SóProvas


ID
786163
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os testes ou provas de conhecimentos ou de capacidade classificam-se quanto à

Alternativas
Comentários
  • Gabarito preliminar: C
    "As provas de conhecimentos são instrumentos para avaliar o nível de conhecimentos gerais e especí?cos dos candidatos exigidos pelo cargo a ser preenchido. Procuram medir o grau de conhecimentos pro?ssionais ou técnicos, como noções de informática, de contabilidade, de redação, de inglês, etc.
    Por outro lado, as provas de capacidade constituem amostras de trabalho que são utilizadas como testes para veri?car o desempenho dos candidatos. Procuram medir o grau de capacidade ou habilidade para certas tarefas, como a perícia em lidar com computador, a perícia do motorista de caminhão ou de empilhadeira, da digitadora ou do operador com máquinas. 
    Há uma enorme variedade de provas de conhecimentos e de capacidades. Daí, a necessidade de classi?cá-las conjuntamente quanto à forma de aplicação,  à abrangência e à organização .
    1. Quanto à forma de aplicação: provas orais, escritas ou de elaboração.
    2. Quanto à abrangência: gerais ou específicas.
    3. Quanto à organização: tradicionais ou dissertativas"
    http://arquivos.unama.br/nead/gol/gol_adm_3mod/gestao_pessoas/pdf/gp_aula08.pdf
  • Por que a alternativa "b" (organização) está incorreta?
  • Resposta: C de caramelo
    Provas de conhecimentos ou de capacidades
    Há uma enorme variedade de provas de conhecimentos e de capacidades. Daí, a necessidade de classificá-las conjuntamente quanto à forma de aplicação, à abrangência e à organização
    1. Quanto à forma de aplicação, as provas de conhecimentos ou de capacidade podem ser orais, escritas ou de realização.
    2. Quanto à abrangência, as provas de conhecimentos ou de capacidade podem ser gerais ou específicas.
    3. Quanto à organização, as provas de conhecimeto ou de capacidade podem ser tradicionais ou objetivas
    Testes psicológicos
    Apresentam três características que as entrevistas e provas tradicionais ou objetivas não têm:
    1. Preditor: significa a capacidade de um teste de oferecer resultados prospectivos capazes de servir como prognósticos para o desempenho do cargo.
    2. Validade. Significa a capacidade d o teste de aferir exatamente aquela variável humana que se pretende medir. Validade representa a relação entre um esquema de seleção com critério relevante. Um teste sem validade não funciona, pois mede coisas que não se pretende medir. (A)
    3. Precisão. Significa a capacidade do teste de apresentar resultados semelhantes em várias aplicações na mesma pessoa. Precisão representa consistência da mensuração e ausência de discrepância na medida. As repetidas aplicações do teste apresentam resultados constantes. (E)
    Bibliografia: Gestão de Pessoas - Idalberto Chiavenato
    Também não entendi por que a B está errada. Será que alguém pode ajudar a esclarecer essa dúvida?
    Bons estudos
    =(
  • Acabei de olhar no site da Cespe:
    O GABARITO DEFINITIVO é C...
    Se alguém souber a fundamentação... nos ajude!
  • Pessoal, como a Naiara Rodrigues disse, "as provas de capacidade constituem AMOSTRAS DE TRABALHO que são utilizadas como testes para verifcar o desempenho dos candidatos. Procuram medir o grau de capacidade ou habilidade para certas TAREFAS, como a perícia em lidar com computador, a perícia do motorista de caminhão ou de empilhadeira, da digitadora ou do operador com máquinas."

    Acredito que a alternativa "ORGANIZAÇÃO" é impertinente para o caso de PROVAS DE CAPACIDADE, pois, ao que parece, estas provas estão pautadas em ATIVIDADES PRÁTICAS, não sendo possível que sejam DISSERTIVAS ou TESTES. Acho que a classificação "ORGNAIZAÇÃO" é referente apenas a PROVAS DE CONHECIMENTO, e não às de CAPACIDADE.
  • As provas ou testes de Conhecimentos ou de capacidade se classificam:

    a) Quanto à maneira que as provas são aplicadas:

    -Orais 
    -Escritas 
    -Realização

    b) Quanto à área de conhecimento abrangido:

    -Provas Gerais
    -Provas Específicas

    c) Quanto à forma como as provas são elaboradas: 

    - Tradicionais (Discursivas)
    - Objetivas
    - Mistas 
  • Bem, não sei quanto aos demais, mas pra mim, forma de elaboração e de aplicação não são sinônimas, o que compromete o entendimento da questão, claro que usando critério de eliminção, culminaria na alternativa "c", no entando, para quem estuda, foge um pouco da precisão do conceito. eu acertei, mas como eu disse, usando o artifício da eliminação, mas não fiquei tão segura na hora de responder, sabemos bem que cespe é cespe, não cabe muita brecha.
  • Provas ou Testes de Conhecimentos ou de Capacidades: Os conhecimentos e as habilidades obtidos na prática podem ser aferidos por meio de testes, como provas orais, provas escritas, provas de realização (digitação, por exemplo).

  •     Alguns colegas postaram, baseado no Chiavenato, que os testes ou provas de conhecimento ou de capacidade classificam-se quanto:
    • à abordagem,
    • à forma de elaboração (resposta da questão) e
    • à organização.
        Enquanto não houver uma lei que regularize os concursos públicos, as bancas ficam livres para usar a bibliografia que quiserem e isso nos prejudica muito. Tive aula com um professor que diz que os administradores em geral odeiam o Chiavenato, porque ele a todo momento publica novas edições de seus livros e muda muita coisa a toda hora. O professor disse que reza para que o CESPE pare de usar o Chiavenato; e eu, rezo para regularizarem a questão de as bancas terem a obrigação de dizer qual a bibliografia a ser seguida!
        Ok! Tudo isso para dizer que, no material que utilizo, os testes ou provas de conhecimento ou de capacidade classificam-se quanto à:
    • maneira de aplicação,
    • área de conhecimentos abrangido e
    • forma como as provas são elaboradas (resposta da questão).
        Não sei qual é a bibliografia usada pelo meu professor, só sei que, pelo jeito, não foi a do Chiavenato. Sei que a classificação quanto à organização corresponde à classificação quanto à maneira de aplicação, porém o Chiavenato não sita isso: organização, maneira de aplicação como sinônimos.
        Por isso, o que devemos fazer é levar essas duas abordagens para prova; fazer o quê, né! Enquanto não sai tal lei, ficamos nas mãos das bancas (o que é muita sacanagem, uma vez que a matéria é muito ampla, e mesmo a banca nos dando a bibliografia, ela, com certeza, ainda tem total capacidade de elaborar milhões de questões... &*%¨$¨#...). 
  • Acho que é mais uma questão de interpretação do que de doutrina.

    A partir da definição dos  conhecimentos, habilidades, atitudes necessários ao perfil do cargo, o avaliador irá escolher a forma de elaboração de seleção de seus candidatos. A partir daí sim, ele irá utilizar uma ou mais das sugestões de testes para sua seleção:

    1. Quanto à forma de aplicação
    2. Quanto à abrangência
    3. Quanto à organização
  • Quanta classificação, credo.. Mas vamos lá:

    * forma de aplicação (conhecimento ou capacidade):

    - provas orais;

    - Provas escritas;

    - Provas de realização; 

    * Quanto ã abrangência: pode ser de conhecimentos gerais ou específicas.

    - provas gerais;

    - proas específicas;

    * Quanto a organização: conhecimento ou capacidade

    - Provas tradicionais;

     - Provas objetivas; 

    - Alternativas simples ou testes dicotômicos (perguntas estilo Cespe - certo ou errado);

    - Multipla escolha;

    - Preenchimento de lacunas;

    - Ordenação ou conjugação de pares.

     

  • Gente, parem de falar que cespe usa Chiavenato, a questão é que chiavenato não produz conhecimento e fica resumindo o que os outros administradores escrevem, por isso parece que usa chiavenato, mas na vdd usam as fontes que Chiavenato usa pra escrever e dirigir suas pesquisas, sem produzir conhecimento novo. (Agradeçamos a ele por ser sintético e sistematizar tudo em um livro só), mas garanto que os profs do depto de administração da UnB (que provavelmente elaboram a prova) colocariam fogo no aluno que entrasse na classe com um livro dele.