Alternativas
Para aprovação em órgãos oficiais, a planta de locação (ou implantação) deve conter informações completas sobre a localização do terreno. Já a planta de situação compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias, como movimento de terra, arruamento e redes de hidráulica, elétrica ou de drenagem.
O conceito de programa complexo se aplica a empreendimentos de grande envergadura. Assim, uma edificação que necessite de áreas restritas não pode ser classificada como de programa complexo.
Terminada a fase de risco preliminar, que constitui os primeiros traços de um novo trabalho, o arquiteto deve iniciar a elaboração do programa de necessidades, fase em que se inicia o diálogo com o cliente.
O programa de necessidades deve incluir, entre outros, as informações necessárias à concepção arquitetônica da edificação, como função, número e dimensões dos ambientes, distinguindo os ambientes a construir, a ampliar, a reduzir e a recuperar.
O fluxograma de arquitetura permite organizar as informações técnicas a partir das quais será elaborado o programa de necessidades.