SóProvas


ID
784474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o  próximo  item ,  relativo à gestão do conhecimento.

A criação do conhecimento organizacional envolve processos como compartilhamento do conhecimento tácito e criação de conceitos. Uma equipe de desenvolvedores de software, por exemplo, inicia a promoção do conhecimento quando se reúne e compartilha o conhecimento tácito sobre uma parte desse software.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA!

    A questão menciona sobre:

    Socialização: do conhecimento tácito em conhecimento tácito

    A socialização é um processo de compartilhamento de experiências e, a partir daí, da criação do conhecimento tácito baseado em outros conhecimentos tácitos, como modelos mentais ou habilidades técnicas compartilhadas. O segredo para a aquisição do conhecimento tácito é a experiência. Sem alguma forma de experiência compartilhada, é extremamente difícil para uma pessoa projetar-se no processo de raciocínio de outro indivíduo. (NONAKA; TAKEUCHI, 1997).

    http://www.ufal.edu.br/gestaodoconhecimento/gestao-do-conhecimento/gestao-do-conhecimento

  • c-

    Nonaka e Takeuchi (1995) formularam um modelo de compartilhamento de conhecimento-  tácito-explícito. Inicia com a socialização, tácito para o tácito", e avança para a externalização, onde o conhecimento é organizado de forma mais sofisticada ou abstrata - "explícito para explícito”. Na fase de interiorização, "explícito para o tácito", o conhecimento é combinado com seus próprios conhecimentos e experiências para a produção de novos conhecimentos tácitos.

  • ASSERTIVA CORRETA!

    Complementando;

    Esse é um exemplo do modo de conversão do conhecimento tácito pela socialização!

    A socialização é um processo de compartilhamento de experiências e, a partir daí, da criação do conhecimento tácito baseado em outros conhecimentos tácitos, como modelos mentais ou habilidades técnicas compartilhadas.

    O segredo para a aquisição do conhecimento tácito é a experiência. Sem alguma forma de experiência compartilhada, é extremamente difícil para uma pessoa projetar-se no processo de raciocínio de outro indivíduo.