SóProvas


ID
786757
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Entre 1964 e 1985, a vigência de um regime politicamente autoritário coincidiu com o aprofundamento da urbanização da sociedade brasileira, com a continuidade do processo de modernização da economia e, malgrado as evidentes limitações políticas existentes, com a contínua ampliação do número de eleitores. Relativamente a esse período da História brasileira, inclusive quanto ao esgotamento do ciclo militar, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Milagre Econômico é resultado de um conjunto de medidas governamentais que elevaram o crescimento do Brasil durante o período da Ditadura Militar, mais precisamente durante os anos 1969 e 1973, no mandato do general Emílio Médici.
  • letra A: O golpe de Estado de 1 de abril teve como desdobramento a instauração do regime militar. Nos anos que se seguiram haverá uma significativa recuperação da economia e taxas de crescimento que chegam a 10% ao ano, constituindo o que se chamou milagre econômico brasileiro, com entrada significativa de capitais externos, atraídos também pela estabilidade política. O aumento da dívida externa seria um problema a ser enfrentado posteriormente. Paralelamente ao crescimento do PIB, caiu a renda real média do trabalhador brasileiro e com a crise da dívida pública, houve hiper-inflação que aumentou a desigualdade social no Brasil

    Tal desenvolvimento econômico foi acompanhado de censura aos meios de comunicação e de violenta repressão política, especialmente no final da década de 1960 e ao longo dos anos 1970 sob a égide da Lei de Segurança Nacional, justificada pela necessidade de manter a estabilidade política e a segurança interna, no sentido de evitar a influência de ideologias de esquerda em um mundo dividido pela Guerra Fria.
    B) INCORRETA: Tanto a Igreja como a população temiam o socialismo: o golpe militar foi saudado por importantes setores da sociedade brasileira. Grande parte do empresariado, da imprensa, dos proprietários rurais, Carlos Lacerda e Cordeiro de Farias (1955) da Igreja católica, vários governadores de estados importantes (como Carlos Lacerda, da Guanabara, Magalhães Pinto, de Minas Gerais, e Ademar de Barros, de São Paulo) e amplos setores de classe média pediram e estimularam a intervenção militar, como forma de pôr fim à ameaça de esquerdização do governo e de controlar a crise econômica, (fonte: fgv)

  • C) INCORRETA a data: A junta baixou um "Ato Institucional" – uma invenção do governo militar que não estava prevista na Constituição de 1946 nem possuía fundamentação jurídica. Seu objetivo era justificar os atos de exceção que se seguiram. Ao longo do mês de abril de 1964 foram abertos centenas de Inquéritos Policiais-Militares (IPMs). Chefiados em sua maioria por coronéis, esses inquéritos tinham o objetivo de apurar atividades consideradas subversivas. Milhares de pessoas foram atingidas em seus direitos: parlamentares tiveram seus mandatos cassados, cidadãos tiveram seus direitos políticos suspensos e funcionários públicos civis e militares foram demitidos ou aposentados. Entre os cassados, encontravam-se personagens que ocuparam posições de destaque na vida política nacional, como João Goulart, Jânio Quadros, Miguel Arraes, Leonel Brizola e Luís Carlos Prestes.
    D) INCORRETA: (NAO HAVIA ELEIÇÕES, lembrar da campanha DIRETAS JÁ!) A Aliança Renovadora Nacional (ARENA) era um partido político brasileiro criado com a intenção de dar sustentação política ao governo militar instituído a partir da Revolução de 1964 que foi feita para impedir a implantação do comunismo no Brasil.Fundada no dia 4 de abril de 1966, a ARENA era um partido político predominantemente conservador. A criação da ARENA se deu em decorrência do Ato Institucional Número Dois, de 27 de outubro de 1965, e do Ato Complementar nº 4, de 20 de novembro de 1965, baixados pelo regime militar, os quais terminaram com o pluripartidarismo existente, naquela época, no Brasil, e extiguiram os 13 partidos políticos legalizados, então existentes no Brasil, e determinaram a implantação do bipartidarismo no Brasil. Seus membros e eleitores eram chamados de “arenistas”.
    E) INCORRETA: (os acotecimentos não foram na mesma época)  Diretas Já foi um movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil ocorrido em 1983-1984. A possibilidade de eleições diretas para a Presidência da República no Brasil se concretizou com a votação da proposta de Emenda Constitucional Dante de Oliveira pelo Congresso. Entretanto, a Proposta de Emenda Constitucional foi rejeitada, frustrando a sociedade brasileira. Ainda assim, os adeptos do movimento conquistaram uma vitória parcial em janeiro do ano seguinte quando seu principal líder, Tancredo Neves, foi eleito presidente pelo Colégio Eleitoral.

    A Campanha pela Anistia Ampla, Geral e Irrestrita, no final dos anos setenta, foi o primeiro movimento nacional e unificado contra a ditadura militar e representou a maior frente política de caráter progressista da história brasileira.



     

  • É atualidades ou historia do Brasil? Affff
  • Na letra "E" alguém sabe quais foram os fatores que colaboraram para selar o fim do regime militar?
  • Rodusa, o erro do item “E” está em afirmar que a Emenda das Diretas Já foi vitoriosa. Não foi. Motivo de grande decepção para muitos brasileiros que desejavam votar nas eleições presidenciais seguintes.

    O fim do regime militar foi resultado de diversos fatores. Um deles foi o esgotamento milagre econômico.  As duas crises do petróleo, em 73 e 79, colocaram o Brasil em situação difícil na área econômica. Sem essa prosperidade, o regime perdeu apoio de segmentos da população (tal como Igreja Católica) e não podia mais justificar suas arbitrariedades por meio do sucesso na economia.