SóProvas


ID
786763
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Tradicionalmente visto como um país agrário, o Brasil transforma-se radicalmente a partir dos anos 1930 (Era Vargas), especialmente no período que se segue ao fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Um “país em movimento” é a melhor imagem a traduzir o que se passa no Brasil das últimas sete ou oito décadas. No que concerne a essa nova realidade brasileira, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Uma megalópole é uma extensa região de, pluri-polarizada por metrópoles conurbadas. Correspondem às mais importantes e maiores aglomerações urbanas da atualidade.

    São encontradas em regiões de intenso desenvolvimento urbano, e nelas as áreas rurais estão praticamente (senão totalmente) ausentes.

    O conjunto da megalópole apresenta uma forte integração econômica e intensos fluxos de pessoas e mercadorias. Meios de transporte rápidos — trens expressos, autopistas e pontes aéreas — sustentam esses fluxos.

     

    Abaixo, encontram-se listadas as maiores megalópoles do globo.

  • Marquei a letra B, mas gostaria de saber porque a letra E está errada.

    e) Há evidente defasagem entre a realidade e a norma legal: embora a Constituição de 1988 focalize a crucial questão das políticas urbanas, o país ainda carece de normas que planejem e regulem o funcionamento das cidades.

    Alguém pode me responder?
  • Colega Leila, pelo que entendi quando li a alternativa em questão foi que, na verdade, o que falta é o "fazer acontecer". As políticas e regulamentos existem, mas não são efetivamente postos em prática.

    Vejamos:
    e)Há evidente defasagem entre a realidade e a norma legal: embora a Constituição de 1988 focalize a crucial questão das políticas urbanas, o país ainda carece de normas que planejem e regulem o funcionamento das cidades.

    Veja que o texto começa dizendo que há evidente defasagem entre a realidade e a norma legal, ou seja, existem normas! Talvez não sejam efetivas, mas existem... Assim, penso que a segunda parte faz contra-senso à primeira.

    Peço aos colegas que corrijam-me caso esteja enganado. Vamos crescer juntos!!

    Bons estudos!!

    Abraço.
  • Boa Tarde! Eu marquei a letra D, por que ela está errada?
    Desde já agradeço.
  • Rafael...
    O erro está aqui!
    d) Especialmente no Centro-Oeste, a vigorosa expansão da agricultura mecanizada, que participa crescentemente da pauta das exportações brasileiras, tem transferido maciçamente moradores das cidades para o campo.

    O centro oeste hoje é um grande centro industrial. Grande parte (maior) destas indústrias, ficam em grandes cidades da região. Mesmo possuindo agricultura mecanizada, não se justificaria transferência dos moradores das grandes cidades para zona rural. Ainda mais de forma maciça como "força" a questão!

    até mais!
    ;)
  • O que entendi da "e" é que as normas existem, isto é não "carece de normas", mas o que não ocorre é o cumprimento das mesmas.

    e)Há evidente defasagem entre a realidade e a norma legal: embora a Constituição de 1988 focalize a crucial questão das políticas urbanas, o país ainda carece de normas que planejem e regulem o funcionamento das cidades.