SóProvas


ID
786145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

No que se refere à gestão de pessoas no setor público, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  •  Acredito que a alternativa B está se referindo a Gestão Por (ou para) Resultados Na Administração Pública e não de Gestão de Pessoas, pois:
    A GESTÃO POR RESULTADOSé hoje a principal arma em prol da efetividade das políticas públicas. Para tanto, é preciso orientar a administração pública por METAS E INDICADORES. A implantação da gestão por resultados na administração pública envolve difundir em toda a administração pública o controle por OBJETIVOS E METAS. No Brasil, os sistemas de avaliação de desempenho na gestão pública ainda são incipientes (inaugural, inicial e principiante). A gestão por resultados poderia ser priorizada pela iniciativa de adotar princípios, tais como: tratar o cidadão como cliente, controle por objetivos e metas ou governo por parcerias.
    A ferramenta administrativa de gestão para resultados - A gestão para resultados é uma ferramenta administrativa que, através de sua metodologia, alinha o planejamento, a ação e o controle, promovendo a eficiência e a eficácia da organização. Podemos considerar como funções da Gestão Para Resultados:
    *
    determinar a direção estratégica da organização;
    *Implementar e administrar o processo de mudança alinhado com a direção estratégica;
    *Melhorar continuamente o desempenho das atividades em andamento.
  • Continuando:
    Determinar a direção estratégica significa criar a missão e definir os objetivos estratégicos, levando em consideração a visão e os valores da organização. Está relacionada a escolher o destino e o caminho corretos para a organização. Essa escolha requer um alto grau de compreensão do ambiente externo bem como uma avaliação correta das capacidades e competências da organização.
     
    Uma vez escolhida a estratégia é necessário escolher os indicadores e as metas de desempenho que mostrarão se a organização está no caminho planejado e, através de uma avaliação, o quanto de progresso foi feito na direção dos objetivos.
     
    Os indicadores de desempenho são as manifestações mais claras do que a organização está tentando alcançar.Definidos a direção estratégica e os indicadores de desempenho relacionados, a segunda tarefa da gestão estratégica é implementar e administrar a mudança necessária para alcançar os objetivos estratégicos definidos, ou seja, o compromisso da organização com a ação. A terceira tarefa da gestão para resultados é melhorar continuamente a eficiência operacional. Um dos maiores perigos para uma organização é a complacência operacional e organizacional. É acreditar que pouca melhoria pode ser feita nas operações, ou mesmo uma acomodação com resultados alcançados no passado. A gestão para resultados, além de definir a direção estratégica e estimular programas de mudança, deve garantir que a melhoria contínua seja praticada em cada programa ou atividade da organização através de planos de ação freqüentemente monitorados.
    Fonte: http://www.seplan.am.gov.br/arquivos/download/arqeditor/monografia_marcia.pdf
  • Letra "b": os objetivos e metas de desempenho são utilizados como norteadores e indicadores de produtividade individual, de unidades ou áreas, além das organizações públicas de modo geral.


    Segundo o Manual de Gestão do Desempenho:

    Unidade de gestão de pessoas

    De acordo com o Decreto no 7.133/2010 (Art. 4o), a avaliação de desempenho individual deverá ser feita com base em cumprimento das metas de desempenho individual e em fatores que reflitam as competências do servidor. A expressão dessas competências será aferida no desempenho do servidor na execução das tarefas e atividades de sua responsabilidade.

    Cabe à unidade de gestão de pessoas (UGP) de cada órgão ou entidade atuar como área responsável por dar suporte ao processo de avaliação de desempenho individual, que é executado, diretamente, pelas chefias em conjunto com suas equipes.

    Sendo assim, cumpre à UGP orientar as unidades de avaliação, consolidar os conceitos atribuídos aos servidores e dar a conhecer os resultados a todos os participantes, bem como alimentar os demais subsistemas que utilizarão os resultados consolidados para fins específicos, como: pagamento de gratificações de desempenho; progressão funcional e promoção; capacitação; adequação funcional; entre outros.

    http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/publicacao/segep/Manual_Orientacao_para_Gestao_Desempenho.pdf

  • Estudar administração de materiais é complicado, pois, diferente de outras disciplinas, não há explicações boas e objetivas. Como pode uma questão dessa de 2012 e ninguém ter explicado alternativa por alternativa? Pior é que ainda curtem os poucos comentários como se fossem excelentes

  • Administração de materiais Leonardo?

  • Gabarito:

    Letra B

  • Gabarito: Letra b

     

    Letra (a) - CF.88; Art. 37; II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;

     

    Letra (c) -  Funções essenciais da Gestão de Pessoas:

    ü  Motivacional

    ü  Treinamento e desenvolvimento

    ü  Vantagem competitiva

    ü  Qualidade de vida

    ü  Gerenciar mudanças

    ü  Política ética e de abertura

     

    Letra (d) - os planos de capacitação dos servidores públicos devem ser elaborados com base nas diretrizes gerais da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal

    D5707;   Art. 3o  São diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal: XI - elaborar o plano anual de capacitação da instituição, compreendendo as definições dos temas e as metodologias de capacitação a serem implementadas;

     

    Letra (e) - os prêmios concedidos ao funcionário, estes são devidos a ele por mérito deste, ou por ser produtivo na empresa, ou por ser assíduo, por exemplo.

    CLT; Art. 457; § 4o  Consideram-se prêmios as liberalidades concedidas pelo empregador em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro a empregado ou a grupo de empregados, em razão de desempenho superior ao ordinariamente esperado no exercício de suas atividades.