SóProvas


ID
786781
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Pode-se afirmar que, a partir de 1950, verifica-se uma aceleração do movimento migratório no país. Desse modo, graças à incessante movimentação, o Brasil mistura sobre o território pessoas das mais diversas origens regionais e estaduais. Considerando esse cenário e o processo de formação da população brasileira, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A estagnação econômica, as constantes secas e a prosperidade econômica de outras regiões do Brasil foram fatores determinantes no início do processo migratório nordestino.[1] Com o início do "Primeiro Ciclo da Borracha" em 1879, os nordestinos migraram para a região da Amazônia, fato que se repete com o "Segundo Ciclo da Borracha" durante a Segunda Guerra Mundial. Com o auge da industrialização do Brasil, entre as décadas de 1950 e 1980, a migração nordestina para a região Sudeste, em especial para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, foi intensa, tornando as capitais destes estados (São Paulo e Rio de Janeiro) grandes polos de atração para essas populações.

    Com a melhoria estrutural de outras regiões do Brasil, somada aos problemas que surgiram nas grandes cidades por causa da superpopulação, a migração nordestina diminuiu consideravelmente. Apesar de Rio de Janeiro e São Paulo continuarem sendo importantes pólos de atração, a migração "polinucleada" tornou-se mais evidente. Entre as décadas de 1980 e 1990 o fluxo migratório para o Sudeste diminuiu e surgiram também migrações para a região do Distrito Federal e mais uma vez para a região amazônica.

  • a) Errada. A ocupação do CO vincula-se à construção de Brasília, a nova capital federal.
     
    c) Errada. Pelo contrário, segundo o IBGE, o Centro-Oeste é a região que mais detém e a que mais atrai imigrantes atualmente.
     
    d) Errada. As áreas demarcadas como indígenas estão longe de ser inexpressivas e compõem grande parte do território amazônico. Tome-se como exemplo o Estado de Roraima, onde quase 47% da área territorial é demarcada.
     
    e) Errada. A primeira parte que trata dos imigrantes está correta, porém o fenômeno do êxodo nordestino com destino a São Paulo atingiu o seu auge entre as décadas de 1950 e 1980, ápice do desenvolvimento industrial. A partir da década de 1980, esse fluxo diminui. Hoje, percebe-se um fluxo emigratório rumo ao Nordeste.  
  • Na primeira década do século XX, o Brasil tornou-se o maior produtor e exportador mundial de borracha. Em 1910, por exemplo, chegou a exportar, aproximadamente, 40 mil toneladas do produto.

    Na década de 1910, empresários holandeses e ingleses entraram no lucrativo mercado mundial de borracha. Passaram a produzir, em larga escala e custos baixos, o produto na Ásia (Ceilão, Indonésia e Malásia). A concorrência fez com que, no começo da década de 1920, a exportação da borracha brasileira caísse significativamente. Era o fim do ciclo da borracha no Brasil. Muitas cidades se esvaziaram, entrando em plena decadência.

    http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/ciclo_borracha.htm

    Bons estudos!