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ID
784789
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A escolha de um modelo é fortemente dependente das características do projeto. Os principais modelos de ciclo de vida podem ser agrupados em três categorias principais:

Alternativas
Comentários
  • A) Errada cascata é sequencial
    B) Errada ágil é metodologia e não ciclo de vida
    C) Correta
    D) Errada ágil é metodologia e não ciclo de vida
    E) Errada ágil é metodologia e não ciclo de vida
  • O x da questão ai é saber que ágeis é uma metodologia e não um ciclo de vida e que cascata é sequencial
  • Pressman define os seguintes modelos de processo prescritivo:

    MODELO EM CASCATA (SEQUENCIAL)
    - O modelo em CASCATA, algumas vezes chamado de ciclo de vida clássico, sugere uma abordagem sequencial e sistemática.
    - os requisitos de um problema são bem compreendidos.
    - Divisão inflexível do projeto em estágios distintos ( uma etapa só inicia após a anterior).
    - Deve ser usado apenas quando os requisitos forem bem compreendidos e houver pouca probabilidade de mudanças radicais durante o desenvolvimento do sistema.
    - O software só é entregue na fase final do ciclo de vida (manutenção).

    MODELO DE PROCESSO INCREMENTAL
    - Rápido fornecimento de um determinado conjunto funcional aos usuários.
    - Combina elementos dos fluxos de processos lineares e paralelos.
    - O fluxo de processo de qualquer incremento pode incorporar o paradigma da prototipação.
    - O primeiro incremento é um produto essencial, também chamado de núcleo do produto.
    - O modelo de processo incremental tem seu foco voltado para a entrega de um produto operacional com cada incremento.
    - Incrementos podem ser planejados para administrar riscos técnicos.
    - Objetiva a elaboração de um produto funcional.

    MODELOS DE PROCESSO EVOLUCIONÁRIO (PROTOTIPAÇÃO E ESPIRAL)

    PROTOTIPAÇÃO
    - Frequentemente, o cliente define uma série de objetivos gerais para o software, mas não identifica, detalhadamente, os requisitos para funções e recursos.
    - A prototipação pode ser utilizada como um modelo de processo stand-alone, porém é mais utilizada como uma técnica no contexto dos demais modelos.
    - É útil quando os requisitos são obscuros.
    - Na sua forma ideal o protótipo atua como um mecanismo para identificar os requisitos do software.
    - Os protótipos podem ser descartáveis ou evolucionários.
    - Problemas: o cliente pode acreditar que o protótipo é uma versão operacional do software e o engenheiro pode utilizá-lo, de forma inadequada, como base de novas versões.

    ESPIRAL
    - É um modelo de processo de software evolucionário que acopla a natureza iterativa da prototipação com os aspectos sistemáticos e controlados do modelo em cascata.
    - Os RISCOS são considerados à medida que cada revolução é realizada.
    - Usa a prototipação como mecanismo de redução de riscos.
    - Cada loop espiral está dividido em 4 (quatro) fases: (fonte: Sommerville)
    DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS
    AVALIAÇÃO E REDUÇÃO DE RISCOS
    DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO
    PLANEJAMENTO


    MODELOS CONCORRENTES
    - Possibilita a equipe de software representar elementos concorrentes e iterativos de qualquer um dos modelos de processos.
    - A modelagem concorrente se aplica a todos os tipos de desenvolvimento de software e fornece uma imagem precisa do estado atual de um projeto.
  • c)sequenciais, incrementais e evolutivos.

    sequenciais - cascata

    incrementais - RUP,

    prototipo- espiral, prototipação.