de diagrama de Pareto. Essa tecnica diz q um número relativamente pequeno de causas geralmente produz uma grande maioria dos problemas. Ou seja, 80% dos problemas se devem a 20% das causas.

    Dessa forma, esses 20% de causas mais relevantes é que seriam priorizadas para fins de elaboração de soluções.  

    Fonte: comentário do professor editado (Aline Gonçalves dos Santos, Engenheira de Software pela UnB)


ID
3226123
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Para a comunicação, são utilizados vários recursos, tais como sonoros, corporais, gestuais, etc., mas somente os seres humanos têm o poder de agregar todos os recursos anteriores aos recursos verbais. Considerando as técnicas de comunicação, de forma escrita e oral, é correto afirmar que a técnica de obtenção, processamento e transmissão de dados à distância, é chamada de

Alternativas
Comentários
  • A) A telemetria geralmente refere-se a comunicações sem fio (i.e. usa um sistema de rádio para implementar um enlace de dados), porém pode também referir-se aos dados transferidos sobre outras mídias, tais como telefone, redes de computadores ou através de um enlace óptico. No setor automotivo e de logística as informações também podem ser transmitidas via telemóvel, em interfaces próprias para transmissão de dados (GPRS e EDGE no sistema GSM e 1xRTT no sistema CDMA).


ID
3226132
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

In the area of technology, some terms in English have very different meanings from their literal meanings in the English language. Taking that into account, what does the term flag mean?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (C)

    A questão quer saber o que é flag.

    1 byte = 8 bits, portanto 8 flags (bandeiras, valores)

    Em informática, uma flag (termo da língua inglesa que significa, literalmente, "bandeira") é um mecanismo lógico que funciona como semáforo: uma entidade (objecto) detém como ativa uma determinada flag se a característica associada a essa flag estiver presente. Em programação, a utilização de flags como interruptor (isto é, valores 1/0, ligado/desligado, ativo/inativo) permite optimizar as estruturas de dados, na medida em que basta apenas um bit para ativar determinada característica. Assim, com um simples byte podem-se especificar 8 características de um objecto, conhecendo, de antemão, o significado de cada bit.

    Se a estrutura da flag for baseada num sistema binário, então as operações de ativação e desativação e teste serão também optimizadas (ao nível do processamento) já que apenas requerem operações simples de lógica binária.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    num intindi nada qui eli dixi


ID
3304177
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Os indicadores de desempenho são métricas que quantificam a performance de processos da empresa, de acordo com seus objetivos organizacionais. Ou seja, medir o desempenho significa:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra "D"

    ...Comparar os resultados obtidos com os planejados.

    Desempenho = Esforços + Resultados


ID
3309505
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A simulação é método de modelar a essência de uma atividade ou sistema produtivo, de modo que podem ser feitas experiências para avaliar o comportamento do sistema ou o efeito ao longo do tempo. Não representa uma técnica de otimização como a programação linear, mas que permite ao gestor enfrentar problemas muito complexos ou impróprios para a matemática comum. As simulações são feitas manual ou fisicamente, mas a maiori dos problemas reais de negócios é feita em computadores. Este modelo apresenta vantagens e desvantagens para a realização do processo.

A respeito das vantagens e desvantagens, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, classificando as ações em vantagem e desvantagem da simulação.


COLUNA I

1. Vantagem

2. Desvantagem


COLUNA II

( ) Aplica-se a problemas que desafiam soluções matemáticas.

( ) Exige perícia para construir modelos complexos.

( ) Não se aplica a problemas determinísticos.

( ) Comprime o tempo para mostrar efeitos a longo prazo.

( ) Evita os riscos da experiência com o sistema real.


Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas

ID
3977053
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

O indicador de desempenho utilizado em gestão por processos que mede a quantidade de transações de negócios realizados, como instruções por segundo ou trabalho por hora, num dado espaço de tempo, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Throughput: taxa em que os dados são transmitidos. Ele também pode ser definido como a quantidade de dados movidos com êxito de um lugar para outro em um determinado período.

ID
5423101
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Sobre a perspectiva do processo que utiliza Painéis de Monitoramento como ferramenta, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "De acordo com o BPM CBOK, o gerenciamento de desempenho de processos é o monitoramento formal e planejado da execução de processos e o acompanhamento do desempenho com o objetivo de apurar a eficiência e eficácia dos processos."

    https://blog.grancursosonline.com.br/bpm-gerenciamento-de-desempenho-de-processos/

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o CBOK. Vejamos qual das alternativas indica corretamente a perspectiva do processo que utiliza Painéis de Monitoramento como ferramenta.

    Segundo o Guia CBPK, "Gerenciamento de desempenho de processos é o monitoramento formal e planejado da execução de processos e o acompanhamento do desempenho com o objetivo de apurar a eficiência e eficácia dos processos.

    A informação é usada para comparar o desempenho real com as metas dos processos e tomar decisões a respeito de melhorar ou descontinuar processos existentes e/ou introduzir novos processos a fim de conectar os objetivos estratégicos da organização ao foco do cliente e partes interessadas.

    Os tópicos cobertos incluem a importância e benefícios da medição de desempenho, definições-chave de desempenho de processos, operações de monitoramento e controle, alinhamento de processos de negócio e desempenho corporativo, o que medir, métodos de medição, apoio à decisão para donos de processos e gestores e a estrutura de medição centrada em cliente."

    Concluímos, portanto, que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio Corpo Comum de Conhecimento ABPMP BPM CBOK V3.0


ID
5565277
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Acerca da gestão de processos, julgue o item. 


De acordo com as definições de qualidade, possui qualidade o produto que satisfaz o cliente.  

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Qualidade é sinônimo de diferenciação e é uma excelente arma competitiva. A qualidade de um produto, refere-se às características que o compõem e que o tornam capaz de satisfazer as necessidades do cliente.

    Ibccoching.com