SóProvas


ID
784984
Banca
FEC
Órgão
PC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Entre as funções essenciais à Justiça, destaca-se a instituição do Ministério Público, responsável, entre outras atribuições, pela propositura de ações penais públicas. Com relação a essa instituição, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - LETRA E
    De acordo com o art. 128, parágrafo 5º, I, a - A vitaliciedade é garantida após dois anos de exercício, não podendo perder o cargo senão por sentença judicial transitada em julgado.
  • GABARITO - E

    A questão quer a alternativa errada, logo...


    A) Art. 128, §1. CF

    B) Art. 129, §3. CF

    C)  Art. 129, 
    §2. CF

    D) Art. 128, 
    § 5, II, "d" CF

    E) A questão exclui a vitalicidade aos membros do MP, contratiando o Art. 128, 
    § 5, I, "a". ( vitaliciedade, após dois anos de exercício, não podendo perder o cargo senão por sentença judicial transitada em julgado)
  • a) o Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida a recondução. CORRETO: 
     Art. 128 CRFB/88:
    § 1º - O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida a recondução.
  • b) o ingresso na carreira faz-se mediante concurso de provas e títulos, assegurada a participação da Ordem dos Advogados do Brasil, exigindo-se do bacharel em Direito o mínimo de três anos de atividade jurídica. CORRETO: 

    Art. 129 CRFB/88
    § 3º O ingresso na carreira do Ministério Público far-se-á mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realização, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica e observando-se, nas nomeações, a ordem de classificação. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
  • c) as funções do Ministério Público só podem ser exercidas por integrantes da carreira, que deverão residir na comarca da respectiva lotação, salvo autorização do chefe da instituição.  CORRETO: 



    Art. 129 CRFB/88

    § 2º - As funções de Ministério Público só podem ser exercidas por integrantes da carreira, que deverão residir na comarca da respectiva lotação.
  • d) os membros do Ministério Público não podem exercer, ainda que em disponibilidade, outra função pública, salvo a de magistério.  CORRETO: 



    Art. 128 CRFB/88

    § 5º ....

    II - as seguintes vedações:

    a) receber, a qualquer título e sob qualquer pretexto, honorários, percentagens ou custas processuais;

    b) exercer a advocacia;

    c) participar de sociedade comercial, na forma da lei;

    d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério;

    e) exercer atividade político-partidária, salvo exceções previstas na lei.

    e) exercer atividade político-partidária; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

    f) receber, a qualquer título ou pretexto, auxílios ou contribuições de pessoas físicas, entidades públicas ou privadas, ressalvadas as exceções previstas em lei. (Incluída pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

  • d) os membros da carreira possuem as mesmas garantias que os membros da magistratura, salvo a da vitaliciedade.  ERRADO: 



    Art. 128 CRFB/88

    § 5º ....

     

    I - as seguintes garantias:

    a) vitaliciedade, após dois anos de exercício, não podendo perder o cargo senão por sentença judicial transitada em julgado;

    b) inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão do órgão colegiado competente do Ministério Público, por voto de dois terços de seus membros, assegurada ampla defesa;

    b) inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão do órgão colegiado competente do Ministério Público, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

    c) irredutibilidade de vencimentos, observado, quanto à remuneração, o que dispõem os arts. 37, XI, 150, II, 153, III, 153, § 2º, I;

    c) irredutibilidade de subsídio, fixado na forma do art. 39, § 4º, e ressalvado o disposto nos arts. 37, X e XI, 150, II, 153, III, 153, § 2º, I; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998).



    Assim gabarito letra E

  • Em primeiro lugar, tenha o cuidado de observar que a questão pede que se indique a alternativa incorreta. Vamos analisar as opções:
    - afirmativa A: correta. A afirmativa reproduz o disposto no art. 128, §1º da CF/88 - "O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida a recondução".
    - afirmativa B: correta. A afirmativa reproduz parte do disposto no art. 129, §3º da CF/88 - " O ingresso na carreira do Ministério Público far-se-á mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realização, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica e observando-se, nas nomeações, a ordem de classificação".
    - afirmativa C: correta. A afirmativa transcreve o disposto no art. 129, §2º da CF/88: "As funções do Ministério Público só podem ser exercidas por integrantes da carreira, que deverão residir na comarca da respectiva lotação, salvo autorização do chefe da instituição".
    - afirmativa D: correta. A lista de vedações está prevista no art. 128, §5º, II da CF/88 e, dentre elas, temos a alínea "d" - "exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério".
    - afirmativa E: errada. Membros do Ministério Público também possuem a garantia da vitaliciedade, como prevê o art. 128, I, "a" da CF/88 - "vitaliciedade, após dois anos de exercício, não podendo perder o cargo senão por sentença judicial transitada em julgado".

    Gabarito:A resposta é a letra E.






  • Ufa, tava chegando no fim e não achava a incorreta.

  • ERA PRA POR A INCORRETA MEU POVO .

  • Eu acertei a questão, de fato, a alternativa "E" está visivelmente errada. Agora, se for analisar com calma a alternativa "D" também não está correta, pois, dizer: exercer magistério é uma coisa (abrange vários empregos nesse sentido).

    Faça a comparação:

    (D) os membros do Ministério Público não podem exercer, ainda que em disponibilidade, outra função pública, salvo a de magistério.

    C.F~> os membros do Ministério Público não podem exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério;