A) Correta é a alternativa A. O reconhecimento dos filhos é ato formal, pois deve observar as solenidades previstas no art. 1.609 do CC; é ato de vontade livre e também personalíssimo, pois deriva exclusivamente da conduta dos pais, e somente pode ser praticado por eles (conforme art. 1.607 do CC: "o filho havido fora do casamento pode ser reconhecido pelos pais, conjunta ou separadamente"); e, finalmente, é ato irrevogável, nos termos do "caput" do art. 1.609, já transcrito, e do 1.610 ("o reconhecimento não pode ser revogado, nem mesmo quando feito em testamento"), ambos do CC.
B) Não é correto dizer que a perfilhação – isto é, o reconhecimento dos filhos – poderá ocorrer exclusivamente por escritura pública ou instrumento particular. O art. 1.609 do CC estabelece as formas exigidas para a prática do ato:
"O reconhecimento dos filhos havidos fora do casamento é irrevogável e será feito:
I - no registro do nascimento;
II - por escritura pública ou escrito particular, a ser arquivado em cartório;
III - por testamento, ainda que incidentalmente manifestado;
IV - por manifestação direta e expressa perante o juiz, ainda que o reconhecimento não haja sido o objeto único e principal do ato que o contém".
C) A assertiva C também é falsa, nos termos do parágrafo único do art. 1.609 do CC: "O reconhecimento pode preceder o nascimento do filho ou ser posterior ao seu falecimento, se ele deixar descendentes".
D) Ao contrário do que afirma a assertiva, o reconhecimento dependerá necessariamente do consentimento dos filhos maiores, conforme dispõe o art. 1.614 do CC: "O filho maior não pode ser reconhecido sem o seu consentimento, e o menor pode impugnar o reconhecimento, nos quatro anos que se seguirem à maioridade, ou à emancipação".
A perfilhação é o reconhecimento voluntário de um filho).
Correta: A perfilhação é ato voluntário, irrevogável (artigo 1610, CC), unilateral e formal, incondicional, ou seja, não pode ser submetido à condição ou termo, sendo personalíssimo, pois somente aquele que reconhecerá o filho poderá fazê-lo.
Errado: Consoante o artigo 1.609, do CC (acima transcrito), outras formas também são admitidas.
Errado: O parágrafo único do artigo 1.609 permite o reconhecimento de filhos já falecidos se eles deixarem descendentes.
Errado: em se tratando de filhos maiores é necessário seu consentimento, consoante redação do artigo 1.614, do CC