-
Socialização não é a conversão de conhecimento tácito em tácito?
-
Segundo Nonaka e Takeuchi (1997, apud Schons e Costa, 2008):
Socialização: é o processo no qual as experiências baseadas em modelos mentais ou habilidades pessoais são compartilhadas para criação de novos conhecimentos tácitos. Pode ser representado através de técnicas de observação, imitação e práticas de relacionamento entre aprendizes e mestres. No meio organizacional, a socialização ocorre por meio de atividades, treinamentos, interações com clientes, sessões informais, "brainstorms" entre outros.
-
Gabarito dessa questão deveria ser errada, visto que: tácito + tácito= socialização e tácito + explícito = externalização.
-
Discordo do gabarito!!
Socialização: compreende a conversão de conhecimento tácito em outro conhecimento tácito. Esse processo ocorre através da própria interação entre as pessoas no ambiente de trabalho.
Rodrigo Rennó/pag.374/2ºEd. Administração Geral para Concursos.
-
Também discordo do gabarito.
Acredito que é uma daquelas que eles dão o gabarito errado e não mudam nem mesmo com recursos.
-
Esta parte esta correta: por meio do desenvolvimento de um processo para compartilhar experiências, é criado o conhecimento tácito.
De tácito para tácito é quando a pessoa compartilha o conhecimento tácito diretamente com outro, em umprocesso de socialização. Isoladamente, a socialização é uma forma limitada de criação do conhecimento: nao ha insight sistematico, e portanto nao ha como divulgar para os demais.
-
Questão está errada mesmo. Ele utiliza um termo explicativo (introduzido pelos dois pontos) para explicar uma suposta interação de conhecimento tácito em explícito , entreanto utiliza um exemplo de interação Tácito -> Tácito
Sua explicação NÃO CONDIZ com o termo que a antecede , uma vez que através do compartilhamento de experiencias ( compartilhar conhecimentos tácitos - e não explícitos) é possível criar conhecimento tácito.
Ora , experiências nada mais são do que um PURO conhecimento tácito.
-
What?
"Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder."
Traduzindo: quem acertou errou, quem errou acertou e, no final de tudo, todos saem perdendo porque prejudica quem estuda, e estimula os que não estudam a continuarem não estudando! rs
-
Típica questão para derrubar quem estuda e beneficiar quem compra gabarito
-
"por meio do desenvolvimento de um processo para compartilhar experiências, é criado o conhecimento tácito."
Aqui a questão fala de compartilhar experiências, como por exemplo, juntar um expert num assunto e passar a "prática" daquele funcionário para outros. A questão não falou neste momento em conhecimento explícito. Pra mim foi mais uma questão de interpretação e maldade da banca... como sempre!
-
JK, a questão já está errada aqui:
"a socialização constitui forma de criação de conhecimento a partir da interação entre o conhecimento tácito e o explícito"
transformar conhecimento tácito em explícito é chamado de externalização
-
GAB. E
Tático + Tácito = Socialização
Tácito + Explícito = Externalização
Explícito + Tático = Internalização
Explícito + Explícito = Combinação
-
Errei, mas desconsidero esse gabarito! Esse desleixo com a elaboração de questões é prejudicial a quem estuda.
Alguém pode até duvidar do seu conhecimento pelo bom nome da banca, mas tenho certeza que esta questão está erradíssima.
-
Pra mim essa questão esta errada, pois esse contexto só é valido para o conhecimento tácito. Se fosse de tácito para explícito como diz na questão não estaríamos falando de socialização e sim de INTERNALIZAÇÃO.
-
Se investigarem essa prova do MEC de 2011, vai faltar presídio.
-
Socialização é tácito x tácito.
Desconsiderem o gabarito.
Next.
-
O conhecimento tácito é o que vem da experiência de cada pessoa. Ele é subjetivo, pois decorre dos valores e da vivência de cada indivíduo. Esse tipo de conhecimento é difícil de ser transferido para a linguagem formal.É o chamado know-how, ou saber fazer.
O conhecimento explícito, muito valorizado em nossa cultura ocidental, é o conhecimento que já foi transformado para a linguagem formal, através de manuais, normas, textos, equações matemáticas etc
O modelo SECI explica os modos de conversão do conhecimento entre tácito e explícito em quatro modos, são eles: Socialização, Externalização, Combinação e Internalização.
A internalização é a conversão do explícito para o tácito.
A socialização é um processo de compartilhamento de experiências e, a partir daí, da criação do conhecimento tácito baseado em outros conhecimentos tácitos, como modelos mentais ou habilidades técnicas compartilhadas.
Combinação é a conversão de conhecimento explícito para outro explícito.
-
Felizmente a maioria discorda do gabarito, socialização é tácito com tácito.
-
Essa é bizarra. Não sei qual foi o sentido adotado pela banca, mas, de qualquer forma, faltou objetividade. Associar 'socialização' e interação entre conhecimento tácito e explícito não fecha
-
Parte final está correta, já a parte inicial é no mínimo subjetiva demais. Ou seja, msm que adotássemos a visão proposta pela banca, seria tão subjetivo que ninguém a marcaria correta, seria no mínimo branco.
-
Julgue o próximo item , relativo à gestão do conhecimento.
Em uma organização, a socialização constitui forma de criação de conhecimento a partir da interação entre o conhecimento tácito e o explícito: por meio do desenvolvimento de um processo para compartilhar experiências, é criado o conhecimento tácito.
Pessoal segunda questão que fiz hoje , eu concordo com vcs ,mas não e o que o cespe entende
ele considera uma forma de criação do conhecimento ,entre a interação de tácito e explícito , a SOCIALIZAÇÃO.
Por que ? não sei explicar ao certo , mas essa e a segunda questão que vejo cobrando isso kkkkk
-
ASSERTIVA CORRETA!
Complementando;
Socialização: é o processo no qual as experiências baseadas em modelos mentais ou habilidades pessoais são compartilhadas para criação de novos conhecimentos tácitos. Pode ser representado através de técnicas de observação, imitação e práticas de relacionamento entre aprendizes e mestres. No meio organizacional, a socialização ocorre por meio de atividades, treinamentos, interações com clientes, sessões informais, "brainstorms" entre outros.