SóProvas


ID
787720
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Manual de Prevenção das DST/HIV/Aids em Comunidades Populares do Ministério da Saúde (Brasília, DF, 2008) aponta que a Aids hoje atinge a todos os grupos sociais, independentemente de classe, sexo, raça ou etnia, orientação sexual e faixa etária, o que significa que estamos todos vulneráveis. A ideia de vulnerabilidade, segundo o Manual, surgiu para explicar que a relação entre a saúde e a doença

Alternativas
Comentários
  • A aids hoje atinge a todos os grupos sociais, independente de classe, sexo, raça ou etnia, orientação sexual e faixa etária. Isso significa que estamos todos e todas vulneráveis ao HIV/aids. Mas você sabe o que é vulnerabilidade frente ao HIV/aids?
    A idéia de falar em vulnerabilidade - criada por um estudioso e militante do campo dos direitos humanos chamado Jonathan Mann - surgiu para explicar que a relação entre a saúde e a doença não se dá só em função das atitudes das pessoas, mas está diretamente relacionada ao ambiente e suas relações.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_prevencao_hiv_aids_comunidades.pdf
  • A vulnerabilidade a eventos e comportamentos de risco, consiste na oportunidade de exposição das pessoas ao adoecimento, como resultante de um conjunto de aspectos que, ainda que se refiram imediatamente ao indivíduo, o recoloca na sua relação com o coletivo.

    De acordo com , de acordo com AYRES, J. R. C. M. Sobre o risco: para compreender a epidemiologia. São Paulo: Hucitec; 2002.
     
  • Nsta questão cabe recurso. A letra E diz: "não se dá em função das atitudes das pessoas, mas está diretamente relacionada ao ambiente e suas relações". Quando no Manual diz: "não se dá em função das atitudes das pessoas, mas está diretamente relacionada ao ambiente e suas relações. O muda tudo. Significa que a atitude das pessoas também conta, mas não é só isso, muito dierente do que diz a questão. Segundo a banca não se dá em função das atitudes nas pessoas, ou seja, a atitude das pessoas não conta.
  • Também acredito que a essa questão cabe recursos, considerando a "conceitualização" de atitude! Estou respondendo vários exercícios e tenho percebido que muitas bancas tem "copiado e colado" enunciados de publicações disponíveis na internet, sem expor as fontes e desconsiderando implicações conceituais! isso é muito ofensivo para aqueles que estudam e apostam nas bancas!
  • A pequena palavra  fez toda a diferença no sentido da resposta. Com certeza caberia recurso!

    A pergunta a se fazer é : Como uma banca tão conceituada como a FCC não percebeu um erro tão básico desse?