SóProvas


ID
786787
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Muitos acontecimentos, ao longo de 2011, podem ser classificados como históricos, seja pelo impacto que causaram, seja pelas repercussões que ainda podem se desdobrar por muito tempo. A respeito desses fatos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Mais de 100 mil mortos depois, Obama confirma retirada total de tropas do Iraque
    O presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou nesta sexta-feira (21/10) que os Estados Unidos vão cumprir a promessa de retirar sua tropas do Iraque até o fim do ano. A invasão norte-americana ao Iraque, que derrubou o regime de Saddam Hussein, teve início em 20 de março de 2003 e, segundo documento diplomático dos EUA divulgado pelo Wikileaks, matou ao menos 109 mil pessoas, 63% civis. 

    "Como prometido, o restante de nossas tropas no Iraque voltará para casa até o final do ano. Após quase nove anos, a guerra da América no Iraque estará acabada", disse Obama a jornalistas. Com a decisão, apenas cerca 150 soldados deverão permanecer no Iraque a partir do ano que vem, com a tarefa de proteger a embaixada dos EUA. 
  • Sobre a letra "c"
    c) Na Argentina, depois de apertada reeleição, a presidente Cristina Kirchner começa o segundo mandato demonstrando disposição para o diálogo com a oposição e oferecendo benesses à grande imprensa de seu país.A presidenta foi reeleita em 2011 com grande vantagem ainda no primeiro turno.
  • Questão letra “e”.
    a) Diferentemente dos protestos no Egito, a atual onda contrária ao regime político russo – especialmente voltada contra o sistema de poder implantado por Putin – ainda não consegue fazer uso da chamada blogosfera. => Uma figura muito conhecida da Rússia é Alexey Navalny, blogueiro e ativista anticorrupção. É creditado a ele a mobilização social de protestos em massa em seu blog LiveJournal e em sua conta no Twitter em relação as eleições de 2011 no país.
    b) A chamada Primavera Árabe, cujo ponto de partida foi o solitário gesto de um homem comum ao se imolar, representou o caminho sem volta dos países árabes em direção à democracia laica ocidentalizada. => A Primavera Árabe não é um movimento que se caracteriza pela instituição da democracia laica. No Egito, Mohamed Mursi, da Irmandade Muçulmana, venceu as eleições com o slogan "Islã é a solução". Troca-se a ditadura de 30 anos de Hosni Mubarak por fundamentalistas Islâmicos ...
    c) Na Argentina, depois de apertada reeleição, a presidente Cristina Kirchner começa o segundo mandato demonstrando disposição para o diálogo com a oposição e oferecendo benesses à grande imprensa de seu país. => A presidente da Argentina procura  sufocar toda e qualquer oposição ao seu governo,  principalmente da imprensa. Recentemente uma lei foi aprovada no senado transformando papel-jornal em bem de inter esse público (!?!?) - o objetivo real é controlar a venda de papel para os jornais impressos, inclusive como instrumento de retaliação para quem faz oposição - como o jornal Clárin.
    d) A crescente redução da presença do petróleo no sistema produtivo contemporâneo, substituído por fontes limpas de energia, explica a perda da importância relativa do Oriente Médio na geopolítica mundial. => O petróleo ainda é extremamente utilizado na cadeia produtiva mundial – já que existem muitos derivados do mesmo, que não se esgotam em combustíveis. Sendo assim, a crise no Oriente Médio tem muita importância! As fontes de energia limpa, embora louváveis, no geral ainda são caras, não tão eficientes e sofrem um lobby negativo considerável das empresas petrolíferas (afinal são bilhões em jogo).
    e) Aparentemente fechando um ciclo, que trouxe pesadas perdas e indiscutível desgaste para a imagem de seu país, o presidente Barack Obama anuncia ter chegado ao fim a guerra no Iraque, após nove anos. => Certa. No fundo, o interesse dos EUA no Iraque era apenas o petróleo e nada mais. O filme Zona verde (2010) mostra parte da farsa (supostas armas de destruição em massa) implementada para justificar a invasão do Iraque.
  • Em Fort Bragg, na Carolina do Norte, uma das maiores instalações militares dos Estados Unidos, o presidente Barack Obama já agradecera, na véspera, aos combatentes ali baseados e disse aos soldados ainda no Iraque: “Benvindos de volta a casa”.

    Hoje, em mensagem por email dirigida a milhões de americanos desde a Casa Branca, Obama escreveu, a certa altura, que “este momento de sucesso” é resultado do esforço, da dedicação e do patriotismo dos militares. “Mais de 1,5 milhão de americanos serviram no Iraque”, lembrou Obama, assinalando os mortos e feridos. “As famílias dos militares americanos suportaram uma enorme carga. No momento em que registramos o final desta guerra, precisamos mostrar a nossos veteranos e a suas família que a nação lhes é extremamente grata. “



    http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/vasto-mundo/obama-anuncia-fim-da-guerra-do-iraque-e-soldados-enrolam-a-bandeira-obama-sera-reeleito-querem-apostar/

    Bons estudos!