SóProvas


ID
785917
Banca
FGV
Órgão
OAB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Com forte inspiração constitucional, a Lei nº. 8.069, de 13 de julho de 1990, consagra a doutrina da proteção integral da criança e do adolescente, assegurando-lhes direitos fundamentais, entre os quais o direito à educação. Igualmente, é-lhes franqueado o acesso à cultura, ao esporte e ao lazer, preparando-os para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, fornecendo-lhes elementos para seu pleno desenvolvimento e realização como pessoa humana. De acordo com as disposições expressas no Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Art. 56. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

    I - maus-tratos envolvendo seus alunos;

    II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares;

    III - elevados níveis de repetência.

  • Fácil, fácil. Letra de lei.
    Art. 56 ;)
  • a) toda  criança  e  todo  adolescente  têm  direito  a  serem  respeitados  por  seus  educadores,  mas  não  poderão  contestar os critérios avaliativos, uma vez que estes são  estabelecidos  pelas  instâncias  educacionais  superiores,  norteados por diretrizes fiscalizadas pelo MEC.
    ERRADO. ART 53,
    II: direito de ser respeitado por seus educadores
    III: direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instancias escolares superiores.


    b) é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente o  ensino  fundamental,  obrigatório  e  gratuito, mas  sem  a  progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao  ensino médio. 
    ERRADO. ART 54, II: progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio.

    c) não existe obrigatoriedade de matrícula na  rede  regular  de ensino àqueles genitores ou responsáveis pela criança  ou adolescente que, por convicções ideológicas, políticas  ou  religiosas,  discordem  dos  métodos  de  educação  escolástica tradicional para seus filhos ou pupilos.
    ERRADO. ART 55: Os pais ou responsáveis têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.

    d) os  dirigentes  de  estabelecimentos  de  ensino  fundamental  comunicarão  ao Conselho Tutelar os  casos  de maus-tratos envolvendo seus alunos, a  reiteração de  faltas  injustificadas  e  a  evasão  escolar,  esgotados  os  recursos  escolares,  assim  como  os  elevados  níveis  de  repetência.
    CERTO. Ver comentários dos colegas.
  •  
    • a) toda  criança  e  todo  adolescente  têm  direito  a  serem  respeitados  por  seus  educadores,  mas  não  poderão  contestar os critérios avaliativos, uma vez que estes são  estabelecidos  pelas  instâncias  educacionais  superiores,  norteados por diretrizes fiscalizadas pelo MEC. 
    Errada: A criança e o adolescente podem contestar critérios avaliativos. Vejamos a redação do inciso III, do artigo 53, do ECA:
    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:
    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
    • b) é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente o  ensino  fundamental,  obrigatório  e  gratuito, mas  sem  a  progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao  ensino médio. 
    Errada: Estabelece o artigo 54, do ECA:
    Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:
    I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;
    II - progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio; (...)
    • c) não existe obrigatoriedade de matrícula na  rede  regular  de ensino àqueles genitores ou responsáveis pela criança  ou adolescente que, por convicções ideológicas, políticas  ou  religiosas,  discordem  dos  métodos  de  educação  escolástica tradicional para seus filhos ou pupilos. 
    Errada: A matrícula na rede regular de ensino é obrigatória em todas as hipóteses, sem exceções.
    Art. 55. Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.
     
    • d) os  dirigentes  de  estabelecimentos  de  ensino  fundamental  comunicarão  ao Conselho Tutelar os  casos  de maus-tratos envolvendo seus alunos, a  reiteração de  faltas  injustificadas  e  a  evasão  escolar,  esgotados  os  recursos  escolares,  assim  como  os  elevados  níveis  de  repetência.
    Correta: Esta é a redação do artigo 56, do CC:
    Art. 56. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:
    I - maus-tratos envolvendo seus alunos;
    II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares;
    III - elevados níveis de repetência.
    RESPOSTA “D”
  • d) os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de maus-tratos envolvendo seus alunos, a reiteração de faltas injustificadas e a evasão escolar, esgotados os recursos escolares, assim como os elevados níveis de repetência.  CERTO, o aviso ao conselho tutelar ocorre por ser este o órgão responsável pelo desenvolvimento educacional da criança. Assim, definidas as responsabilidades, as duas instâncias – a escola e o Conselho Tutelar – poderão juntas desenvolver os esforços necessários à solução das questões vivenciadas no cotidiano das escolas. Art. 56. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de: I - maus-tratos envolvendo seus alunos; II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares; III - elevados níveis de repetência.

  • a) toda criança e todo adolescente têm direito a serem respeitados por seus educadores, mas não poderão contestar os critérios avaliativos, uma vez que estes são estabelecidos pelas instâncias educacionais superiores, norteados por diretrizes fiscalizadas pelo MEC. ERRADO. São direito expressos no ECA tanto o de ser respeitado por seus educadores quanto a possibilidade de contestar os critérios avaliativos.  Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: II - direito de ser respeitado por seus educadores; III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

     

    O inciso III afirma o direito à contestação de critérios avaliativos, cabendo a possibilidade de recurso às instâncias escolares superiores. Hoje, é sabido que a avaliação é um "Locus" privilegiado do processo de discriminação escolar da pobreza. Ao abrir a possibilidade do exercício ativo da contestação por parte do educando, o Estatuto da Criança e do Adolescente contribui para uma efetiva democratização das práticas escolares, levando à condição de sujeito de direitos ao interior mesmo do processo pedagógico. FONTE: http://www.promenino.org.br/noticias/arquivo/eca-comentado-artigo-53livro-1---tema-educacao

     

    b) é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente o ensino fundamental, obrigatório e gratuito, mas sem a progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio. ERRADO. A obrigatoriedade do Estado em fornecer educação, obrigatória e gratuita, atinge tanto o ensino fundamental quanto o ensino médio. Ressalte-se ainda que é permitido usufruirem de tal beneficio aqueles que não tiveram acesso na idade própria.  Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria; II - progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio;

     

    c) não existe obrigatoriedade de matrícula na rede regular de ensino àqueles genitores ou responsáveis pela criança ou adolescente que, por convicções ideológicas, políticas ou religiosas, discordem dos métodos de educação escolástica tradicional para seus filhos ou pupilos. ERRADO. Os pais devem matricular seus filhos, ainda que discordem dos métodos escolares, podendo serem até mesmo acusados de crime tipificado no art. 246 do CP se eles se omitirem quanto a educação dos filhos. Isso ocorre para evitar fraudes de pais que não proporcionem educação aos filhos sob argumento de convicções ideológicas, políticas ou religiosas.     Art. 55. Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino. 

    Continua...

  • Art. 56. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

            I - maus-tratos envolvendo seus alunos;

            II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares;

            III - elevados níveis de repetência.

  • ʕ•́ᴥ•̀ʔ DICA: o PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO INTEGRAL rege o ECA

     

      O ECA em seu Art 1º diz: '' Esta Lei dispõe sobre a PROTEÇÃO INTEGRAL à criança e ao adolescente'' . Então todo o conteúdo dessa lei sempre irá VISAR O MELHOR PARA A CRIANÇA E PARA O ADOLESCENTE; Na hora de responder, não pense no que ocorre de fato, mas no que deveria ocorre em um país 'ideal'. Na dúvida marque sempre a questão que trás um conteúdo mas benefico tanto para a criança como para o adolescente.

     

    Obs:

     

    ➩Família NATURAL sempre será prioridade;

     

    Na ADOÇÃO há o corte do relacionamento com a antiga família da criança e adquire laços com uma nova família.Logo se os pais adotivos morrerem o poder familiar dos pais naturais NÃO poderá ser restabelecido, mesmo se atender ao melhor interesse do menor. A sentença que julga a adoção tem natureza CONSTITUTIVA; opera uma modificação no estado jurídico das pessoas envolvidas, criando para as partes um vínculo jurídico antes inexistente. 

     

    Em Breve: Resumos: https://www.facebook.com/Aprendendo-Direito-108313743161447/

  • pra acertar questões como essa é só pensar assim: Crianças e adolescentes no Brasil, aos olhos da lei --> São deuses, um tesouro, sempre devem ter prioridade, tudo sempre deve funcionar para o bem moral e físico.
  • Fazendo esta questão me lembrei do julgado do STF sobre o homeschooling, no qual fixou-se a seguinte tese para fins de repercussão geral: "Não existe direito público subjetivo do aluno ou de sua família ao ensino domiciliar, inexistente na legislação brasileira".

  • GABARITO D