-
banco do brasil > sociedade de economia mista > justiça estadual
caixa econônomia federal > empresa publica, assim como autarquias e fundações públicas, responsabilidade da justiça federal, salvo os casos previstos da justiça do trabalho entre outros.
-
Ao estabelecer a competência a CF/88 em seu art. 109, IV, inseriu a seguinte norma, os crimes politicos e as infrações penais praticadas em detrimento de bens, serviços ou interesse da União ou de suas entidades autárquicas ou empresa pública, excluídas as contravenções e ressalvada a justiça militar e da justiça eleitoral.
Ou seja, a CEF é uma empresa pública, aquele que o capital é 100% público, já o Banco do Brasil é uma sociedade de Economia Mista S.A., sendo seu capital hibrido, pertencente ao Estado de forma majoritária, 50,01 % e a outra cota parte pondendo ser de particulares, neste caso a competência será do Estado.
-
Questão com interdisciplinariedade, pois além do conhecimento jurídico inclui LÍngua Portuguesa.
Este - mais próximo
Aquele - mais distante
-
Súmula 42 do Superior Tribunal de Justiça: Compete à Justiça Comum Estadual processar e julgar as causas cíveis em que é parte sociedade de economia mista e os crimes praticados em seu detrimento
-
O BB é uma sociedade de economia mista e a CEF é uma empresa pública federal (a questão exigiu conhecimento de Direito Administrativo).
Art. 109, IV, CF: Aos juízes federais compete processar e julgar:
IV - os crimes políticos e as infrações penais praticadas em detrimento de bens, serviços ou interesse da União ou de suas entidades autárquicas ou empresas públicas (federais), excluídas as contravenções e ressalvada a competência da Justiça Militar e da Justiça Eleitoral;
Súmula 42, STJ: Compete à Justiça Comum Estadual processar e julgar as causas cíveis em que é parte sociedade de economia mista e os crimes praticados em seu detrimento.
-
banco do brasil > sociedade de economia mista > justiça estadual
caixa econônomia federal > empresa publica, assim como autarquias e fundações públicas, responsabilidade da justiça federal, salvo os casos previstos da justiça do trabalho entre outros.
Este > Mais próximo (BB)
Aquele > Mais distante (CF)
Então não seria a letra A?
-
Letra A
Banco do Brasil = Sociedade de Economia Mista; Caixa Econõmica Federal = Empresa Pública
Art. 109. Aos juízes federais compete processar e julgar:
IV - os crimes políticos e as infrações penais praticadas em detrimento de bens, serviços ou interesse da União ou de suas entidades autárquicas ou empresas públicas, excluídas as contravenções e ressalvada a competência da Justiça Militar e da Justiça Eleitoral;
Os crimes políticos e as infrações penais praticadas em detrimento de Empresas Públicas = Caixa Econômica Federal
Note que, no artigo 109, inciso IV, não se incluiu os crimes contra as sociedades de economia mista na competência da Justiça Federal.
Ademais, o Supremo Tribunal já sumulou o entendimento de que compete à justiça estadual julgar as causas em que a sociedade de economia mista seja parte.
Súmula 556 : "É competente a Justiça Comum para julgar as causas em que é parte sociedade de economia mista."
Súmula 517 : "As sociedades de economia mista só têm foro na Justiça Federal, quando a União intervém como assistente ou opoente. "
Portanto: Compete à Justiça Estadual processar e julgar crime de roubo contra sociedade de economia mista.
-
Súmula 508 STF: "compete a justiça estadual, em ambas as instâncias, processar e julgar as causas em que for parte o Banco do Brasil S.A"
-
A questao ser defenida pelo emprego do "este" ou "aquele" realmente foi muito criativo. Eh sério clapclap
-
Que questão idiota uhauhuha
-
A questão versa sobre a competência para o processamento e julgamento dos crimes contra sociedades de
economia mista e empresas públicas federais. Conforme entendimento do E. Superior Tribunal de Justiça
com relação à questão, consubstanciado no verbete nº 42 da Súmula da jurisprudência dominante daquele
Tribunal, a competência para o julgamento de crimes cometidos contra sociedades de economia mista
federais é da Justiça Estadual. Com relação aos crimes cometidos contra empresas públicas federais, a
competência é da Justiça Federal, uma vez que é crime cometida contra bem da União, na forma do art. 109,
IV,
-
"FEC" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
-
Realmente, a sacada do português (''esse'' e ''aquele) foi incrível. Não sei se no bom sentido, mas foi incrível.
-
seria aquele e esse, pq este aponta p frente.
-
alguém sabe da diferença da letra A e letra B?
-
Luiz Cláudio, a diferença está no pronome, quando a resposta se refere a "AQUELE", direciona-se a oração mais distante e quando dito "este" dá ideia de aproximidade.
No caso em tela: Crime de roubo praticado contra o Banco do Brasil; crime de roubo praticado contra a Caixa Econômica Federal: aquele (Crime de roubo praticado contra o Banco do Brasil) é da competência da Justiça Estadual; este (crime de roubo praticado contra a Caixa Econômica Federal), da Justiça Federal.
Outro exemplo: Roberto é nadador e Pedro é pintor. Este pinta muito bem, aquele nada com maestria. Perceba que o "este" está direcionado para o sujeito mais próximo.
Como Banco do Brasil é sociedade de economia mista e Caixa empresa pública, as competências são diversas.
-
-
A questão em si a parte que pode ter derrubado muitos candidatos foi a parte dos pronomes
-
O passa na cabeça do examinador que coloca "este/aquele" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tá de brinks
-
posso ter errado por nao entender a cabeça do examinador, mas importante que sei a resposta
-
adorei a questao kkkkk mas quem nao sabe portugues se lascou
-
Agora me digam: Por que a operação Lava jato que investigava crimes na petrobras(Sociedade de economia mista) foi de competência da Justiça Federal, e de Curitiba? Alguém sabe?
-
Thiago, a justiça federal cuida dos casos que possuem repercussão nacional. Mesmo que seja de competência estadual.
-
Questão muito confusa .
se ( este ) e o mais proximo , seria o banco do brasil.
e ( aquele ) o mais distante , entao seria a caixa economica federal .
-
Valeu a pena gastar um tempo estudando colocação PRONOMINAL.
-
kkkkkkkk pegadinha mas este mais proximo, aquele mais distante. a pessoa comeca a ler da esquerda para direita. daria ate para recorrer
-
Questão para testar conhecimentos de Direito e Português... ;)
-
Lá das aulas de direito administrativo:
Banco do Brasil = sociedade de economia mista
Ação na Justiça Estadual
Caixa econômica = empresa pública
Ação na Justiça Federal
-
Misto de Direito Penal, Processual penal e Português. Questão simples e inteligente.
-
CF - Art. 109. Aos juízes federais compete processar e julgar:
I - as causas em que a União, entidade autárquica ou empresa pública federal forem interessadas na condição de autoras, rés, assistentes ou oponentes, exceto as de falência, as de acidentes de trabalho e as sujeitas à Justiça Eleitoral e à Justiça do Trabalho;
CEF: Empresa Pública - JF
BB: Sociedade de Economia Mista - JE
-
Além do Direito tem que saber do português hahaha
-
Pronomes anafóricos e Penal juntos...show!!
-
Aquele, BB. --> JE
Este, CEF --> JF
-
Questão versa sobre:
Direito Constitucional > do Poder Judiciário > Competência de processo e julgamento
Português > Classe Gramatical > Pronomes > Emprego dos Pronomes Demonstrativos
Direito Administrativo > Organização Administrativa da União > Administração Indireta > Empresa Pública e Sociedade de Economia Mista.
-
Os pronomes derrubaram muita gente nessa questão, INCLUSIVE A MIM! kkkkkkkkkkkkkkkk
-
Pronomes anafóricos kkkk
-
Nem vale a pena estudar isso aí que raríssimamente aparece. Next.