-
Do livro Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia, pg. 296.
“O lide é o primeiro parágrafo de um texto jornalístico com a introdução resumida do conteúdo pelo ângulo do que é mais importante. Traz a essência da notícia, um resumo, geralmente respondendo pelo menos às perguntas: o quê, quem, quando, onde, sempre com base no que é mais importante. (...) Deve apresentar um 'gancho', algo que 'segure' o interesse pelo assunto, para estimular a continuidade da leitura”
-
Muito boa a explicação do que é um lide. Mas continuo sem entender pq é a letra A a resposta correta.
-
a) CORRETA - A função do lide consiste em iniciar a história, apontando seus principais elementos - Que, Quem, onde, como e porque. Dai o termo pluralidade da história.
b) ERRADO - Os fatos narrados no lide são contados por ordem decrescente de importância, não cronologicamente.
c) ERRADO - A função do lide é prender a atenção do leitor no próprio texto.
d) ERRADO - Contar os desdobramentos do fato também não é função do lide. Essa atribuição está mais ligada às matérias complementares ou à suíte
e) ERRADO - Tirar o acontecimento do contexto em que ocorre não faz o leitor entender o fato. Pelo contrário. Uma notícia descontextualizada é uma notícia incompleta.
-
Essa questão deveria ter sido anulada. A letra A também está errada. Segundo o livro Teoria do Jornalismo, de Felipe Pena, página 43, o lide mostra justa a SINGULARIDADE da história, e não a pluralidade. O que há é uma pluralidade de elementos no lide, e não uma pluralidade da historia. Portanto, o que o lide faz é articular os diversos elementos constitutivos do acontecimento (o que, quem, quando, como, onde e por que?)
-
Concordo com a colega Raiza. Essas definições do lead não justificam o gabarito da banca. Concordo tbm com a colega Daiana. Segue o trecho a que ela se refere: "Em síntese, pode-se afirmar que o lide exerce uma série de funções no relato. Elas são as seguintes:
- apontar a singularidade da história
- provocar o leitor a ler o restante da matéria
- informar o que se sabe de mais novo sobre um acontecimento
- apresentar lugares e pessoas de importância sobre um acontecimento
- oferecer o contexto em que ocorreu o evento
- articular de forma racional os diversos elementos constitutivos do acontecimento
- resumir a história, da forma mais compacta possível, sem perder a articulação"
(PENA, p. 43)
Fonte: Teorias do jornalismo, Felipe Pena